![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkhGoN0AAQoPWu8iwQxMNaEDNXMrYL41hFaJATW4ctDG28ROeaHHhv6uhGzdofmSC4nnLRNnKORDuINY4Sshh8Kzy_b6FScVF8o9cgEx2hV8VrD-qqZwRHxWfVC4ma5INsliL9W9gZch8O/s400/Csaba.jpg)
Esta é a história de um talento que o resto do mundo não chegou a conhecer. Como muitos, morreu antes de chegar à categoria principal, mas o mais engraçado é que ele, que correu nos anos 80, vinha de um país onde, em teoria, ficava do Outro Lado da Cortina de Ferro, a Hungria. Falo de alguém que, antes de
Zsolt Baumgartner, experimentou um Formula 1 na sua terra. Chamava-se
Csaba Kesjar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja9eD0-Yqte9Y1Ktt6CMM2ix6fX2YUbP7fdSgU76zRjgu4EYCT4dDOZhwGClH6TCLvVjdOfSa-UBzftCnIe6REf-_cw-Mxat6PzOLhzgKECFpDP1MoDtr-ipzXimfyd7BjeFt8HV_A5oFw/s400/Csaba+FE.jpg)
Nasceu em 1962, em Budapeste, e sendo descendente de pilotos, o seu destino passava por aí. Aos 13 anos iniciava-se no Karting, onde se tornou campeão nacional por diversas vezes. Em 1982, aos 19 anos, foi para a Formula Eastern, que era a grende competição dos países do Bloco do Leste, onde se tornou... tetracampeão (1982, 83,84 e 85).
Em 1986, dá o salto para o Ocidente, onde participa na Formula Ford austriaca. Aos 24 anos, aproveita bem esta chance para ganhar o título logo no seu ano de estreia. No final desse ano, a Schubel, uma das equipas que participa no campeonato alemão de Formula 3, convida-o para correr na sua equipa. Em 1987, participa no campeonato, ao lado de Bernd Schneider. Nesse ano de estreia, marca 12 pontos e ganha uma corrida extra-campeonato.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiarIm-7jRAC-_DIf2dfUiXiKxK-fD3PAigk1unKs7C4BOFsrq7ka3HO6IPoobLAxZJlb7YrMHpXgwZK5ZYpMfJxTyQ8IhgIsq6l7P59MKFMz3v6z7iJ9T2Ix55hnUtsIBzwpsNpPX73Jnx/s400/Teste+Csaba.jpg)
Quando a Formula 1 visita a Hungria, ainda na era comunista, a Zakspeed pensa que seria uma boa ideia colocar um piloto local ao voltante de um dos seus carros. E assim, aos 25 anos, e antes, muito antes de
Tomas Enge (o primeiro checo) Zsolt Baumgartner e
Robert Kubica (o primeiro polaco), Csaba Kesjar torna-se no primeiro piloto do Bloco do Leste a dar umas voltas ao volante de um Formula 1. Mas foi uma estreia "à turista", pois
Erich Zakowski, o dono da marca, ordenou que ele não passasse da 3ª marcha para que nenhum imprevisto ocorresse. Kesjar deu três voltas, e todos pensavam que seria a sua primeira experiência na Formula 1...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGSYnA1p0IQBIhC-GDBGUhv6QC6w5JayfzgwXCBTLNX_gnobkNpKazrUImNT_xxuxH3Hjb31dUDCyUjz6IMYWBhoqt1-6W4QKYcHNDUFiMbU2W_xPNbuKcCNiFbyba50BzULskp18EHXsH/s400/Csaba+F3.jpg)
Contudo, o Destino foi-lhe cruel. Em 1988, estava a fazer um bom campeonato alemão de Formula 3 (tinha 33 pontos), quando o pelotão chegou ao circuito citadino de Norisring, em Nuremberga. A 24 de Junho, uma sexta-feira, data dos treinos de qualificação, notava-se que Kesjar estava estranho, como que não queria entrar dentro do carro, pressentindo que algo iria correr mal.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtthHXoPT9N0pDJSBduE1-6WxHorFc3OjND7GNKzS16mDWl4f7IZ-d_X08cwhEtjqm9dENzLjoE1_JtEx4y3wJX9nD4ghZno9ua44gLVqMXS_S75nUl6PWiXAnVysPIlIu52YSEoCDA4Xn/s400/Csaba+F3.jpg)
Quando foi à pista, e chega à travagem para o gancho Dutzendteich, a quase 220 km/hora, o seu Dallara 388 não trava e embate com estrondo nas barreiras de pneus. Csaba atravessou-as e foi parar no meio de uma pequena floresta, com o carro virado de cabeça para baixo. Com vários traumatismos cranianos, teve morte quase imediata. Devido ao acidente fatal, a prova de Formula 3 foi cancelada, em sinal de luto.
O acidente é um mistério, pois o carro não demonstrava defeitos, nem o piloto tentou desviar-se da colisão. As teorias da conspiração apareceram: que cometeu suicidio, que desmaiara no volante, ou que se esqueceu de travar. Até agora, não há uma explicação convincente para este acidente. Já agora, no final daquele ano, o seu companheiro de equipa, Bernd Schneider, estreou-se na Formula 1 ao serviço da Zakspeed. Provavelmente, o lugar poderia ser dele...
Já agora, esta incrível estória do fundo do baú encontrei-a no
F1 Nostalgia, do "soviético"
Rianov Albinov.
2 comentários:
Conversando com meu amigo Leandro Verde, ele me disse que Csaba era epilético e sofrera um ataque dias antes. Isso talvez explique muita coisa do seu acidente.
Saudações Soviéticas
Rianov
Se formos por aí, então sou tentado a concordar contigo. Obrigado pela informação, vou acrescentar isso quando puder.
Enviar um comentário