Mais uma qualificação, mais uma pole-position de Sebastian Vettel. Parece ser simplista dizer isto, mas a verdade é esta, principalmente numa qualificação onde alguns dos seus possiveis adversários tiveram problemas e erros. O principal foi o que aconteceu a Mark Webber, que nao colocou o KERS no seu carro... e falhou o Q2. Mas tão espantoso como o fato de alguns adversários se terem espalhado ao comprido, ver que o campeão alemão deu sete décimos de segundos de vantagem sobre os McLaren de Lewis Hamilton e Jenson Button, é um feito raro.
Se a Q1 teve essa surpresa espelhada no caso de Webber, que ofuscou o fato de todos os carros se terem qualificado para a corrida, até os Hispania, a Q2 mostrou a habitual luta pelo "top ten" que teve algumas decepções. Não tanto Michael Schumacher, pois já começa a ser habitual, mas ver, por exemplo, os Renault com pilotos que são capazes do melhor e do pior. Vitaly Petrov conseguiu passar para a Q3, mas teve um problema mecânico e não marcou qualquer tempo nessa parte, e Nick Heidfeld não conseguiu puxar o suficiente para fazer melhor do que o 15º tempo.
E os grandes beneficiados foram os Toro Rosso de Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi, que no final da qualificação foram o sétimo e o nono da grelha, com Paul di Resta a ficar entre eles, e a conseguir o seu melhor lugar de sempre na sua curta carreira. À frente de toda esta gente ficou Nico Rosberg, que fez das tripas coração e conseguiu um meritório quarto tempo, à frente dos Ferrari de Fernando Alonso e Felipe Massa. Mas os seus tempos refletem a superioridade de Vettel nesta qualificação, pois ficaram a 1,4 segundos da pole-position do piloto alemão. Impressionante!
Em suma, muitos acharam que a pole de Vettel foi fácil demais, naquele ambiente de Xangai. Apesar da facilidade demonstrada, não concordo. Por principio, qualquer pole-position é fruto de muito trabalho, em maior ou menor grau. Ele próprio o disse, no final da qualificação: "Voltámos a conseguir a pole position, mas tento sempre lembrar-me que nem sempre é fácil. Hoje fizemos um bom trabalho, mas os pontos contam é amanhã", afirmou. Sabendo ele e a equipa que a McLaren não desistirá até bater o piloto alemão, ele sabe que não terá descanso até que eles o batam. A unica certeza neste momento é que não o baterão antes da Formula 1 chegar à Europa.
Amanhã é dia de corrida. A ideia de "três em três" pode pairar no ar neste momento, mas até à bandeira de xadrez, tudo pode acontecer.
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