Este foi um rali onde se mostrou a competência e a força de um piloto em situações adversas. A meio do segundo dia, Sebastian Ogier teve um furo e perdeu quase um minuto para a concorrência, colocando-o no sexto posto, mas a partir dali, o francês começou a recuperar um atraso que parecia impossível. E aproveitou este dia final, em troços de terra, para ultrapassar Thierry Neuville e beneficiar do abandono de Dani Sordo para chegar... e tirar a liderança a Jari-Matti Latvala... no último troço. Dando um avanço de 14,5 segundos ao seu companheiro de equipa.
E assim podemos descrever a vitória de Sebastian Ogier no Rali da Catalunha, que terminou na tarde deste domingo.
Mas este domingo ficou marcado pelo abandono de Dani Sordo e o atraso de Thierry Neuville, dois dos candidatos à vitória, que apesar de terem facilitado a vida ao piloto francês, não tiveram a capacidade de lutar - ou dificultar a vida de Ogier. E com isso, o beneficiado foi Mikko Hirvonen, que chegou ao lugar mais baixo do pódio com o seu Citroen DS3 WRC, superando o belga Thierry Neuville.
O russo Evgueny Novikov foi o quinto, noutro Ford, na frente de Mads Ostberg, enquanto que Martin Prokop foi o melhor privado, com o seu Ford Fiesta WRC. O neozelandês Haydon Paddon conseguiu o oitavo posto final, naquele que foi o seu primeiro rali a bordo de um carro do WRC.
Mas o nono classificado revelou ser uma pessoa especial: o polaco Robert Kubica. Nesta sua segunda vida como piloto de Ralis, conquistou mais uma vitória na classe WRC2 e o título mundial na classe, na frente do qatari Abdelaziz Al-Kuwari. Ao assegurar o seu primeiro título de ralis, tornou-se no primeiro piloto de Fórmula 1 a vencer ao mais alto nível no WRC, graças às suas cinco vitórias nesta temporada. E no rali final, em Gales, irá experimentar um carro da categoria principal, um WRC da equipa oficial da Citroen, para saber como se comportará neste tipo de máquina.
O Mundial de Ralis encerrará no País de Gales, entre os dias 14 e 17 de novembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário