Foi uma grande qualificação, e o resultado final mostra que as coisas andaram muito de cabeça para baixo. Apesar das grandes expectativas existentes em relação à Mercedes, que se sabia desde o inico ser um carro voador nestas condições, o resultado não deixa de causar surpresa. A Mercedes aproveitou bem a longa reta de Xangai para conseguir a sua primeira pole-position desde o seu regresso, em 2010, com Nico Rosberg a conseguir bater o veterano Michael Schumacher, juntando-se a Damon Hill e Jacques Villeneuve no biónimo pai-filho em termos de pole-positions. E ao contrário de Damon e Jacques, o pai , Keke Rosberg, está bem vivo para assistir aos feitos do filho Nico.
“Este resultado é fantástico. Correu tudo bastante bem e é uma sensação especial. Agora estou a pensar já na corrida e ansioso por começar em primeiro amanhã”, começou por dizer o piloto de 26 anos na conferência de imprensa pós-qualificativa. “A temperatura da pista estava a baixar ligeiramente pelo que os pneus traseiros começaram a funcionar melhor. Mudei ligeiramente a afinação do carro antes dessa volta e parece que foi o acertado. Tive uma volta perfeita”, assumiu.
Já o veterano Michael Schumacher estava satisfeito com as performances do seu companheiro e da equipa em geral: “Foi um tempo fenomenal do Nico. Ele é conhecido por ser bom na qualificação e não há qualquer razão para eu estar insatisfeito, antes pelo contrário”, começou por dizer. “Vai ser a primeira vez que as flechas de prata vão estar na linha da frente, o que vai acontecer na China. Lamento pelo Lewis, mas [a penalização] é boa para nós. Para a corrida de amanhã há uma grande incógnita em relação à questão se conseguimos manter as posições da qualificação, mas vamos dar o nosso melhor”, concluiu.
Atrás de Nico ficou - oficiosamente - Lewis Hamilton, mas como a troca da caixa de velocidades lhe custou cinco lugares na grelha de partida, na realidade, o segundo posto vai para o veterano Michael Schumacher, que consegue a sua melhor posição na grelha desde o seu regresso à Formula 1, em 2010. E tão surpreendente - mas esperado, dado o bom chassis que é o Sauber C31 - é o terceiro posto oficial do japonês Kamui Kobayashi, que consegue a sua melhor posição na grelha de sempre e bateu Sergio Perez, que será oitavo na grelha. Ao seu lado na segunda fila da grelha está o Lotus de Kimi Raikkonen, que parece estar em forma neste seu regresso à Formula 1.
As qualificações valem sempre a pena, especialmente as deste ano, dado o equilibrio entre máquinas e pilotos. Há chassis bem nascidos, como o da Sauber e da McLaren, e mal nascidos, como o da Ferrari. Fernando Alonso salva sempre o dia na Scuderia, colocando o seu carro na Q3 - sairá da nona posição da grelha - mas a diferença é de mais de um segundo para a "pole-position". E o piloto das Asturias afirmou, no final da qualificação, que “foi mais ou menos o que esperávamos, foi uma Q2 difícil e, depois, na Q3 fiz o melhor que podia que foi o nono tempo. No dia da corrida, o nosso carro costuma melhorar, mas vai ser duro. Começamos em nono e numa corrida normal acabar nessa posição garante apenas um ou dois pontos. Se chovesse era positivo, tornava tudo mais equilibrado. Estou pronto para uma corrida louca”.
Mark Webber foi na China o melhor piloto da Red Bull, na sexta posição da grelha. Sim, digo que é o melhor dos energéticos australianos, porque desta vez, Sebastian Vettel ficou de fora da Q3, sendo apenas 11º, uma posição que provavelmente já não tinha desde os tempos da Toro Rosso. Atrás dele está o segundo Ferrari de Felipe Massa.
Atrás dos dois ficaram os Williams de Pastor Maldonado e Bruno Senna. E parece que o duelo entre os dois é bem equilibrado, com o venezuelano a bater o brasileiro por... seis milésimos de segundo. Muito iguais, portanto. E os Force India andam em queda também, conseguindo apenas o 15º e o 16º postos na grelha de partida, com Nico Hulkenberg na frente de Paul di Resta. Mas quando se olham para os tempos, este é o equilibrio que esperava.
Na Q1 ficaram todos os pilotos esperados, das equipas esperadas: Caterham, Marussia e HRT. Mas a unica grande novidade é que os espanhois estão a colocar o seu carro bem dentro dos 107 por cento, o que já fizeram cumprir os seus objetivos da época.
Amanhã prevê-se mau tempo, baixas temperaturas e chuva. Será a repetição malaia ou teremos algo mais? Vai ser interessante acordar cedo... ou ficar acordado durante a noite.
Amanhã prevê-se mau tempo, baixas temperaturas e chuva. Será a repetição malaia ou teremos algo mais? Vai ser interessante acordar cedo... ou ficar acordado durante a noite.
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