![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgh1fN4irD3V76Cp_s9ijarrHVRz7IRhVDyug7FXYH-YuQgvFSVIPnpsb7XBKUPVifelEjlRk2MZ8rZrLuAA5BQKWlYhyxS1zwkjGpSJypGL_GAb3jjPg1PKNmfqjGuIQzTD-zpYBeIjXw/s400/benelogo.gif)
Hoje falo de uma equipa que foi em tudo diferente as normais. Tudo graças à maneira irreverente como esse grupo encarou a Formula 1. A Benetton, uma marca de roupa do norte de Treviso, no Norte de Itália, foi uma das equipas que marcou a Formula 1 durante quase 20 anos, e que revelou ao mundo nomes como
Alessandro Nannini,
Michael Schumacher e
Giancarlo Fisichella, entre outros.
Contudo, a equipa também revelou um dos mais marcantes directores de equipa dos últimos tempos: Flavio Briatore. Mas por agora, falo-vos do Benetton B186, o primeiro carro desenhado sob nova gerência.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOaineDMBtNmM6o3YD7OAeq0NtkNHuOYYQXde0psIGyzKDDnGsV7GnJoEs31iGcokXXtaybA2yh7Z3qBk8mo6npkBWhkgin7KqFFQz5J99Qwjn8ZkUgBioV_v_fi5F_rqyHzwUREh6bNk/s400/Imola+86.jpg)
Depois de uma temporada fantástica em 1984, onde revelou ao mundo o brasileiro
Ayrton Senna, a temporada de 1985 foi difícil e desastrosa. Contudo, conseguiram o apoio da Benetton, que comprou a equipa a meio do ano, mudando o seu nome na temporada de 1986. Apesar disso tudo, a estrutura não se alterou:
Peter Collins era o director, e
Rory Bryne era o projectista. Então, com esse dinheiro extra, conseguiram adquirir motores
BMW Turbo, de quatro cilindros em linha. Para além disso, podiam sustentar dois carros: para além de
Teo Fabi, a equipa foi buscar um jovem talentoso vindo da Arrows: o austriaco
Gerhard Berger.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjld4kr6E-JUFt5W3SsvTlqcX5sN6w5lV2JVT0OeIFG_gJLuXs-z-vBCu99n6Kc5PrAzSq74uKvBAYgzAkamlZKlfVwq3Xn9WE2CBZYdcmBv99QtGARql_YcubaBksP2qsVeUrTm3RD290/s400/Brands+Hatch+86.jpg)
O chassis B186 era uma evolução do
Tolerman TG185. Não houve grandes diferenças em relação à configuração, já que o motor BMW era parecido com os motores Hart do ano anterior, mas Bryne fez algumas alterações: colocou duas entradas de ar laterais e fortaleceu o chassis, no sentido deste aguentar os mais de 150 cavalos de potência que tinha o motor BMW. Para além disso, mantiveram os pneus Pirelli, e ao longo da temporada melhoraram em termos de aerodinâmica, que lhes deu excelentes resultados na segunda parte do campeonato. Mas isso explico mais diante...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvm1avY4iutNjzjEGhQHmy3fCGSmR675GwIJCnp5T5hZY_5ZEW16tXoHqJq2YSGdGYP6vvf6bbIAN1ojhkVnHyCYsBnLdTzekFLTz_oPFzlp5TtNrs0axEWP_SYv1COMaRI1FnnFJtbLE/s400/Austria+86+2.bmp)
Os carros estavam prontos na primeira corrida do ano, em Jacarépaguá, e começaram a pontuar regularmente. Em Imola, Berger levou o carro ao seu primeiro pódio, quando chegou na terceira posição. Contudo, as coisas estavam piores a meio da temporada, pois quer Fabi, quer Berger, não conseguiam terminar as corridas. Mas tudo mudou a partir da Austria: nessa corrida, a Benetton estreou uma nova asa traseira, e os resultados foram evidentes: Teo Fabi e Gerhard Berger conseguiram a primeira linha daquela corrida, com o primeiro lugar da grelha a pertencer ao italiano. Na corrida, Berger fez a melhor volta. Em Monza repetiram o feito, de novo com Fabi ao volante. Contudo, esse feito não foi traduzido em resultados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOaiZ2mQ5l9g6ID5LKkcHlAArYoBZgveOkC-SJqDTSAmMdOrn7UgGjQ6dakIMDKnjqH4rjW5FrwiB4tn19kWEjDPXzq7EwkY5Z8ZQZmcXlTaZrK21TFT2kD1yZ-Vjp-_sPCHWhfygh_Go/s400/Mexico+86.bmp)
Somente na Cidade do México é que todas essas promessas nos treinos é que deram resultados na corrida, quando Berger ganhou no
Autodromo Hermanos Rodriguez, aproveitando o facto do motor BMW Turbo funcionar bem em altitude. No final do ano, esta primeira temporada mostrou ao mundo que o dinheiro bem aproveitado resultou em excelentes resultados e um chassis potencialmente vencedor. Estava dado o mote para os anos seguintes.
Chassis:
Benetton B186Projectista:
Rory BryneMotor:
BMW Turbo de 4 cilindros em linha
Pilotos:
Teo Fabi e
Gerhard BergerCorridas:
16Vitórias:
1 (
Berger)
Pole-Positions:
2 (
Fabi)
Voltas Mais Rápidas:
3 (
Berger 2, Fabi 1)
Pontos:
19 (
Berger 17, Fabi 2)
1 comentário:
È sempre um gosto quando tenho tempo vir espreitar.Um abraço.
Enviar um comentário