![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiy79cf6R7k7KbiYVHMQxiOclJFXJ8gJqz-webLODl_zeN9NZ4_67LZCxne-GF_O_Qx3aZ9zGMOtEex4Bx9N8EDWksZH3DFg-r27V_HS-qgL4GYm8ICkC98F_OX3vCBrCumtG9p3O24Yx9D/s400/Austria+75.bmp)
Nesta altura do campeonato, o duelo entre Emerson Fittipaldi e Niki Lauda estava a ser imensamente favorável ao piloto austríaco, pois este tinha até então quatro vitórias, enquanto que o brasileiro detinha somente duas. Para além do mais, o Ferrari 312T já se mostrava mais fiável e mais rápido que o McLaren M23.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsfeLLzS9qgQDiGpWiZdwA_bffp52PiHepqhvtpvvfmhe7gxTkVgtF3RCFmi2Qp77xxLaVQDtDnxqB5ZTd1ohi0jJJCUTpiyPiMoybqUWZxL-dB7B6njnHec_HyVv2c1xm47ypT1G0WxHi/s400/Austria+75.jpg)
No Österreichring, o pelotão tinha alterações significativas: Rolf Stommelen regressava à actuva depois do seu acidente em Espanha, pilotando um dos Hill, o veterano neozelandês Chris Amon também regressava à competição ao volante de um Ensign, um ano depois da sua tentativa frustrada de montar a sua própria equipa e depois de algumas corridas pela agora decadente BRM. Williams e Hesketh tinham mais um chassis, disponiblizando respectivamente para o suiço Jo Volanthen e para o americano Brett Lunger, que tinha origens abastadas, tinha andado a cursar Ciência Politica na Universidade de Princeton e até tinha participado na Guerra do Vietname...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5HH0LN1sPDjZeIxLt8GhWvTsxw2UnaZi1bbWsP-MNx_aYYhEz0_jqCq8KNEoysm4peYhd7jDGS6a15QYAKhkyRwoCoWeO3cxqDWYHXPjnB08ze00diAu4NOK75iMLZ_VWrmB6ZVwiTP2o/s400/Austria+75+3.jpg)
Nos treinos, Lauda mostrava que era o homem do momento ao fazer a pole-position pela sétima vez nessa temporada, com o Hesketh de James Hunt a acompanhá-lo na segunda posição. Fittipaldi era terceiro na grelha, ao lado do surpeendente Hans-Joachim Stuck, no seu March. A terceira fila era composta pelo segundo Ferrari de Clay Regazzoni e pelo Brabham de José Carlos Pace, enquanto que Patrick Depailler era sétimo no seu Tyrrell-Ford. O segundo March de Vittorio Brambilla era o oitavo e a fechar o "top ten" estavam o segundo McLaren do alemão Jochen Mass e o segundo Tyrrell de Jody Scheckter.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhFMSNUUBdFtw2_ncKiNivd1dO2jZRPmufammMS3Fp1BOkld2funspdh75FVKdyCY0xH5YbFefz1rIlTgxKyIxI_VSCyQocgFk9HV49WxOiQTVKENYkpSdd91qNyC1GZzxwvqODrXdiMLu/s400/Donahue+75.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaBujh_kZYtIrVZLBt6_OUWdLg_zEfrD_ASav1kl15fqryhCZm8wYkec5w0UFg_oJdvXoJvUWtPYYCt8fKBchLNvIe6gkUW3JZbaRAq4KzCU6ytfcN598d_kLC-aQpmD4zPtElPvDeYzPz/s400/Austria+75+2.jpg)
Aquele tinha sido o despiste mais grave do fim de semana. Antes, Brian Henton, no segundo Lotus, tinha-se despistado fortemente após ter passado por uma mancha de óleo e batido no guard-rail, e depois o mesmo aconteceria a Wilson Fittipaldi, que também sofreria um despiste, quebrando dois ossos da sua mão direita.
No momento da partida, os organizadores avisaram que se estava a aproximar-se uma tempestade da zona do circuito, e algumas partes da pista já estavam molhadas. Sendo assim, decidiu-se adiar a partida por 45 minutos, para que as equipas pudessem ter tempo para colocar pneus de chuva. Quando tudo estava pronto, Niki Lauda arrancou na frente, com Hunt em segundo e um surpreendente Patrick Depailler em terceiro. A mesma tática usraram Brambilla e o Lotus de Ronnie Peterson, este então tinha vindo de 13º para o quinto posto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_6WWWFlrKUZwivNLbE5413_wiT_h_n8O82B3WOmKZkE3cjshmZNkTeylR3_VQtnG50bRUT1yFxxH03mLsjrKxwau0Sk_IZU7FQqC_eAJZBFn-0USzMAl4hVh8EGDhiBkLp2Llgm1VHBSk/s400/Brambilla+4.bmp)
À medida que as voltas passavam, a tempestade piorava e as condições de pista também. Na volta 29, a organização estava a ser pressionada pelo pessoal da Grand Prix Drivers Association (GPDA) para que esta interrompesse a corrida até que as condições meteorológicas melhorassem. Assim sendo, a organização acordou em interromper a corrida. A ideia era mostrar a bandeira vermelha, indicando paragem na corrida, mas na confusão, o director da prova agitou a bandeira de xadrez, indicando que a corrida estava terminada...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6-fMlU4Dfs635N2C-xlvOYXIqTCgEFiDItxON3Tl0dC7Y5Mfpt8CdSEVwIUVXfRE9BHaZI4X2zlDxywzD6B9JKXOgAtDIRcgY4TW8jhC1ABO87EqvpbIf0IgspyjNugFSgEYOennzmcnd/s400/Brambilla+2.bmp)
O GP da Austria iria ser a segunda prova do ano a levar metado dos pontos, pois esta foi interrompida a meio das 53 voltas previstas. Uma corrida atípica, sem dúvida... mas com um final triste. Na terça-feira, dois dias depois da corrida, o americano Donohue sucumbia aos seus ferimentos na cabeça. Tinha 37 anos.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário