quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Formula E: Bridgestone fornecerá pneus a partir de 2026


A FIA anunciou esta quarta-feira que a japonesa Bridgestone fornecerá pneus para a Formula E a partir de 2026, altura em que aparecerá o chassis Gen4, que em principio, permitirá um carregamento rápido dos monolugares, algo inédito até agora. A marca japonesa substituirá a coreana Hankook e será o seu regresso desde a saída da Formula 1, no final de 2010.

O fabricante japonês apresentou recentemente uma proposta para voltar a fornecer pneus na Formula 1, mas perdeu para a Pirelli no processo de concurso, que continuará a fornecer para o campeonato pelo menos até 2027.

A grande novidade no fornecimento de pneus para a competição elétrica é que produzirá dois tipos diferentes de pneus para os carros Gen4: um pneu 'base', que será um pneu com sulcos para todas as condições climáticas e "deve garantir aderência suficiente para assegurar corridas seguras em chuva leve", e um segundo pneu 'tufão' que será "obrigatório em chuva forte". Será a primeira vez no campeonato que dois tipos diferentes de pneus estarão disponíveis para as equipas da Formula E. 

Outra novidade estará na presença da Podium Advanced Technologies que fornecerá a bateria para os carros Gen4. A empresa italiana esteve anteriormente envolvida com a Glickenhaus no Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC). O propulsor dianteiro será fornecido pela Marelli. Quanto ao resto, tudo na mesma: o grupo Spark Racing Technologies continuará a fornecer o chassis, como fizera nas três gerações anteriores, desde o começo do campeonato, em 2014. 

A competição elétrica terá o seu inicio na segunda semana de janeiro, no autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...