terça-feira, 3 de maio de 2011

As corridas do passado: Imola 1981


"Três semanas depois de Buenos Aires, a Formula 1 estava na Europa, para um velho palco, mas sob nova designação. Imola se tinha tornado no ano anterior o palco do GP de Itália, e a FISA na altura até achava bem em ter um segundo palco em terras italianas sob uma nova designação: o GP de San Marino. Feito isso, todas as equipas estavam lá para correr no circuito. Todas… menos a Lotus, que decidira não participar, em protesto contra a decisão de Jean-Marie Balestre de não autorizar o modelo 88 de chassis duplo.

Na Tyrrell havia mudanças. O argentino Ricardo Zunino tinha saido da equipa quando Ken Tyrrell foi abordado por um jovem e promissor italiano que corria na Formula 2 e tinha um chorudo patrocinio local. O seu nome era Michele Alboreto e Tyrrell, sempre à espreita de dinheiro para sobreviver, aceitou. Na ATS também havia mudanças, quando inscreveram um segundo carro para um sueco chamado Slim Borgudd. Ele tinha uma pecularidade: tinha sido musico e baterista na sua juventude, bem como amigo pessoal... dos ABBA. Era por isso que tinha o patrocínio da famosa banda sueca nos flancos do seu carro." (...)

É assim que começa o artigo no Pódium GP sobre o GP de San Marino de 1981, a primeira corrida nessa designação no autódromo de Imola. Depois de no ano anterior ter recebido o GP de itália, substituindo Monza, a Formula 1 contornava o problema de ter um segunda corrida em Itália, estando até mais perto de Maranello, sede da Scuderia do Cavalino Rampante. Aliás, a designação oficial deste circuito era Dino Ferrari (ganharia a sua atual designação em 1989, após a morte de Enzo Ferrari).

Aqui, apesar do dominio dos Ferrari, a vitória acabou por pertencer a Nelson Piquet, a sua segunda seguida, reforçando mais a sua candidatura ao título mundial, numa corrida que viu a estreia de Michele Alboreto, da Toleman e de um Slim Borgudd, musico sueco que virou piloto e nos tempos livres ajudava os ABBA a gravar algumas das suas canções mais célebres...

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