![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRArMt8k7AhSgWp12an3wpSd8ldd1z6hA1dyzO5_Z_Nef_gMEddmEYQxA2q9WAF83Nz52X563QRSPUn-gVRPsnOSVvwmsCYa7YVxiYxxi_iRwjw3Pz9qNdABhaqFj2jPNgZ5n4YhqpNOs/s280/Portugal+90+5.jpg)
Duas semanas depois de Monza, a Formula 1 chegava a paragens portuguesas com agitação no paddock devido ao anuncio surpreendente de que o francês
Jean Alesi, o promissor piloto francês da Tyrrell, tinha assinado pela Ferrari para a temporada de 1991, para correr ao lado de
Alain Prost. O que não se sabia na altura era que no meio destas negociações, tinha-se oferecido um contrato ao italiano
Alessandro Nannini, da Benetton, para guiar o carro. Contudo, este era de apenas um ano, sem garantias de correr por mais algumas temporadas. Nannini recusou e preferiu continuar na Benetton.
Entretanto, outros rumores circulavam no "paddock" português, sendo o mais insistente de todos tinha a ver com que
Nigel Mansell poderia desistir de abandonar a Formula 1 e assinar um contrato com a Williams para as duas temporadas seguintes.
Entretanto, no fundo da grelha, a Life decidiu colocar o seu motor W12 de lado e colocar um simples motor V8 da Judd no seu carro, passando do simplesmente horrivel para o apenas mau.
Bruno Giacomelli teria, aparentemente, mais chances de dar nas vistas, mas no final, deu poucas voltas, porque a tampa do motor saltou para a pista e o italiano continuou a ser o último na pré-qualificação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjS-D5l7PU7_cmzFuAJtHnuuofTa7U9j6KktAjyGjw4bfWkFH0zpaPaC_htV2JzGneFZ-N1JDGkC9SNKkm0oWq05_kNyVyMxU7TT4WAAkva47f8bQbylj7kNZKSh-ZJgbU7gE_BgGCvhq8/s280/Portugal+90.jpg)
Na qualificação propriamente dita, a grande surpresa foram as Ferrari, que monopolizaram a primeira linha da grelha, com Nigel Mansell a superar Alain Prost. Na segunda fila estavam os McLaren de
Ayrton Senna e
Gerhard Berger, enquanto que na terceira estavam o Williams-Renault de
Riccardo Patrese e o Benetton-Ford de
Nelson Piquet. O segundo Williams-Renault de
Thierry Boutsen era o sétimo, ao lado de Jean Alesi, no seu Tyrrell, e a fechar o "top ten" estavam o segundo Benetton-Ford de Alessandro Nannini e o Larrousse-Lamborghini de
Eric Bernard.
Como era costume, na qualificação ficariam quatro carros de fora da corrida. Eram eles o Osella de
Olivier Grouillard, o AGS de
Gabriele Tarquini, o Minardi de
Paolo Barilla e o Coloni de
Bertrand Gachot. E na manhã de Domingo, o Tyrrell de
Satoru Nakajima não iria alinhar na greha, pois o seu piloto estava doente e tivera um forte acidente no "warm up", tendo recebido depois ordens médicas para não alinhar na corrida.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEji5weH7MAFzcIL_BvRLNcqLrtxWbJ-2KEvh2UGWxFLCUagsAqR2LuZl68LfDXzCOU4LocWixUFlZjD0_QngduCdrrEoaCeCZX6inbCCB9Q6gAAOMEGx8JVBo-MqZoXyA4kcOBsnFkK8-s/s280/Portugal+90+6.jpg)
Na largada, Mansell exagera na tracção e vai para cima de Prost, entalando-o contra a parede. A estranha manobra fez com que os McLarens de Senna e Berger passassem pela esquerda e tomassem conta dos dois primeiros lugares. O Benetton de Piquet também aproveitou a falha e ultrapassou os Ferrari, ficando com o terceiro posto.
Mansell reagiu e passou Piquet no final da primeira volta, mas quando Prost quis fazer o mesmo ao brasileiro da Benetton, ficou entalado nas treze voltas seguintes até o conseguir ultrapassar. Depois foi atrás do trio da frente e na volta 26 consegue apanhar o seu companheiro e o ultrapassou. Logo a seguir acontecem as paragens nas boxes, com Senna na frente de Mansell e Berger. O "brutânico" perseguiu Senna até à volta 50, quando o conseguiu apanhar e conquistar a liderança.
Mas tudo poderia ter sido deitado a perder duas voltas depois, quando Mansell estava a "dobrar" o Ligier do francês
Philippe Alliot. À entrada da Curva 2, feita a fundo, os dois carros desentenderam-se e Alliot é atirado para os rails de protecção, batendo com força. Mansell nada teve e prosseguiu a corrida.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiPive6HFmqWqRWPNI56Vn6gJW-auHolHE1KJlm19S7I4i8YyWDCduIVlBr3gk4Af4KPAPugJZnjhkCNIsIcsBzitpPUYW9Zr1SxmgHz3pvPyQ0o-I0lEQ52hG3Tvq9zOCHnF_CkBvgzc/s280/Portugal+90+3.jpg)
Mais atrás, Prost também fazia uma corrida de recuperação. Tinha passado Berger na volta 62 e disputava com Senna a segunda posição, quando na volta 71, atrás do pelotão, o Arrows de
Alex Caffi colide com o Larrousse de
Aguri Suzuki na Curva do Tanque, uma direita rápida sem escapatória. Os serviços médicos chegam a Caffi, que tem de ser transportado para um hospital, mas o pouco espaço disponivel obrigou os organizadores a interromperem a corrida quando faltavam dez voltas para o fim, com Mansell a vencer a sua unica corrida do ano.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlZczyrVKuQFr6HwW8oI8c9NWsuaJtOx1bBz00Ak47hm61TbpyWbwpb5adAI_NGi3OhkRJD5YTDOoJR8m5uQlyFHPXZmzLmdfhIVhyphenhyphenv91Ffj_9s8zPSLFZ6qrPcp3yFhC7P618TuZh9lU/s280/Portugal+90+2.jpg)
Senna tinha acabado em segundo e conseguido mais uma pequena vitória, pois conseguira ficar na frente de Alain Prost, o terceiro. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o segundo McLaren de Gerhard Berger e os Benetton de Nelson Piquet e Alessandro Nannini. Poucos dias depois, a Williams anunciava a contratação de Mansell para a temporada de 1991.
Fontes:
http://www.grandprix.com/gpe/rr497.htmlhttp://en.wikipedia.org/wiki/1990_Portuguese_Grand_Prix
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...