O Autosport inglês revela na edição desta semana que Nigel Stephney enviou em Março um e-mail para Mike Coughlan, avisando-o do fundo do F2007, fazendo com que a McLaren avisasse a FIA sobre a flexibilidade do mesmo. De acordo com a revista, o assoalho se movia em rectas, gerando maior velocidade e infringindo o regulamento da categoria, que proíbe qualquer flexibilidade em apoios aerodinâmicos.
No corpo desse e-mail, Stepney contava o que a Ferrari fez na parte de baixo de seu modelo e indicou a Coughlan para que eles investigassem o caso, sob pretexto de um pedido de esclarecimento. Por causa disso, a FIA modificou os seus os testes de avaliação do assoalho dos carros e diminuiu sua mobilidade, facto que afectou o desempenho da Scuderia nas provas seguintes.
A revista conta também que a loja de fotocópias usada por Coughlan para copiar as 780 páginas do "dossier" com os dados da Ferrari F2007, também recebeu o pedido para que todas elas fossem scaneadas. A intenção? Passar para CD-ROM todas as informações e destruir os papéis, coisa que foi feita no jardim da casa de Mike. O conselho para a literal queima de arquivo partiu de Jonathan Neale, director-geral da McLaren, que viu o calhamaço de folhas num clube de golfe.
Em reacção a isto, a McLaren decidiu suspender de imediato o chefe de operações, Martin Whitmarsh, e o diretor de engenharia, Paddy Lowe. Withmarsh é tão só o "numero dois" de Ron Dennis... ou seja, a hipótese do patrão estar ao corrente de tudo é bem real.
Com isto tudo, é obvio que estamos perante um verdadeiro sarilho. Agora, nunca a ideia de uma severa punição à McLaren foi tão real. Espero que Ron Dennis saiba que por muito menos, a FIA excluiu a Tyrrell do campeonato de 1984, e viu-lhes retirados os pontos que tinha conquistado até então. Mas por aquilo que já li ontem, não acredito que esta FIA vá tão longe. A Formula 1 não é o ciclismo...
O que eu acho mais piada é o pânico dos anti-Ferrari que inventam todas as teorias e mais algumas para culpar a Scuderia.
ResponderEliminarPouco me interessa se a McLaren é penalizada ou não, mas gostava que se confirmassem as acusações, pra ver a cara de algumas pessoas.
Já não duvido de mais nada. Como disse lá no blog, de agora em diante seja o que Deus quiser.
ResponderEliminarPutz, isso sim que é novela, tramas paralelas que vão ganhando corpo... está um barato, se não fosse tudo tão trágico...
ResponderEliminarE olha que vem mais coisa por aí, afinal, pelo que li no Blig do Gomes, o Schummy andou dizendo em Nurburgring que sabe de algumas traquinagens do Stepney...
Negócio é aguardar as cenas do próximo episódio...
É, Rogério... li a entrevista dele no Blog do Ico. Sabe mesmo mais do que devia!
ResponderEliminar