segunda-feira, 30 de outubro de 2023

WRC: Latvala elogia calculismo de Rovanpera


Kalle Rovanpera ganhou o seu segundo título neste domingo no penúltimo rali do campeonato. O piloto da Toyota acabou o rali na segunda posição, batido apenas por Thierry Neuville, mas ao longo da temporada, a sua regularidade fez com que ele nunca perdesse a liderança de vista. Com três vitórias, tantas quantas Sebastien Ogier, o finlandês participou em todos os ralis e apenas desistiu uma ocasião, na Finlândia, e nunca foi abaixo de quarto lugar, onde ficou em quatro ocasiões - Suécia, México, Croácia e Chile.  

E é por isso que o diretor desportivo da Toyota, Jari-Matti Latvala, elogiou a sua regularidade, comparando-o a Juha Kankkunen, que conseguiu quatro títulos, três deles na década de 90.  

Estou muito contente e orgulhoso do Kalle e do Jonne: eles merecem realmente este segundo campeonato. O Kalle foi incrivelmente consistente durante a época.", começou por afirmar, no rescaldo do rali da Europa Central.

"Para ele, este título foi mais difícil de ganhar do que no ano passado e o Elfyn fez um bom trabalho para manter a pressão, mas o Kalle conseguiu-o no final. Diria que a sua abordagem tem sido mais parecida com a de Juha Kankkunen, calculando e pensando nos pontos de que precisa, em vez de tentar todas as vitórias.", continuou, elogiando também Elfyn Evans pela sua determinação.

"O Elfyn também fez uma época muito boa. Precisava de ultrapassar Kalle aqui para se manter vivo. Infelizmente, não foi possível, mas ele fez tudo o que podia nessa situação. Agora que temos os três títulos garantidos, vamos regressar ao Rali do Japão sem qualquer pressão de campeonato e pedir aos nossos pilotos que lutem pela vitória”, concluiu.

O agora diretor desportivo da Toyota acha que em 2024, as coisas serão um pouco mais complicadas na luta pela renovação dos títulos por parte da sua marca devido ao regresso de Ott Tanak à Hyundai. “Com o (Ott ) Tänak na Hyundai, penso que ele está muito motivado e quer mais um título”, afirmou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...