Entre as dezenas de pilotos italianos que apareceram na Formula 1 durante a década de 80 e inicio dos anos 90, em muitas das equipas italianas que surgiam no pelotão da Formula 1, este piloto era considerado como um dos mais promissores da sua geração. Contudo, apesar de alguns bons resultados, o seu potêncial nunca foi aproveitado, e a sua carreira foi encerrada de uma maneira muito imerecida, naquela que é considerada como a pior equipa de sempre. Hoje falo de Alex Caffi.
Baptizado como Alessandro Caffi, nasceu a 18 de Março de 1964 na cidade de Rovato, no norte de Itália. Começa a correr no karting em 1980, e em 1984 começa a correr na Formula 3 italiana, classificando-se na terceira posição do campeinato de 1986. Nesse ano, estreou-se pela Osella no GP de Itália daquele ano, onde terminou na 11ª posição. Isso foi suficiente para continuar na equipa a tempo inteiro na temporada de 1987, onde a equipa raramente escapava do fundo do pelotão.
Contudo, em 1988, uma nova equipa iria aparecer no pelotão da Formula 1, a Scuderia Itália. Usando um chassis Dallara, Caffi alcançou boas colocações, como um sétimo lugar no GP de Portugal, mas falhou qualquer classificação nos pontos.
Contudo, no ano seguinte, as coisas melhoraram bastante. Caffi consegue a sua melhor classificação no GP do Mónaco, terminando na quarta posição, e no Grande Prémio seguinte, em Phoenix, estava a caminho de um pódio, quando foi posto fora de pista... pelo seu companheiro Andrea de Cesaris! Na corrida seguinte, no Canadá, termina na sexta posição, e no GP da Hungria, consegue a sua melhor qualificação de sempre, partindo da terceira posição da grelha. No final, terminou na sétima posição, pois a Pirelli não tinha na altura pneus suficientemente competitivos. No final da temporada, classificou-se na 19ª posição, com quatro pontos.
Em 1990, muda-se para a Arrows, que na altura tinha conseguido um contrato com a Porsche para desenvolver motores V12. Nesse ano, Caffi fez alguns bons desempenhos, culminando com um quinto lugar no Mónaco. Contudo, no GP de Portugal, no Estoril, Caffi é protagonista de um acidente grave, que leva à interrupção da corrida a dez voltas do fim. No final da temporada, fica na 16ª posição, com dois pontos.
O ano de 1991 revela-se um desastre: os motores Porsche são demasiado pesados e não são potentes. Alex Caffi e o seu companheiro Michele Alboreto, vêem-se a braços com sucessivas não-qualificações, e para piorar as coisas, Caffi sofre um grave acidente de viação, onde fratura o seu maxilar, ficando de fora durante quatro corridas, e substituido pelo sueco Stefan Johansson.
Quando voltou, a Arrows não o queria a conduzir na equipa, pois estava contente com Johansson. Conseguiu o seu lugar, gaças a uma acção do tribunal, mas no final do ano a equipa tinha anunciado que o ia substituir pelo japonês Aguri Suzuki. Com quase todas as grandes vagas fechadas, Caffi aceitou guiar pela nova equipa, surgida das cinzas da Coloni: a Andrea Moda.
Contudo, e aquipa iria ficar na história como uma das mais falhadas equipas da Formula 1, e o melhor exemplo disso foi na corrida inicial, na Africa do Sul. A FIA achava que a Andrea Moda era uma nova equipa, mas Sasseti achava que não, e recusava a pagar a taxa de inscrição. Na sexta-feira, dia dos primeiros treinos oficiais, a FIA obrigou a equipa a sair do circuito, e Caffi apenas deu algumas voltas. Após falharem a participação no México, ele saiu fora de vez.
A sua carreira na Formula 1: 75 Grandes Prémios, em sete temporadas (1986-92), seis pontos.
Após a sua carreira na Formula 1, Caffi tentou a sua sorte em várias categorias, como os Turismos italianos e espanhois, correu no IMSA GT, nos Estados Unidos, e chegou a testar um carro da IRL em Pikes Peak. Contudo, nos últimos anos, competiu nas Le Mans Series e no campeonato italiano de GT, a bordo de um Porsche 911 GT2, onde se tornou campeão em 2006.
Fontes:
1 comentário:
Grande Caffi, gosto dele!
agora Speeder_76, estou procurando e não estou encontrando, você tem alguma foto de Johansson na Footwork,ele substitui caffi por 4 GP's, mas só conseguiu classificação no gp do Canada. Vasculhei a Internet e não achei, tens alguma foto???
Saudações Soviéticas
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