Recentemente, começamos a ver que Hollywood começa a dar atenção ao automobilismo. Não que tenha feito isso ao longo da sua história, mas com o aparecimento de filmes como "Ford x Ferrari", "Ferrari", "Gran Turismo", e agora sabemos da chegada de "F1". Contudo, não se fala muito de um filme que, sejamos sinceros, em termos de técnicas, ângulos e posições de câmara, marcou a modernidade. É um filme feito há quase 60 anos e ganhou prémios da Academia de Hollywood.
Falo, evidentemente, de "Grand Prix", realizado por John Frankenheimer.
O mais interessante neste vídeo é que o seu autor fala que a fasquia colocada por "Grand Prix" foi tão alta que está convencida que é um filme subestimado, pois deu a modernidade aos filmes de ação, mais concretamente nas cenas de perseguição automóvel. Ou seja, não foi "Bullit", que apareceu dois anos depois, mas sim, Grand Prix. E vai ao ponto de afirmar que o único filme que se aproximou desse espírito só apareceu 32 anos depois, com "Ronin", dirigido por... Frankenheimer.
Isto é longo - cerca de 45 minutos - mas está muito bem explicado. E para quem é fascinado por cinema, como eu, acho que vale a pena ver isto e olhar para certos filmes com outros olhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...