A terceira etapa do Dakar 2010 ligou hoje as localidades de La Rioja a Fiambalá, na Argentina, no total de 441 quilómetros, 259 de ligação e 182 em especial. E pela primeira vez neste Dakar 2010, os concorrentes tiveram contacto com as areias, pois em pelo menos 30 quilómetros de trajecto, existia uma parte do percurso onde existiam dunas de areia, onde pilotos e motards iriam ser postos à prova.
Nas motos, o dia foi de Cyril Després. Depois de na partida, Marc Coma ter tentado recuperar algum dos 22 minutos perdidos ontem, devido à penalização, o motar francês reagiu e "puxou dos galões", vencendo não só a etapa, como deixou toda a concorrência a mais de dez minutos. Com isto, o piloto espanhol passou para a liderança, relegando David Casteu para o segundo posto.
O segundo classificado desta etapa foi... Helder Rodrigues! O piloto da Yamaha voltou a dar uma boa demonstração do seu valor ao obter o segundo posto, o que lhe permite ascender provisoriamente à terceira posição da geral nas motos, o que é um excelente resultado para o piloto português.
"Estou mesmo muito contente com o dia de hoje, consegui andar sempre nos cinco primeiros e nos últimos quilómetros de areia senti-me bem e ataquei sem medo. A minha Yamaha WR 450 esteve à altura, consegui fazer uma boa navegação e fisicamente estou bem. Para esta fase do Dakar não podia pedir mais!", afirmou o piloto da Yamaha em declarações captadas pelo Autosport português.
O piloto credita o seu sucesso à preparação que fez nas vésperas do Dakar em Marrocos, onde treinou muito nas dunas de areia daquele país africano: "Fiz centenas de quilómetros em areia ao ritmo de corrida no Sul de Marrocos no treino final para este Dakar e agora sinto que valeu mesmo a pena", concluiu.
Quanto a Paulo Gonçalves, depois de um mau dia de ontem, onde problemas eléctricos o fizeram perder muito tempo, no dia de hoje o piloto da Yamaha rodou nas posições da frente. Sempre entre a quarta e a sexta posição na etapa, entre o km 38 e 175, e no final terminou a etapa na terceira posição, logo atrás de Helder Rodrigues. Apesar de ser um excelente resultado que mesmo assim não colmata muito o dia difícil que teve ontem.
Já na parte dos carros, a etapa foi algo aziaga para os Volkswagen. O vencedor de 2009, o sul-africano Giniel de Villiers e o brasileiro Mauricio Neves tiveram problemas e atrasaram-se. Isso foi bem aproveitado por Stephane Peterhansel, que a bordo do seu BMW, venceu a etapa e colocou-se no comando do rali, superando Carlos Sainz, que foi segundo na etapa, em mais de quatro minutos e o qatari Nasser Al-Attiyah.
Quanto a Carlos Sousa, o piloto português da Mitsubishi terminou a etapa no décimo lugar, a 39 minutos e dois segundos de Peterhansel e é agora o sexto na geral, apesar de ter perdido algum tempo. Já no caso de Miguel Barbosa, o piloto da Mitsubishi terminou a etapa na 18ª posição, depois de ter tido problemas com a temperatura da água, o que lhe provocou um sobreaquecimento do seu motor. Na classificação geral, está também na 18ª posição. Ricardo Leal dos Santos, num já antigo BMW X5, foi 14º na etapa, a subiu ao 12º posto da geral.
Quem também merece nota de destaque é o brasileiro Guilherme Spinelli. Navegado pelo português Filipe Palmeiro, o outro Mitsubishi da JMB Stradale acabou a etapa na 10ª posição, subindo até ao oitavo posto da geral. Com o "desaparecimento" de Mauricio Neves, agora Spinelli é o melhor colocado dos pilotos brasileiros neste Dakar.
Amanhã a 4ª etapa do Dakar ligará Fiambalá e Copiaco, no Chile, e irá atravessar a cordilheira dos Andes, subindo acima dos 4.000 metros, antes de regressar ao mais absoluto deserto. Terá um sector selectivo de 203 quilómetros contra o cronómetro, e decorrerá na sua maioria em areia, logo, mais dificuldades para os pilotos em prova.
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