Acabada a corrida de Xangai, agora todos tem um pensamento em mente: como chegar à Europa? É certo que dentro de três semanas acontecerá o primeiro GP europeu, em Barcelona, mas para que isso aconteça, os aviões que transportam o material das equipas têm de chegar lá. E do paralelo de Barcelona, os aviões não podem voar, por causa das cinzas vulcãnicas do Ejyafjallajokull. Sim, decorem este nome, pois isto não vos vai sair da vossa cabeça por muito tempo. Hoje, 25 países europeus têm o seu espaço aéreo totalmente encerrado.
Querem um exemplo? Soube esta tarde que o GP do Japão de Moto GP vai adiado para Outubro. Devia acontecer na semana que vêm, mas como não se pode voar de Londres, e não se sabe como e quando esta crise vai acabar, foi mais prudente adiar a corrida de Motegi para Outubro. Isso era algo que se falava durante o fim de semana de Xangai: fazer já as corridas de Singapura e Japão, em troca de Espanha e Mónaco.
Os pilotos, por enquanto, encaram tudo isso com algum humor. Sebastien Vettel disse que alugaria um carro e voltaria para a Europa, enquanto que Fernando Alonso sugeriu que fizesse isso... a nado. Mas com os dias a passar, as companhias aéreas, que perdem centenas de milhões de dólares por dia devido aos milhares de vôos cancelados, começam a desesperar. Algumas companhias estão a testar os aviões para saber se conseguem voar, mesmo com esta concentração de cinza. Os primeiros testes foram encorajadores.
Espero que a FIA e Bernie Ecclestone tenham um belo "plano B" para ver como irão contornar a cinza vulcãnica, pois esta veio para ficar.
Querem um exemplo? Soube esta tarde que o GP do Japão de Moto GP vai adiado para Outubro. Devia acontecer na semana que vêm, mas como não se pode voar de Londres, e não se sabe como e quando esta crise vai acabar, foi mais prudente adiar a corrida de Motegi para Outubro. Isso era algo que se falava durante o fim de semana de Xangai: fazer já as corridas de Singapura e Japão, em troca de Espanha e Mónaco.
Os pilotos, por enquanto, encaram tudo isso com algum humor. Sebastien Vettel disse que alugaria um carro e voltaria para a Europa, enquanto que Fernando Alonso sugeriu que fizesse isso... a nado. Mas com os dias a passar, as companhias aéreas, que perdem centenas de milhões de dólares por dia devido aos milhares de vôos cancelados, começam a desesperar. Algumas companhias estão a testar os aviões para saber se conseguem voar, mesmo com esta concentração de cinza. Os primeiros testes foram encorajadores.
Espero que a FIA e Bernie Ecclestone tenham um belo "plano B" para ver como irão contornar a cinza vulcãnica, pois esta veio para ficar.
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