A parte da tarde da primeira etapa do rali da Suécia demonstrou a continuação do dominio do jovem norueguês Mads Ostberg, que surpreendentemente conseguiu dominar toda a concorrência e ter um avanço quase irrecuperável sobre grande parte do pelotão. A surpresa de Ostberg diminui um pouco o fato de neste primeiro dia os Ford Fiesta dominarem o rali sueco, ocupando quatro dos cinco primeiros lugares, e todos à frente do primeiro Citroen oficial, o de Sebastien Ogier.
Depois de na manhã Ostberg ter conseguido uma vantagem que chegou a ser de quase um minuto, à tarde, os Ford oficias atacaram forte, tentando diminuir a desvantagem para o norueguês, que o conseguiram na sétima classificativa, a última da tarde, quando Ostberg teve problemas com as luzes suplementares, que se soltaram depois de ter passado por um buraco.
"Estou muito contente com estas posições, mas no início desta especial havia um grande buraco e não o consegui evitar. Os faróis ficaram virados para baixo e não conseguia ver nada. Era incrível, tentava acelerar e puxar mas não conseguia ver nada. Na verdade, tenho de estar satisfeito por estar aqui", começou por dizer Ostberg aos microfones da World Rally Radio.
Inquirido se esta prestação era uma surpresa, o norueguês foi assertivo: "Se me dissessem antes, eu não acreditaria que estaria na liderança no final do primeiro dia. Mas sei que amanhã será difícil, perdi algum tempo agora e amanhã vou abrir a estrada. Vai ser difícil. Para amanhã a tática é atacar ao máximo", acrescentou.
Tem razões para falar assim. Afinal, Mikko Hirvonen, no seu Ford oficial, está apenas a 14, segundos de Ostberg e vai partir atrás dele, o que significa que amanhã terá vantagem, pois vai ser Ostberg a abrir a estrada. Mesmo Petter Solberg, terceiro a 57,4 segundos do seu compatriota, poderá ser um elemento perigoso para o piloto da Stobart... isto se conseguir livrar de Jari-Matti Latvala, o quarto classificado. O segundo finlandês da Ford oficial tem 12,6 segundos de diferença sobre Petter Solberg e não desperdiçará qualquer chance para alcançar.
O irmão de Petter Solberg, Henning, é o quinto classificado, à frente de Sebastien Ogier, o melhor dos Citroen oficiais. Depois de um péssimo começo, Ogier deu um ar da sua graça ao ganhar a sexta especial do dia. Quanto ao campeão do mundo, Sebastien Löeb, tev e uma tarde para esquecer quando teve um furo, que o fez baixar para o nono posto da geral, não muito longe do sétimo, o Skoda Fabia S2000 de Patrik Sandell, e do oitavo, Eyvind Bernildsen, que está entre eles.
Para finalizar, Kimi Raikonnen. O piloto finlandês está a ser consistente neste primeiro dia do rali, andando pelos lugares pontuáveis, mas um furo na parte final o fez cair para o 11º da geral, não muito longe do décimo, a árabe Khaled al Qassimi. O Rali da Suécia vai prosseguir amanhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...