O convidado de hoje do "Speeder Questiona..." é alguém que conheci mais ou menos nos primórdios do meu blog, ou seja, algures a meio de 2007, quando li um texto que usava a hipótese de "E se Senna esativesse vivo hoje?" em que estava na televisão a assistir a última corrida da carreira de Michael Schumacher, o GP do Brasil de 2006. O texto, muito original, foi o ponto de partida para conhecer um excelente blogueiro da nossa praça, o Ron Groo.
Tem 34 anos, casado, dois filhos, e escreve no Blog do Groo. Já esteve instalado como Blig, e agora pertence ao universo Blogspot. Tem como seu lema "Literatura é minha paixão, automobilismo meu esporte, só me falta aprender a dirigir - direito!" E intercalado com as suas considerações sobre a actualidade da Formula 1 (onde apelou durante a época inteira para a reforma de David Coulthard...), deixa umas pérolas literárias para nós apreciarmos...
E agora, segue-se a entrevista, feita por e-mail.
1 – Olá, é um prazer ter-te aqui a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como começou o teu blogue?
Começou como muitos... Eu tinha vontade de escrever e mostrar ao mundo meu trabalho. Dai a juntar isto com o amor pela velocidade foi um pulo. Velocidade aliás que é um grande celeiro de fatos e idéias para contos e crônicas.
2 – O nome que ele tem, foi planeado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
O Blig vem da antiga plataforma, o Groo é meu mesmo.
3 – Antes de começares o teu, tinhas participado em algum blogue ou site?
Lia o GP TOTAL.
4 – Quando é que começou, e quantas visitas é que já teve até agora?
Tem mais de um ano, o número de visitas não esta correto. Tem 40 mil acho.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
Gostava da F-Bus, talvez volte com ela.
6 – O defeso é, por norma, um período muito escasso em termos de notícias. Como pensas manter os teus leitores fiéis?
Não posto noticias regulares. Quase sempre são opiniões e textos inéditos.
7 – Dos blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita todos os dias?
Blog F-1 do Maciel, Blog da Alessandra Alves, o GP Séries do Marcos FW, e na verdade todos os da minha lista de blogroll, tiro algumas horas para lê-los todos. Sem hipocrisia.
8 – Falamos agora de Formula 1. Lembras-te ainda da primeira corrida que assististe?
Monza 1983 com direito a Vitória e titulo de Piquet.
9 – E qual foi aquela que mais te marcou?
Hungria 86.
10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais te agrada, e porquê?
Gosto do pioneirismo de Emerson, da história do Piquet e da gana de vencer do Senna. Ou ao contrário que tudo cai no mesmo lugar.
11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
Sem duvida.
12 – Compara-o aos três pilotos acima referidos. Filipe Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Não comparo pilotos. Cada qual é uma entidade diferente e diversa.
13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Sem duvida. Apesar de que se Massa ganhasse também estaria de bom tamanho. Afinal sou torcedor da Williams.
14 – E de repente… a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?
Eu já esperava por uma acção destas a muito tempo. Desde que a categoria foi deixada nas mãos das montadoras que algo do género poderia estourar. Os “majors” das montadoras estão nesta pela grana e pela imagem, não pelo esporte. Se algo começasse a ir mal, tava na cara que eles pulariam fora. E no caso da Honda só é triste porque temos poucos carros no grid. Grid curto, corridas mais chatas. Mas se houvesse ao menos mais 4 equipes agora, eu estaria pouco me lixando pra Honda.
15 - Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?
Depende de quem comprar. Se forem ingleses, dificilmente Button sai. Para Rubens já deu. Ele esta fazendo hora extra na categoria e ainda não se tocou disto.
16 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?
Penso ser uma tentativa de tentar reaproximar a categoria do esporte. Tentando trazer mais equipes. Baixando os custos e permitindo a venda de chassis e tecnologia entre as equipes. Mas para baixar os custos tem que se afastar as montadoras. Enquanto elas estiverem no comando vão injectar dinheiro alto e puxar os orçamentos para cima, impossibilitando o aparecimento dos chamados ‘garagistas’.
