Sebastien Ogier é o lider do Rali da Polónia, após um dia agitado, com pelo menos três lideres e um deles algo inesperado: o estónio Ott Tanak deu espectáculo no seu Ford Fiesta, antes de ser superado pelo piloto da Volkswagen.
Depois do francês da Volkswagen ter ganho no dia anterior por meio segundo sobre... Robert Kubica, o dia começou com uma classificativa de treze quilómetros, vencida por Anders Mikkelsen, que se tornou no novo lider do rali, com 2,3 segundos sobre Ott Tanak. Ogier - que abriu a estrada - somente foi o quinto na especial e desceu para terceiro na geral, realçando, porém da rapidez dos troços: "Andamos a 129,6 quilómetros por hora!", afirmou no final.
A segunda classificativa do dia - a de Goldap, com 18,75 quilómetros - teve nova mudança de líder, com Ott Tanak a ser mais veloz por meros 0,1 segundos e a ficar com a liderança sobre Mikkelsen. Ogier tinha mais dificuldades e caia mais uma posição, superado por Jari-Matti Latvala. Kris Meeke era o quinto, sendo o melhor dos Citroen, enquanto que Haydon Paddon vinha a seguir, conseguindo passar Robert Kubica.
No final da manhã, Tanak consolidava a liderança, com uma vantagem de 3,9 segundos sobre Ogier na especial, e tinha uma distancia de 4,9 segundos sobre Mikkelsen. E ele estava contente para marcar uma posição: "Estou a andar a fundo. O carro está bom e eu estou a tirar partido. As instruções da equipa são para mostrar aos outros que estamos cá", afirmou. Atrás, Paddon passava Meeke e era quinto na geral, enquanto que Neuville superou Kubica e era o sétimo na geral.
Pela tarde, na segunda passagem por Babki, Ogier começou a reagir e encurtou as diferenças para Mikkelsen e Tanak, numa altura em que a escolha dos pneus começava a ser importante, com o francês a forçar, enquanto que o estónio da Ford a afirmar que tinha de começar a gerir.
E parecia que Ogier aproveitava as segundas passagens pelas classificativas polacas, já limpas, para se aproximar da liderança. Duas vitórias seguidas fez com que alcanlasse a liderança, com uma vantagem de 1,7 segundos sobre Anders Mikkelsen, enquanto que Ott Tanak caia para terceiro, a queixar-se dos seus travões e da degradação dos pneus, que até o fizeram sair da estrada, mas sem perder muito tempo. Meeke perdia três posições e caia para a oitava posição, enquanto que Paddon era agora o quinto.
O final do dia ainda reservou uma surpresa, com a vitória do Ford de... Martin Prokop, a ser o quinto vencedor de um troço neste dia, conseguindo uma vantagem de 1,8 segundos sobre Ogier, mas o francês terminava o dia com uma vantagem de 2,3 segundos sobre Anders Mikkelsen.
Jari-Matti Latvala era o terceiro da geral, a meros 10,8 segundos, enquanto que Ott Tanak era agora o quarto - e melhor dos não-Volkswagen - perdendo 16,5 segundos para o lider. Haydon Paddon era o quinto, e o melhor dos Hyundai, a 35,9 segundos, e com uma vantagem de 1,4 segundos sobre Robert Kubica, o sexto classificado. Thierry Neuville tinha saído para o sétimo posto, enquanto que Kris Meeke agora tinha uma desvantagem de um minuto e sete segundos, sendo o oitavo classificado.
A fechar o "top ten" estavam o terceiro Hyundai de Dani Sordo e o Ford de Elfyn Evans, a um minuto e 41 segundos do piloto da frente.
O rali da Polónia continua amanhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...