sábado, 27 de julho de 2024

Formula 1 2024 - Ronda 14, Spa-Francochamps (Qualificação)


Desde o ano passado que Spa-Francochamps se tornou na corrida antes das férias, antes de ser a primeira corrida depois da pausa de agosto. Provavelmente, a ideia seria de se safar do mau tempo que normalmente se faz naquela região, especialmente depois dos eventos de 2021. Contudo, neste final de julho, e ainda por cima quando, não muito longe dali, em Paris começaram os eventos dos Jogos Olímpicos... parece que o mau tempo está a fazer a sua presença. Parece que por ali, são 365 dias ao ano.

Mas antes da qualificação, existiam as primeiras penalizações, com Max Werstappen a ter de mudar de motor e acabar com 10 lugares atrás do lugar que poderá alcançar neste sábado, por muito que tente a pole-position. Mas pior ficou Yuki Tsunoda, que acabou por substituir todo o conjunto: motor, caixa de velocidades e outros componentes, que acabou com uma penalização de... 80 lugares! Acho que largará de Kerpen, na Alemanha... ou na cidade do Luxemburgo.

Claro, para McLaren, Ferrari ou até Mercedes, será um grande dia. À partida. 


Numa abertura da chuva, os pilotos foram para a pista, calçando intermédios, sem grandes hipóteses de mais. Piastri, o recém-vencedor, foi o primeiro dos da frente a marcar em tempo, antes de Max marcar 1.54,938. Com o passar dos minutos, apesar de não chover, a pista não secava, e procurar por aderência era complicado.

Na parte final, apesar de Russell ter tido um tempo de 1.55,3, ficando em terceiro na tabela de tempos provisória, Piastri melhorou com 1.54,835, com Pierre Gasly a conseguir o segundo melhor tempo, 76 centésimos mais lento. E se houwe alguns que brilharam na chuwa, entre os que ficaram de fora, estão os dois Haas, de Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, o Sauber de Guanyou Zhou, o Racing Bull de Yuki Tsunoda e o Williams de Logan Sargent.

Alguns minutos depois, começou a Q2, com o tempo parecia estar estabilizado no meio das nuvens, mas nos primeiros minutos, as pessoas começaram a colocar os seus ponchos e capas pra se protegerem de mais uma carga de chuva. Norris aproveitou e marcou 1.54,3, antes de Max meter 1.53,857 e ficar no tpo da tabela. Norris melhorou, mas não subiu na tabela.

Nesse momento, os pilotos começaram a queixar-se da chuva, que aparentemente, estava a cair mais e mais forte. Apesar de tudo, Max melhorou em 20 centésimos, Russell melhorava, para ser quarto na tabela provisória, antes de Piastri melhorar o seu tempo e ser segundo. 

Na parte final, com alguns bons tempos - sem tirar Max do topo - os azarados da sessão foram Alex Albon, no seu Williams, Lance Stroll, no seu Aston Martin, Valtteri Bottas, no seu Sauber, Esteban Ocon, no seu Alpine, e Daniel Ricciardo, no seu Racing Bulls. E Sérgio Pérez andou no limite, qualificando-se na décima posição, a última com bilhete para a terceira parte da qualificação.

Que começou alguns minutos depois.

Depois dos primeiros tempos, Max conseguiu um daqueles que colocou o resto do pelotão em sentido, com 1.53,159, mais de 600 centésimos sobre o segundo, Sérgio Pérex o que em termos de Formula 1, é quase um "calendário". Havia algumas melhoras, mas ninguém se aproximava dos Red Bull, que parece terem atirado todos os trunfos na pista, para conseguir um bom resultado, sabendo que Max iria ser penalizado.


A parte final, parecia que ninguém iria melhorar, até Leclerc conseguir o segundo tempo provisório. Max melhorou em mais 20 centésimos, Pérez desistiu na sua volta final, e Leclerc, sendo segundo, partirá amanhã da pole-position. Nada mau!

Agora resta saber como será amanhã. Primeiro, se o tempo colaborar. E depois, se tal acontecer, saber se será uma corrida emocionante... ou nem por isso. Mas os Grandes Prémios são assim, e nós adoramos!   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...