sábado, 31 de agosto de 2024

Formula 1 2024 - Ronda 16, Monza (Qualificação)


Depois de Zandvoort, nos Países Baixos, a Formula 1 faz a sua curta viagem até paragens italianas, a Monza, a centenária catedral do automobilismo italiano e mundial. E a semana, apesar de curta, foi bem movimentada: Andrea Kimi Antonelli começou a ter idade para experimentar o Mercedes de 2024, antes do anuncio que todos conheciam, mas que só hoje foi dado - o de ser seu piloto em 2025, no lugar de Lewis Hamilton. E claro, ser o primeiro italiano na Mercedes desde... Piero Taruffi, em 1955.

Mas antes disso, na Williams, James Vowles tomou outra decisão mais urgente e deu guia de marcha para Logan Sargent, para dar lugar a Franco Colapinto, um argentino que até está a andar bem na sua temporada de estreia na Formula 2, e claro, tornando-se no primeiro "porteño" na categoria máxima do automobilismo desde Gaston Mazzacane, em 2001. Ficará até ao final da temporada... e nada mais, porque como sabem, em 2025, o lugar será de Carlos Sainz Jr. 

Com tudo isso, e o tempo de final de verão a brindar os espectadores - aol e calor - a qualificação começou com alguns pilotos a marcarem os seus primeiros tempos. Charles Leclerc marcou 1.20,074, enquanto Sainz Jr. saiu de pista na segunda Lesmo, só estragando os pneus. Max tentou melhorar, mas conseguiu apenas 1.20,226, antes de Lando Norris conseguir 1.19,911.Colapinto era oitavo, 1,1 segundos mais lento. 

Na parte final, gente como Sérgio Pérez estava aflito para conseguir um tempo para sair da armadilha da Q1 - conseguiu sair com alguma facilidade - e Colapinto saia na segunda Lesmo quando se aplicava para a sua volta mais rápida, comprometendo a sua passagem para a Q2, e acabou na 18ª posição, fazendo companhia aos Sauber de Guanyou Zhou e Valtteri Bottas, o Aston Martin de Lance Stroll e o Racing Bulls de Yuki Tsunoda, que foi superado por Daniel Ricciardo nos últimos momentos. 


Alguns minutos depois - e o tempo alargou-se um bocado porque os comissários andaram a limpar a gravilha na segunda Lesmo - passamos para a Q2, onde os Ferrari e McLaren foram os primeiros a saírem para a pista. Leclerc conseguiu 1.20,296, antes de Max conseguir 1.19,874. Mas Piastri consegue 1.19,808 e Norris ainda melhor: 1.19,727. Os Mercedes ainda não tinham entrado na pista, apenas mais tarde, com Lewis Hamilton a conseguir 1.19,641. 

A segunda parte começou com os Ferrari mais leves e com os pneus novos, mas os tempos não foram suficientes para ficar entre os da frente, apesar de terem melhorado os seus tempos. Na parte final, quase ninguém melhorou, deixando de fora os Alpine de Esteban Ocon e Pierre Gasly, o Aston Martin de Fernando Alonso, o Haas de Kevin Magnussen e o Racing Bull de Daniel Ricciardo.

E assim passamos para a Q3, a parte final da qualificação. 


Nos primeiros tempos, parecia que os McLaren iriam marcar os melhores tempos, com Piastri a marcar 1.19,436, antes de Norris marcar 1.19,401. Os Ferrari ficaram com a segunda linha, antes da Mercedes ficar com ela, com Russell na frente de Hamilton. Os Ferrari estavam na terceira fila, e os Red Bull, na quarta! Max queixava-se de não ter qualquer aderência com o seu jogo de moles, tentando justificar o seu modesto oitavo posto na grelha, 10 centésimos mais lento que Sérgio Pérez! 

A parte final prometia algumas reações, mas Max só melhorou um lugar, antes de Norris conseguir 1.19,327. Russell aproxima-se, mas é por pouco que não apanha Piastri para ficar no segundo posto, ficando entre os Ferrari, porque Hamilton é apenas sexto, na frente de Max e Checo. Alex Albon é nono, na frente de Nico Hulkenberg.


E foi assim a qualificação italiana. Pareceu ser bem interessante e competitiva, agora resta saber como será a corrida de manhã. Normalmente, costuma ser curtinha...  

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