A partir de agora, comecem a fixar mais uma sigla: FOPA. Significa "Formula One Promoters Association" e significa, simplesmente, que a partir de agora há uma associação que defende os interesses dos promotores e proprietários dos circuitos. O site Pitpass fala hoje que os donos dos circuitos de formula resolveram juntar-se e constituir umas organização, que foi registada no passado dia 17 de maio em Genebra, na Suiça.
O seu presidente é o australiano Ron Walker, o promotor do circuito de Melbourne e desde há muito critico das ações de Bernie Ecclestone em relação ao preço que cobra aos circuitos, que em média custam cerca de 25 a 30 milhões de euros por ano. Ao todo, Bernie Eclestone recebeu cerca de 330 milhões de libras em 2011 (409 milhões de euros) , 250 milhões dos quais (309 milhões de euros) recebidos de fundos governamentais um pouco por todo o mundo.
“Históricamente, têm-nos faltado uma voz unica, que nos fale por todos, e a the Formula One Promoters Association dá-nos essa oportunidade. Existem várias matérias de interesse comum do qual é importante que sejam ouvidas pelas entidades competentes.” afirma Neil England, o presidente do circuito de Silverstone ao jornal The Independent.
Walker acrescenta que os circuitos "podem usar a associação para votar em matérias importantes em relação ao nosso desporto".
O surgimento da FOPA surge numa altura em que se discute o novo Pacto da Concórdia - que contrariamente ao que Bernie Ecclestone anuncia aos quatro ventos, ainda não foi acordado nem assinado - e também quando se prepara para uma futura entrada da Formula 1, através da CVC Capital Partners, na Bolsa de Singapura, para além dos novos regulamentos que a Formula 1 vai ter em 2014, nomeadamente o regresso dos motores V6 turbo de 1.6 litros.
O surgimento da FOPA surge numa altura em que se discute o novo Pacto da Concórdia - que contrariamente ao que Bernie Ecclestone anuncia aos quatro ventos, ainda não foi acordado nem assinado - e também quando se prepara para uma futura entrada da Formula 1, através da CVC Capital Partners, na Bolsa de Singapura, para além dos novos regulamentos que a Formula 1 vai ter em 2014, nomeadamente o regresso dos motores V6 turbo de 1.6 litros.
Até o início dos 70, era uma raça muito forte esta de promotores e donos de circuitos. Perderam muita força nas últimas décadas e agora ressurgem com essa associação.
ResponderEliminarVamos ver no que vai dar.