E a Volta à Córsega acabou com um golpe de teatro, dando a vitória à Hyundai e a Thierry Neuville, a primeira do ano para o piloto belga. Quanto tudo parecia que Elfyn Evans, o galês da Ford, iria vencer nas classificativas corsas, um furo precisamente na última especial fez com que perdesse quase minuto e meio, falhando a vitória e caindo para o lugar mais baixo do pódio. Neuville acabou com uma vantagem de 40,3 segundos sobre Sebastien Ogier, que teve um rali discreto, mas acabou com 18 pontos do segundo lugar, mais um do Power Stage.
"É difícil aceitar, mas tudo bem. Aconteceu algo semelhante ao Ott [Tanak] ontem. É a natureza do automobilismo. Acho que aconteceu num pedaço de estrada no meio, um buraco de pedra ou pedra que havia levantado. Eu senti isso imediatamente. Muito inesperado. Eu tentei dirigir nele para ver se poderíamos minimizar a perda de tempo, mas ele começou a delinear seis quilômetros antes do final. Pelo menos temos o pódio, mas não é o que eu queria.", disse o piloto galês no final do rali.
"Estou muito desapontado por Elfyn, que fez um bom trabalho, mas acho que também merecemos isso. Estivemos nos esforçando o tempo todo. Não desistimos!", disse Neuville após o final da prova.
Com apenas duas classificativas até ao final do rali, os pilotos aplicaram-se nas longas classificativas corsas. Primeiro a de Eaux de Zilia, com 31.85 quilómetros de extensão, depois a Power Stage de Calvi, com 19.34 quilómetros. Na primeira, Evans aplicou-se, atacando e vencendo, deixando Ott Tanak a 8,8 e Thierry Neuville a 16 segundos, na quinta posição da especial, fazendo com que a diferença estivesse nos 11,5 segundos, e ficando com o favoritismo para a especial final.
Mas o destino foi-lhe cruel, e o furo no pior momento possivel fez perder a chance de vitória a favor de Neuville. O terceiro lugar foi uma mera consolação, pois Sebastien Ogier ficou com o segundo posto. No Power Stage, Meeke foi o melhor, com 4,5 sgundos de vantagem sobre Ott Tanak e 9,9 sobre Teemu Suninen.
No final, depois dos três primeiros, Dani Sordo foi o quarto, a um minuto e 18 segundos, conseguindo superar o Ford de Teemu Suninen, a um minuto e 24 segundos. Ott Tanak acabou em sexto, a um minuto e 40, não muito longe do carro de Esapekka Lappi, a dois minutos e nove segundos. Sebastien Loeb foi oitavo, a três minutos e 39 segundos, muito distante e ainda a sofrer os efeitos do acidente no primeiro dia. E a fechar o "top ten", a cinco minutos e seis segundos, os Toyota de Kris Meeke e o de Jari-Matti Latvala, a seis minutos e 44 segundos.
Na geral, Neuville é agora o líder, com 82 pontos, mais dois que Sebastien Ogier, com Ott Tanak a sr terceiro, com 77.
Agora, o Mundial de Ralis volta dentro de um mês, onde entre os dias 25 e 28 de abril, estarão em paragens argentinas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...