![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3Gv3AOXJaILqpOKsMRK1jJoH6a-4knWdrW1kqUwLObZR2jsjg0UJhJI_ytgxsZKutUTOEkioqFC4PtqA16CF9MiHTxmy5lRWOCcZZxIgbkFHK6Sfl82hx2UQit9ezDaK7ZR5XHBvihql9/s280/1975,+Rolf+Stommelen,+Hill,+Montjuich+2.jpg)
O vôo de
Rolf Stommelen marca inevitavelmente o GP de Espanha de 1975, no circuito de Montjuich. Foi o momento que todos esperavam, e temiam durante todo aquele fim de semana, numa Espanha que contava os dias para saber quando é que o Generalíssimo Franco saltasse da vida para passar à História.
Mas não é do periodo final do franquismo que quero falar, embora tenha feito a sua parte, claro. Desde o regresso da Formula 1 a Espanha, o Real Automóvel Clube Espanhol decidira usar o mesmo método que a Grã-Bretanha usava, quando acolhia o seu Grande Prémio: uma corrida em Silverstone, outra em Brands Hatch. Em Espanha, Jarama fazia os anos pares, enquanto nos impares, era a vez do veloz circuito de rua de Montjuich Park, no meio da cidade e perto do Estádio Olimpico.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPsC-qiOhVu6sxBKTWtYHB6zUoHe1FqkLV7iIPoKbsNQ6r7TTZIyNhd-aBIAdwBSaVjU6DFKO8eVbs_T3WWpmKYZs9SnGdqA7BIfaGRyJEjpmZlX3lLaeXja9JpZU4zdyJClOYtWZdQwEX/s280/Espanha+75.jpg)
Aqui, a GPDA teve o seu papel importante. Avisou das péssimas condições dos ralis de protecção e fez um ultimato: ou reparassem, ou iam para casa. A organização fez o seu melhor, mas ainda não estavam satisfeitos. Tentaram um boicote, mas a organização ameaçou apreender os carros, e cederam.
Jacky Ickx, o unico dos pilotos em destaque que não era membro da GPDA, furou o bloqueio e foi treinar.
Emerson Fittipaldi fez o mínimo e rumou para casa ao fima de uma volta, em protesto. E na manhã da corrida,
Ken Tyrrell andou pelo circuito, segurando uma chave de fendas, para ver se o trabalho tinha sido bem feito!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8aCnc40IxVO_fWH6PrfosPrG9Nct1kWlTeDekMMNQqiq3FvM-LXFVcA4xgN1YaUdFJm-0pjJpq6WWbPLRF6hd0L8YoyF1QzK64ASVXjHOm8BQPnbrlaOcab_cOn_mPZAUH930xs5OoTUN/s280/Espanha+75.bmp)
A corrida foi absolutamente um caos. Desde um incidente na partida, onde o March de
Vittorio Brambilla conseguiu bater no Parnelli de
Mario Andretti e eliminar os Ferrari de
Clay Regazzoni e
Niki Lauda, até ao momento final, quando a asa traseira de Rolf Stommelen quebrou na volta 25, fazendo-o voar para fora das barreiras, matando cinco pessoas e ferindo-o gravemente. Era a primeira e unica vez que Stommelen e o seu Hill iriam andar na liderança.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJ-aAqOSDn5X8J-sdkZ9HXgjWJo5j5G_4X6DfnjumNlECL-TL9RCICzG2YnKpG0zNYVLm7EDovCtKxc11eyuEstaOMMFH18hmzTzmzI7JOD_CLWFI4NK4UbDbOoEND-stT5CDU1hqAnxRp/s280/1975,+GP+Espanha,+Montjuich,+acidente.jpg)
A corrida de Montjuich foi marcante de diversas maneiras. Foi o sitio onde se estrearam alguns pilotos que deixariam a sua marca. As primeiras corridas de
Tom Brise,
Roelof Wudderink e
Alan Jones. A liderança de Rolf Stommelen. A unica vitória de
Jochen Mass. A volta mais rápida de Mario Andretti, o unico num Parnelli. E o sexto lugar de
Lella Lombardi, a unica vez que uma mulher chegou aos pontos numa corrida de Formula 1.
Para o mal e para o bem, Montjuich 1975 foi uma corrida marcante para todos. E a Formula 1 só voltaria a Barcelona dezasseis anos mais tarde, num verdadeiro circuito permanente.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...