17 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e porquê?
Schumacher... Nem precisa dizer né? Trocaram as regras do jogo para ver se o barravam. Não deu certo.
18 – Para além de Formula 1, que outras modalidades tu mais gostas de ver?
Leio sobre todas, mas não sou muito afeito a elas. Gosto mesmo é de F1.
19 – E falas sobre elas no teu blogue?
Quase nada.
20 – O que é que tu alcançaste, em termos de prémios e convites, desde que tu iniciaste o teu blogue?
Ganhei a esfera ao intelecto e um monte, mas um monte de citações e outros prêmios. Nem sei se mereço. Mas ganhei.
21 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma espera.” Esta frase é dita pelo Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida?
Nem sempre... Mas em algumas com certeza, tipo Brasil 08... foi lindo.
22 - Tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Só videogame... (risos)
23 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
Olha Speeder, eu acho que vi a melhor parte da história que vai de 81 até 94... Depois disto vi a lenda alemã Schumacher... Me dou por satisfeito.
24 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?
Só jogo PSOne. Vergonha...
25 - E miniaturas de carrinhos, tens algum?
Muita... a minha predilecta é a BT52 de Nelson Piquet. Ela é linda!
26 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
Algo que Bernie, Max e os comissários de pista de hoje abominam. Aquilo foi sensacional, fantastico.
27 - Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?
Não... não concordo. Gilles foi muito bom, mas não o melhor. Teve Fangio, Clark, Senna, Piquet, Schumacher... Gilles faz parte deste clube. Mas não o preside.
28 - Se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?
Garagistas. Gente que vai ao esporte pela grana sim, mas também com paixão. Gente como Frank Willims, Vijay Mallya (Force Índia) e o Dieter Maeschitz (Red Bull e Toro Rosso). E quem sabe se Ron Dennis ficasse livre da Mercedes? Aposto que apareceria gente com as mesmas características de Colin Chapman, Ken Tyrrell e por ai vai... Mas é só sonho né?
29 – Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Qual?
É muito cedo para dizer. Carecem de mais rodagem os três.
30 – Tens alguns planos para o blogue, no futuro, do género, novas secções?
Nada planejado. Mas vou colocando ao sabor dos acontecimentos.
Começou como muitos... Eu tinha vontade de escrever e mostrar ao mundo meu trabalho. Dai a juntar isto com o amor pela velocidade foi um pulo. Velocidade aliás que é um grande celeiro de fatos e idéias para contos e crônicas.
2 – O nome que ele tem, foi planeado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
O Blig vem da antiga plataforma, o Groo é meu mesmo.
3 – Antes de começares o teu, tinhas participado em algum blogue ou site?
Lia o GP TOTAL.
4 – Quando é que começou, e quantas visitas é que já teve até agora?
Tem mais de um ano, o número de visitas não esta correto. Tem 40 mil acho.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
Gostava da F-Bus, talvez volte com ela.
6 – O defeso é, por norma, um período muito escasso em termos de notícias. Como pensas manter os teus leitores fiéis?
Não posto noticias regulares. Quase sempre são opiniões e textos inéditos.
7 – Dos blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita todos os dias?
Blog F-1 do Maciel, Blog da Alessandra Alves, o GP Séries do Marcos FW, e na verdade todos os da minha lista de blogroll, tiro algumas horas para lê-los todos. Sem hipocrisia.
8 – Falamos agora de Formula 1. Lembras-te ainda da primeira corrida que assististe?
Monza 1983 com direito a Vitória e titulo de Piquet.
9 – E qual foi aquela que mais te marcou?
Hungria 86.
10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais te agrada, e porquê?
Gosto do pioneirismo de Emerson, da história do Piquet e da gana de vencer do Senna. Ou ao contrário que tudo cai no mesmo lugar.
11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
Sem duvida.
12 – Compara-o aos três pilotos acima referidos. Filipe Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Não comparo pilotos. Cada qual é uma entidade diferente e diversa.
