segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O piloto do dia - Jean Behra

Hoje falo de um piloto que tanto podia ser genial, como podia ser medíocre. Começou a carreira nas motos, mas um dia descobriu que adorava correr em automóveis. Nunca ganhou, mas deixou marcas. As circunstâncias da sua morte, em Berlim, levaram a que o circuito AVUS não mais fosse usado para corridas. Hoje falo de Jean Behra.

Nascido a 16 de Fevereiro de 1921 (teria 87 anos se fosse vivo) em Nice, Behra era de baixa estatura e de personalidade turbulenta. Começou a correr no motociclismo em 1938, mas a II Guerra Mundial adiou a sua carreira competitiva até 1946, altura em que voltou ao motociclismo, às mãos de uma Moto-Guzzi, onde foi campeão nacional por quatro vezes consecutivas (1948-51).

Um dia, estando ele numa rampa no Mont Ventoux, Behra esxperimentou um Maserati, onde descobriu que se dava bem pilotando uma dessas máquinas. Sendo assim, fez a transição para os automóveis, e em 1950, concorreu no Rally de Monte Carlo, com um Renault 4cv, com resultados satisfatórios. No final de 1951, era contratado pela Gordini para pilotar na sua equipa de fábrica, no Mundial de Formula 1. Na sua prova de estreia, no GP da Suiça, surpreendeu tudo e todos ao chegar na terceira posição. Após isso, conseguiu um quinto lugar em Nurburgring, chegando no final dessa temporada na 11ª posição, com seis pontos.

Em 1953, continua na Gordini, mas a falta de potência desses carros faziam com que fossem constantemente batidos pelos Ferrari e Maserati, fazendo com que não alcancasse qualquer ponto nesse ano. As coisas não melhoraram em 1954, apesar de ter ganho o GP de Pau, uma prova extra-campeonato. Na Formula 1, o melhor foi uma volta mais rápida no GP de Inglaterra. Como na altura, isso dava pontos, conseguiu 0,14 pontos(!), pois o seu tempo foi compartilhado por mais seis pilotos...

Frustrado, mudou-se para a Maserati no final desse ano. A temporada de 1955 mostrou-se ser melhor, com um pódio no Mónaco (partilhado com o italiano Cesare Perdisa), um quarto lugar em monza e um quinto lugar na Belgica (partilhado com o argentino Roberto Mieres). no final do ano, conseguiu seis pontos e o nono lugar da geral. Foi nessa altura que passou a ser conhecido como um homem de sorte, desafiando constantemente a morte: três anos antes, em 1952, liderava tranquilamente a Carrera Panamericana quando o seu carro despistou e caiu de uma altura de 25 metros, safando-se com meras contusões. em 1955, teve um grave acidente na TT Race, onde perdeu uma orelha, mas mesmo assim, continuou a correr!

A temporada de 1956 foi a melhor de sempre de Behra. Começou em Buenos Aires, onde foi segundo classificado, atrás de Juan Manuel Fangio, que partilhou o seu carro com o italiano Luigi Musso. As boas performances continuaram no Mónaco, França, Inglaterra e Alemanha, onde acabou em todas essas corridas na terceira posição. Uma grande temporada, que só faltou uma vitóroia oficial, que tanto procurou, mas que nunca alcançou. No final, o quarto lugar na geral, com 22 pontos, foi o corolário de um grande ano.

Continuando a correr em 1957 pela Maserati, julgava que seria finalmente o primeiro piloto da marca, mas a chegada de Juan Manuel Fângio impediu que alcancasse esse estatuto. O melhor que conseguiu nesse ano foi um segundo lugar em Buenos Aires, não mais pontuando nesse ano. No final da temporada, terminou na 11ª posição. No final da temporada, sai da equipa oficial.

Em 1958, aceita correr na equipa oficial da BRM, mas esta não vai à Argentina, portanto, teve que ir correr num Maserati 250F inscrito por um corredor privado, Ken Kavannagh. Termminou na quinta posição, e quando finalmente ingressou na equipa oficial, as suas prestações foram frustantes, apesar de um pódio na Holanda e de um quarto lugar em Portugal. No final da temporada, os nove pontos deram-lhe o 11º lugar no campeonato.

No inicio de 1959, Behra é contratado pela Ferrari para correr na sua equipa oficial. começa bem o ano, acabando em segundo nas 12 Horas de Sebring, ao volante de um Ferrari 250 TR, e quando correu com o Ferrari 246 de Fórmula 1, venceu a prova extra-campeonato BARC 200, em Aintree, na Inglaterra. Foi o quinto no GP da Holanda e desitiu no Mónaco. Contudo, o seu fim começa no GP de França: retirado devido a problemas no motor, Behra desentende-se com o Chefe da equipa Ferrari, Romolo Tavoni. No calor da discussão, o temperamento instável de Behra veio ao de cima: socou Tavoni, e foi imediatamente despedido da marca.

Sem carro, virou-se imediatamente para a Porsche, que lhe deu um carro para competir nas provas de Turismo. Contudo, nessa altura, Behra tinha establecido amizade com Valério Colotti, que lhe fez um chassis com o seu nome, o Behra-Porsche. Ele queria pilotá-lo no GP da Alemanha, no circuito berlinense de AVUS, mas antes, tinha que participar numa prova de Turismos a bordo de um Porsche oficial, a 1 de Agosto desse ano.

Contudo, essa corrida foi disputada debaixo de chuva, o que tornacva as condições do circuito demasiado perigosas, especialmente nas curvas. Na terceira volta dessa corrida, quando Behra seguia em terceiro, atrás do sueco Jo Bonnier e do alemão Wolfgang Von Trips, entrou numa das curvas a mais de 150 km/hora, quando perdeu o controlo do carro e voou para fora do circuito. Nesse dia, a sorte de Behra acabou. Projectado para fora do carro, bateu com a cabeça num poste de iluminação, tendo morte imediata, aos 38 anos de idade.


A sua carreira na Formula 1: 53 Grandes Prémios, em oito temporadas (1952-59), nove pódios, uma volta mais rápida, 51,14 pontos.

Behra foi enterrado em Nice seis dias mais tarde, com mais de 3 mil pessoas a assistir ao serviço fúinebre. Entre os presentes foi notada a ausência de qualquer representante da Ferrari, pois ainda havia animosidade em relação a ele. Contudo, o seu legado turbulento ficou presente por muitos anos nas mentes de muitos jovens lobos, que mais tarde tiveram distintas carreiras na Formula 1. Entre os que tiveram Behra como exemplo foi Patrick Depailler, que numa ironia cruel, morreu exactamente 21 anos depois dele, também num circuito alemão.

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