Sebastien Ogier foi o grande vencedor do Rali de Gales, que terminou esta tarde. Apesar de Ott Tanak ter feito o seu melhor, o piloto francês conseguiu controlar os ataques do estónio da Ford, acabando com 10,2 segundos de diferença entre ambos. Quanto a Tanak, não só repetiu o seu melhor resultado de sempre, como ainda conseguiu uma vitória na Power Stage, na frente de Andreas Mikkelsen e Thierry Neuville, que ficou com o lugar mais baixo do pódio, a um minuto e 35 segundos do vencedor.
“A principal prioridade era a conquista do título de construtores neste fim de semana e eu só tenho que agradecer à equipa, porque trabalhou muito para conseguirmos esta vitória. Não foi fácil, tive de andar no limite porque o Ott andou durante toda a prova a voar, foi muito consistente e eu preocupei-me em não cometer erros e fazer um rali perfeito para conseguir vencê-lo“, sublinhou Ogier no final da última especial do rali.
Com mais seis especiais para cumprir nesta última etapa, o Rali de Gales começou com Ogier a andar em modo de gestão, aproveitado por Tanak para atacar a liderança e vencer o máximo de especiais possivel. E ganhou todas neste domingo!
Começou por vencer na primeira passagem por Clocaenog, mas a vantagem para Ogier foi de 0,6 segundos. Anders Mikkelsen foi o terceiro, a 0,8 segundos, e Jari-Matti Latvala o quarto, a 1,8. A seguir, Tanak repetiu a vitória em Brenig, desta fez com um avanço de 3,5 segundos sobre o francês da Volkswagen.
Tanak continuou a atacar e venceu na primeira passagem por Alwen, a terceira consecutiva, tirando mais 3,8 segundos para Ogier, empatado a Hayden Paddon em termos de tempos. A mesma coisa na segunda passagem por Clocaenog, desta vez com uma vantagem de 2,1 segundos sobre Kris Meeke, com Ogier a ser quarto, a 2,9 segundos. Por esta altura, a diferença tinha-se diminudo para 23 segundos, mas apenas um azar é que tiraria a vitória ao francês, pois este estava definitivamente em modo de gestão.
Com a vitória na segunda passagem por Alewn e na Power Stage, Ogier foi o grande vencedor por meros 10,2 segundos sobre Tanak, e ambos deram mais de minuto e meio sobre o terceiro classificado, o belga Thierry Neuville. Hayden Paddon foi o quarto, a um minuto e 54 segundos, e o último a ficar abaixo dos dois minutos. Kris Meeke teve um rali mais modesto e foi quinto, a dois minutos e 35 segundos do vencedor, e o melhor dos Citroen, na frente de Dani Sordo, no terceuro Hyundai, a quatro minutos e dois segundos do vencedor.
Jari-Matti Latvala acabava no sétimo posto, recuperando o que pode depois dos problemas no primeiro dia. Quatro minutos e 28 segundos foi a diferença, relativamente longe de Sordo, mas conseguiu superar Mads Ostberg, o segundo melhor Ford na classificação. Sebastien Lefebvre, no Citroen, e Eric Camili, no Ford, fecharam o "top ten".
O Mundial de 2016 termina a 20 de novembro, na Austrália.
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