13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Sem duvida. Apesar de que se Massa ganhasse também estaria de bom tamanho. Afinal sou torcedor da Williams.
14 – E de repente… a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?
Eu já esperava por uma acção destas a muito tempo. Desde que a categoria foi deixada nas mãos das montadoras que algo do género poderia estourar. Os “majors” das montadoras estão nesta pela grana e pela imagem, não pelo esporte. Se algo começasse a ir mal, tava na cara que eles pulariam fora. E no caso da Honda só é triste porque temos poucos carros no grid. Grid curto, corridas mais chatas. Mas se houvesse ao menos mais 4 equipes agora, eu estaria pouco me lixando pra Honda.
15 - Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?
Depende de quem comprar. Se forem ingleses, dificilmente Button sai. Para Rubens já deu. Ele esta fazendo hora extra na categoria e ainda não se tocou disto.
16 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?
Penso ser uma tentativa de tentar reaproximar a categoria do esporte. Tentando trazer mais equipes. Baixando os custos e permitindo a venda de chassis e tecnologia entre as equipes. Mas para baixar os custos tem que se afastar as montadoras. Enquanto elas estiverem no comando vão injectar dinheiro alto e puxar os orçamentos para cima, impossibilitando o aparecimento dos chamados ‘garagistas’.
17 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e porquê?
Schumacher... Nem precisa dizer né? Trocaram as regras do jogo para ver se o barravam. Não deu certo.
18 – Para além de Formula 1, que outras modalidades tu mais gostas de ver?
Leio sobre todas, mas não sou muito afeito a elas. Gosto mesmo é de F1.
19 – E falas sobre elas no teu blogue?
Quase nada.
20 – O que é que tu alcançaste, em termos de prémios e convites, desde que tu iniciaste o teu blogue?
Ganhei a esfera ao intelecto e um monte, mas um monte de citações e outros prêmios. Nem sei se mereço. Mas ganhei.
21 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma espera.” Esta frase é dita pelo Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida?
Nem sempre... Mas em algumas com certeza, tipo Brasil 08... foi lindo.
22 - Tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Só videogame... (risos)
23 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
Olha Speeder, eu acho que vi a melhor parte da história que vai de 81 até 94... Depois disto vi a lenda alemã Schumacher... Me dou por satisfeito.
24 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?
Só jogo PSOne. Vergonha...
25 - E miniaturas de carrinhos, tens algum?
Muita... a minha predilecta é a BT52 de Nelson Piquet. Ela é linda!
26 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
Algo que Bernie, Max e os comissários de pista de hoje abominam. Aquilo foi sensacional, fantastico.
27 - Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?
Não... não concordo. Gilles foi muito bom, mas não o melhor. Teve Fangio, Clark, Senna, Piquet, Schumacher... Gilles faz parte deste clube. Mas não o preside.
28 - Se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?
Garagistas. Gente que vai ao esporte pela grana sim, mas também com paixão. Gente como Frank Willims, Vijay Mallya (Force Índia) e o Dieter Maeschitz (Red Bull e Toro Rosso). E quem sabe se Ron Dennis ficasse livre da Mercedes? Aposto que apareceria gente com as mesmas características de Colin Chapman, Ken Tyrrell e por ai vai... Mas é só sonho né?
29 – Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Qual?
É muito cedo para dizer. Carecem de mais rodagem os três.
30 – Tens alguns planos para o blogue, no futuro, do género, novas secções?
Nada planejado. Mas vou colocando ao sabor dos acontecimentos.
Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:
19 de Novembro - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
22 de Novembro - Marcos Antônio Filho (GP Series)
26 de Novembro - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)
29 de Novembro - Hugo Becker (Motor Home)
10 de Dezembro - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
Boa entrevista.
ResponderEliminarAbraços.
SAVIOMACHADO
É isso aí Speeder, foi uma ótima escolha. O Groo é um cara que sabe expressar muito bem suas idéias.
ResponderEliminarParabéns!!!
Groo é o cara!
ResponderEliminarE tomara que volte a F-Bus!rs
Speeder essa sua ideia de entrevistar os blogueiros é genial,parabéns!