segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Historieta da Formula 1 - Csaba Kesjar na Zakspeed

Esta é a história de um talento que o resto do mundo não chegou a conhecer. Como muitos, morreu antes de chegar à categoria principal, mas o mais engraçado é que ele, que correu nos anos 80, vinha de um país onde, em teoria, ficava do Outro Lado da Cortina de Ferro, a Hungria. Falo de alguém que, antes de Zsolt Baumgartner, experimentou um Formula 1 na sua terra. Chamava-se Csaba Kesjar.


Nasceu em 1962, em Budapeste, e sendo descendente de pilotos, o seu destino passava por aí. Aos 13 anos iniciava-se no Karting, onde se tornou campeão nacional por diversas vezes. Em 1982, aos 19 anos, foi para a Formula Eastern, que era a grende competição dos países do Bloco do Leste, onde se tornou... tetracampeão (1982, 83,84 e 85).


Em 1986, dá o salto para o Ocidente, onde participa na Formula Ford austriaca. Aos 24 anos, aproveita bem esta chance para ganhar o título logo no seu ano de estreia. No final desse ano, a Schubel, uma das equipas que participa no campeonato alemão de Formula 3, convida-o para correr na sua equipa. Em 1987, participa no campeonato, ao lado de Bernd Schneider. Nesse ano de estreia, marca 12 pontos e ganha uma corrida extra-campeonato.


Quando a Formula 1 visita a Hungria, ainda na era comunista, a Zakspeed pensa que seria uma boa ideia colocar um piloto local ao voltante de um dos seus carros. E assim, aos 25 anos, e antes, muito antes de Tomas Enge (o primeiro checo) Zsolt Baumgartner e Robert Kubica (o primeiro polaco), Csaba Kesjar torna-se no primeiro piloto do Bloco do Leste a dar umas voltas ao volante de um Formula 1. Mas foi uma estreia "à turista", pois Erich Zakowski, o dono da marca, ordenou que ele não passasse da 3ª marcha para que nenhum imprevisto ocorresse. Kesjar deu três voltas, e todos pensavam que seria a sua primeira experiência na Formula 1...


Contudo, o Destino foi-lhe cruel. Em 1988, estava a fazer um bom campeonato alemão de Formula 3 (tinha 33 pontos), quando o pelotão chegou ao circuito citadino de Norisring, em Nuremberga. A 24 de Junho, uma sexta-feira, data dos treinos de qualificação, notava-se que Kesjar estava estranho, como que não queria entrar dentro do carro, pressentindo que algo iria correr mal.


Quando foi à pista, e chega à travagem para o gancho Dutzendteich, a quase 220 km/hora, o seu Dallara 388 não trava e embate com estrondo nas barreiras de pneus. Csaba atravessou-as e foi parar no meio de uma pequena floresta, com o carro virado de cabeça para baixo. Com vários traumatismos cranianos, teve morte quase imediata. Devido ao acidente fatal, a prova de Formula 3 foi cancelada, em sinal de luto.


O acidente é um mistério, pois o carro não demonstrava defeitos, nem o piloto tentou desviar-se da colisão. As teorias da conspiração apareceram: que cometeu suicidio, que desmaiara no volante, ou que se esqueceu de travar. Até agora, não há uma explicação convincente para este acidente. Já agora, no final daquele ano, o seu companheiro de equipa, Bernd Schneider, estreou-se na Formula 1 ao serviço da Zakspeed. Provavelmente, o lugar poderia ser dele...


Já agora, esta incrível estória do fundo do baú encontrei-a no F1 Nostalgia, do "soviético" Rianov Albinov.

2 comentários:

  1. Conversando com meu amigo Leandro Verde, ele me disse que Csaba era epilético e sofrera um ataque dias antes. Isso talvez explique muita coisa do seu acidente.

    Saudações Soviéticas
    Rianov

    ResponderEliminar
  2. Se formos por aí, então sou tentado a concordar contigo. Obrigado pela informação, vou acrescentar isso quando puder.

    ResponderEliminar

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...