Um pouco inesperadamente, a Force India divulgou esta tarde as imagens oficiais do seu novo monolugar de 2009, o primeiro com motores Mercedes. De uma certa forma, as cores do novo monolugar eram as aque toda a gente esperava, depois de se ter visto o novo calendário da marca, com as cores da bandeira indiana, e os pilotos são os mesmos: o veterano italiano Giancarlo Fisichella e o alemão Adrian Sutil, com o italiano Vittantonio Liuzzi como terceiro piloto.
Esteticamente, o monolugar indiano segue as tendências gerais dos restantes projectos, embora o destaque seja uma asa dianteira muito trabalhada, bem como pelos suportes dos espelhos bastante originais. Mas por debaixo dela é que podem estar as armas com que vão combater ao longo da temporada: motor, KERS e caixa de velocidades, todas provenientes da Mercedes-Benz, uma forma de concretizar a parceria indiano-alemã, assinada no final do ano passado.
Outra grande novidade revelou-se em termos de equipa técnica. Colin Kolles e Mike Gascoygne foram demitidos por Mallya no final do ano passado, e foram substituidos por Mark Smith e James Key, os desenhadores do novo carro, e Simon Roberts, que agora gere os destinos da escuderia.
E por causa disso e muito mais que Vijay Mallya, o bilionário dono da equipa, acredita que será possível lutar pelos pontos de forma regular, ao contrário do que sucedeu em 2008, em que não alcançaram qualquer ponto: "Do meu ponto de vista, lutar pelas vitórias, talvez só em 2010, mas para 2009 ficaria contente se acabássemos regularmente nos pontos", disse.
O carro já fez um "shakedown" em Silverstone, e agora vão efectuar mais alguns testes até á prova inaugural do campeonato, no circuito australiano de Melbourne, dentro de um mês.
Essa asa dianteira toda trabalhada não me parece bom sinal. Pode ser uma tentativa de corrgir outros defeitos aerodinâmicos.
ResponderEliminarSpeeder meu caro, creio que meu post mais recente seja do teu interesse. Tem a ver com a frase escrita no cabeçalho do Continental.
Me gusta los colores y el coche la verdad que si y mañana ya lo veremos rodar en Jerez así que podrremos sacar conclusiones de como están. Saludos
ResponderEliminarSei disso perfeitamente, caro Daniel. Tenho um post a assinalar isso a caminho...
ResponderEliminarNão em parece que o carro esteja regularmente nos pontos como diz o Vijay Mallaya.
ResponderEliminarGrande Abraço!
Kimi_Cris
Kimi:
ResponderEliminarPodes ter razão, mas... boa parte dos componentes foram feitos na McLaren, para além do motor Mercedes. E não esqueças que este ano, muita gente vai partir do zero. Portanto, pode haver surpresas. Lembras-te da Toro Rosso no ano passado?
Eu creio que a asa dianteira mais detalhada não seja um indício de tentativa de amenizar defeitos do carro, ainda mais se tratando de um desenho com o apoio da Mclaren. Qto aos pontos, acho meio difícil até mesmo para Fisichella, que há tempos não é mais constante e competivivo.
ResponderEliminar