quarta-feira, 16 de junho de 2010

GP Memória - Canadá 1985

Passou-se um mês desde o GP do Mónaco até que as máquinas e pilotos se instalerem no Circuit Gilles Villeneuve, em Montreal. Mas este grande espaço no calendário não acontecera devido ao desenho do calenda´rio feito pela FISA quando o desenharam, mas sim por causa de acontecimentos que estiveram para além do imaginado. O GP da Belgica estava previsto acontecer no meio deste "buraco", mas o fim de semana tinha sido horrível, devido à rápida degradação do asfalto no dia de Sábado. Após uma consulta entre as equipas, os organizadores e a FIA, decidiu-se adiar a corrida para o inicio de Setembro.

Entretanto, a Brabham fizera uma sessão de testes em Paul Ricard, onde o seu piloto, Francois Hesnault, sofrera um horrível acidente, ficando preso no seu carro com as redes de protecção. Com isso, o piloto francês decidiu dar por concluida a carreira, pedindo para ser substituido. No seu lugar veio o suíço Marc Surer. Na lista de inscritos do GP canadiano havia uma ausência: era a alemã Zakspeed, que decidiu concentrar-se no desenvolvimento do seu carro para as provas europeias.

Na qualificação, o melhor foi um carro da Lotus, mas não foi o ocupante habitual a ficar com o lugar. Elio de Angelis fez o melhor tempo, tendo Ayrton Senna a seu lado, num 1-2 da Lotus que não se via desde o GP de Dallas, um ano antes. Na segunda fila estavam dois carros da Ferrari, com Michele Alboreto a ficar à frente do sueco Stefan Johansson, enquanto que a terceira fila tinha o McLaren de Alain Prost e o Renault de Derek Warwick. O Arrows do belga Thierry Boutsen era o sétimo a partir, tendo a seu lado o Williams-Honda de Keke Rosberg, enquanto que a fechar o "top ten" ficavam os carros de Nelson Piquet, no seu Brabham, e o segundo Renault de Patrick Tambay.

Na partida, os dois Lotus mantiveram as posições, com os Ferrari atrás deles. Ao mesmo tempo, o Brabham de Piquet ficava parado devido a problemas de transmissão. Com a corrida a decorrer, não houve grandes mudanças na frente, mas a meio da corrida, Senna começou a ter problemas com o seu Turbo, perdendo muito tempo nas boxes.

Entretanto, Alboreto pressionava De Angelis e quando rolavam na recta maior do circuito, passou por fora da trajectória, apenas com a potência do seu motor V12, tomando o comando. Pouco depois, foi a vez de Johansson a fazer o mesmo, com o italiano a arrastar-se pela corrida. Mais atrás, Rosberg tentou apanhar Prost, e quando tentou efectuar uma manobra na curva do Casino, perde o controle do seu carro, fazendo um pião. Contudo, conseguiu evitar por muito pouco nos rails e voltou à corrida, determinado a recuperar o tempo perdido. Mais tarde, apanha Prost na luta pelo terceiro posto, mas não o passa.

No final, Alboreto cruza a meta no primeiro posto, com Stefan Johansson a conseguir o seu primeiro pódio da carreira, no segundo lugar, completando a dobradinha da Scuderia. Alain Prost completou o pódio, com Alain Prost, Elio de Angelis e o segundo Williams de Nigel Mansell.

Fontes:

http://www.grandprix.com/gpe/rr409.html
http://en.wikipedia.org/wiki/1985_Canadian_Grand_Prix

2 comentários:

  1. Foi aí a partir do GP do Canadá que no bico do Williams de Nigel Mansell estava estampado o "Red Five" (número 5 pintado de vermelho).

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  2. O motor Ferrari em 1985 era v6 turbo, e nao v12.

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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...