Não há tempo para respirar. Uma semana depois de correram em Baku, nas margens do Mar Cáspio, lá estão eles em Singapura, perto do equador, para mais uma corrida deste extenso calendário. E ainda por cima, nesta temporada, as coisas estão tão renhidas entre quatro equipas que parece não só apostar até quando Max Verstappen irá aguentar a liderança, mas se a Liberty Media irá fazer algo parecido que Bernie Ecclestone fazia quando havia mais do que um candidato ao título: chamar os fotógrafos, alinhar os candidatos no muro e deixar que tirem imensas fotografias para ilustrar os jornais e revistas um pouco por todo o mundo, os de automobilismo e não só.
Contudo, apareceu algo que começou a criar algumas dúvidas no pelotão: a maneira como mexem as asas traseiras dos McLaren. A Red Bull reclamou, e apesar da FIA afirmar que é tudo legal, parece que voltou com a palavra atrás. Agora resta saber se isso afeta ou não a performance dos carros de Woking, que neste final de semana, decidiram replicar a pintura dos tempos da Marlboro vencedora.
Com o cair da noite, e depois dos comissários recolherem os lagartos fugidios na pista, a qualificação começou calmamente. Os primeiros minutos foram assim, e claro, marcaram-se os primeiros tempo com os moles calçados.
Lando Norris começou a marcar os primeiros tempos de jeito, a conseguir 1.30,724, mostrando que mesmo com a história das asas traseiras, as coisas permanecem na mesma.
Charles Leclerc estava atrás naquele momento, a 62 centésimos.
Na parte final, os McLaren melhoraram, com Norris a fazer 1.30,002, com Oscar Piastri logo a seguir, e um surpreendente Alex Albon em terceiro, a 677 centésimos. Lewis Hamilton melhorou o seu tempo, a 391 centésimos, seguido por Sérgio Pérez, antes de Max melhorar, sendo segundo, a 165 centésimos.
No final, os excluídos foram o Aston Martin de Lance Stroll, o Racing Bulls de Daniel Ricciardo, os Sauber de Valtteri Bottas e Guanyou Zhou, e o Alpine de Pierre Gasly. Em contraste, os Williams estavam em boa posição, dentro do "top ten", na frente de Yuki Tsunoda.
Alguns minutos depois, começava o Q2, com os Williams, Red Bull e os Ferrari a serem os primeiros a saírem à pista para preparar pneus e marcar tempos. Os Red Bull marcaram os primeiros na tabela, com Max a conseguir 1.30,371, mesmo que ia perdendo o controlo do seu carro na reta da meta. Por causa disso, o seu tempo foi apagado. Lando Norris consegue 1.30,007 e vai para o topo da tabela de tempos. Pouco depois, com poucos na pista, os Mercedes foram para a pista e Hamilton marca 1.29,929, e Russell ficou com o terceiro tempo provisório. Pouco depois, com moles novos, Max conseguiu uma volta limpa e obteve 1.29,680, para ser o primeiro.
A parte final foi cheia, com os pilotos a tentarem o seu lugar na "dança das cadeiras" para chegar às dez vagas existentes. Piastri melhorou, marcando 1.29,640, e enquanto os da frente marcam tempo, os que ficavam para trás foram o Alpine de Esteban Ocon, os Williams de Alex Albon e Franco Colapinto, o Haas de Kevin Magnussen e o Red Bull de Sérgio Pérez.
E agora, passamos para a Q3.
Os primeiros a sair foram os McLaren de Norris e Piastri, e quando os primeiros pilotos começavam a fazer as primeiras voltas de aquecimento, com Lando Norris a ir marcar um tempo, Carlos Sainz Jr bateu contra o muro na curva final, fazendo acionar a bandeira vermelha. Cerca de 10 minutos foram gastos para limpar a pista dos destroços e claro, para o piloto espanhol, a sua qualificação acabou, ficando com o décimo posto garantido.
Quando tudo ficou pronto para os carros saírem à pista, isto aconteceu com Piastri em primeiro a sair, seguido de Norris, Fernando Alonso e Nico Hulkenberg. Aparentemente, o tempo que tinham servia para uma volta rápida e pouco mais. E assim, todos tinham pressa. Muita pressa.
1.29,953 para Oscar Piastri, 1.29,525 para Norris. E a concorrência parecia não chegar ao pé dos McLaren. Apenas Lewis Hamilton primeiro, George Russell depois, e por fim, Max Verstappen, a 203 centésimos, no segundo lugar, melhoraram tempos na frente de Piastri. E para piorar as coisas, o tempo de Leclerc foi apagado, e eles ficarão com a quinta fila!
Claro, eis uma grelha bem interessante, com os dois primeiros do campeonato lado a lado. Como será amanhã? Parece que este campeonato está a ser bem agradável, pelo menos com um final destes. Já temos um bom motivo para ver a corrida amanhã, não acham?
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