segunda-feira, 23 de março de 2020

Motores e o Coronasvirus: As novidades do dia 23

As novidades desta segunda-feira tem a ver com o adiamento do GP do Azerbeijão, previsto para o dia 7 de junho, devido à pandemia mundial do coronavirus. Os rumores apareceram no final de semana, primeiro com a suspensão de vistos para o país, depois chegou-se a dizer até que ele poderia ser cancelado, pura e simplesmente. No final, é um adiamento sem data marcada, provavelmente para 2021 ou mais adiante.

Com isto, o calendário da Formula 1 está reduzido a 14 corridas marcadas ainda nas suas datas originais, o número mais baixo desde 1980. Contudo, como provavelmente o GP do Canadá será também adiado, bem as corridas em França e Grã-Bretanha, é altamente provável que o calendário seja baralhado e voltado a dar, ou seja, haja um mini-calendário com as provas possiveis, ainda este ano, ou então uma super-temporada 2020-21, com as 23 corridas programadas inicialmente, o que seria algo mais complicado de se realizar. 

Entretanto, no WRC, os organizadores do Rali de Portugal estão à espera do mês de abril para saber se haverá condições para a sua realização na data prevista. Em declarações aos site Dirtfish.com, Oliver Ciesla, o promotor do WRC, revelou que o deadline para decisões "será a primeira semana de Abril, quando a maior parte dos governos tomarão novas decisões e novas previsões relativamente à situações em que os países se encontram."

Carlos Barbosa, o presidente do Automóvel Clube de Portugal, já tinha dito que estava à espera da evolução da situação para tomar alguma decisão sobre o possível adiamento da prova, e que ainda era cedo para tal. 

Por outro lado, no Europeu de Ralis, a prova das ilhas Canárias foi adiada para dezembro, no novo calendário da competição. Agora, a prova começa no final de meio, na Letónia, enquanto o rali dos Açores passou para o fim de semana de 17 e 19 de setembro, depois de ter sido remarcado de março. 

Por agora, é tudo. Mais tarde haverá nova atualização.

Sem comentários: