A Lamborghini tem uma pequena história na Formula 1, e hoje anda a contá-la no seu museu em Sant'Agata Bolognese. Mas neste verão - isto vai até ao final do ano - tem uma exposição permanente sobre Ayrton Senna, onde estarão todos os carros que o piloto brasileiro guiou ao longo da sua carreira. Incluindo este: o McLaren MP4-8 modificado para lá caber o motor V12 que o piloto testou no Estoril, em outubro de 1993.
E no dia da inauguração da exposição, estiveram muitos dos nomes desse tempo. Atrás de Stefano Domanicalli estão nomes como Ricciardo Patrese e Pierluigi Martini; Mauro Forgheri e Daniele Audetto, entre outros.
Toda a gente sabe mais ou menos como foi a Lamborghini nos anos 80 e 90, onde os motores V12, construídos por Forgheri, tiveram resultados modestos em equipas como Ligier, Lotus, Minardi, Larrousse e a Lambo-Modena, onde ficaram entre 1989 e 1993. Só conseguiram um pódio, com Aguri Suzuki, no GP do Japão de 1990, em meados de 93, tentaram a sua sorte com a McLaren, com o famoso teste do Estoril.
Depois de Senna ter elogiado e incentivado a Lamborghini a fazer melhorias no seu V12, houve conversações sérias entre ambas as partes para 1994, mas no final, Ron Dennis decidiu-se pela Peugeot. E claro, a Lamborghini, que na altura pertencia ao grupo Chrysler, decidiu abandonar de vez a Formula 1. E ver esse "one-off" num museu importante para o automobilismo, é único.
Depois de Senna ter elogiado e incentivado a Lamborghini a fazer melhorias no seu V12, houve conversações sérias entre ambas as partes para 1994, mas no final, Ron Dennis decidiu-se pela Peugeot. E claro, a Lamborghini, que na altura pertencia ao grupo Chrysler, decidiu abandonar de vez a Formula 1. E ver esse "one-off" num museu importante para o automobilismo, é único.
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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...