Ao fim de cinco ralis, um piloto que não Sebastien Löeb venceu um rali do Mundial WRC. Desta vez, quem subiu ao lugar mais alto do pódio foi Jari-Matti Latvala, que contrariou o seu apelido de "Lata na Vala" e conseguiu bater Löeb numa classificativa de terra e dar o triunfo à Ford. Peter Solberg bem tentou fazer uma dobradinha a favor da marca da oval, mas Löeb estragou as coisas e acabou por ficar na segunda posição, a 27,9 segundos de Latvala e a meros 0,9 segundos do piloto norueguês.
Foi um último dia onde a nota dominante foi essa luta pelo segundo posto. Löeb conseguiu apanhar paulatinamente o piloto norueguês, acabando por o passar na penultima classificativa do rali, aumentando essa diferença da Power Stage. O segundo lugar neste rali fez aumentar - mas não muito a diferença para o segundo classificado, o finlandês Mikko Hirvonen, que foi apenas quinto neste rali, a mais de um minuto de Latvala. Muito provavelmente, o piloto francês vai comemorar mais um título mundial "em casa", no Rali da Alsácia.
Outra das novidades deste dia foi a desistencia de Ott Tanak, que arrancou uma roda na 17ª especial, acabando por desistir e perder um sexto lugar mais do que certo. Assim, o russo Evgueny Novikov herdou o sexto lugar, ficando na frente do belga Thierry Neuville e do britânico Matthew Wilson, que regeressa ao WRC depois de uma participação no Rali de Monte Carlo.
A fechar o "top ten" ficou o qatari Nasser Al-Attiyah, que conseguiu passar na última classificativa o Mini de Chris Atkinson e o Skoda de Sebastien Ogier. Aparentemente, nos lados da Motorsport Italia, ao contrário que muitos afirmavam "convictamente" neste país à beira-mal plantado, o problema do carro não estava "entre o banco e o volante"...
O Mundial WRC prossegue no inicio de outubro com o Rali da Alsácia.
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