O entrevistado que trago aqui hoje, e outro dos primórdios deste blog. Acho que foi o primeiro que posso dizer que se inspirou em mim para fazer o dele, e desde então, correspondemo-nos regularmente. O blog dele, apesar de falar de automobilismo, não trata tanto do aspecto competitivo, mas sim da parte em que ele se dá melhor, pois ele é acessor técnico na área dos lubrificantes. Casado, com 40 anos de idade, trabalhou para a Shell e Elf, no Rio Grande do Sul, depois de frequentar nos anos 90, o curso de jornalismo na Universidade Católica de Pelotas, que ficou a meio.
Recentemente, terminou o contrato com a Elf, depois de sete anos de dedicação. Mas como ele diz, no final da sua apresentação pessoal: "O mundo não é dos espertos, mas sim dos dedicados". Concordo plenamente.
E já agora, respondendo a uma pergunta tua: sim, tenho o teu mail guardado. Está lá bem no fundo, mas está lá!
1 – Olá, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?
Bom Speeder, em primeiro lugar quero elogiar o teu trabalho que vem tomando espaço cada dia que passa. És um exemplo de perseverança, para nós que adoramos colocar nossas idéias na rede. Meus parabéns.
A idéia de ter uma página na internet, já vem de longas datas. Eu trabalhava em uma empresa distribuidora de lubrificantes e me admirava de ver que em pleno século 21 essa empresa não tinha página na internet. E eu pensava que tinha que fazer uma pra mim. Entao criei um domínio: http://www.saviomachado.com/. Criado o domínio, deparei-me com os preços de ter uma página. Era muito caro, quase o meu salário do mês.
Mas estava sempre de olho, visitando páginas e blogs. Mas nunca tinha visto nada que me agradace. Lá pelas tantas visitas me deparei com um tal “Continental Circus”. Logo me encantei. Tinha toda a característica do que eu queria fazer. Até mandei um email para o editor. Será que você não tem ele guardado por aí?
2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
Como eu disse, precisava criar algo com urgência. Então pensei logo no meu nome. Afinal a idéia era fazer com que meus clientes também acessassem o blog.
3 – Antes de começares este blog, já tinhas tido alguma participação em outros blogues ou sites?
Na verdade não. Nunca havia feito nem mesmo um comentário em outros blogs. No início a configuração do SM não havia nem espaço para comentários, pois eu não sabia mexer. Eu aprendi com o tempo. Olhando outros blogs.
4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?
Comecei dia 16 de junho de 2007. O número de visitas é aproximadamente 13.000.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
Para mim que não sou jornalista, tenho orgulho de olhar o blog a cada post que eu faço. Tento deixar tudo bem legal, desde o título que crio as vezes muito diferente do normal, até as fontes de minha pesquisa que deixo claro de onde vem. Mas se fosse falar de um post, especificamente, talvez sobre a Norma API (American Petroleum Institute) e suas classificações. Talvez esse tenha sido o mais trabalhoso e justamente sobre um assunto que tenho total domínio. Gostei muito de publicá-lo.
6 – Em que é que tu, escrevendo sobre Formula 1, consegues ser diferente dos outros blogs?
Pergunta difícil. Não gosto de ser igual a ninguém. Geralmente quando tenho que postar alguma coisa que sei que todo mundo vai postar igual, com fotos iguais, eu nem publico nada. Posso citar um exemplo: Quando saiu a nova Ferrari F60, eu li apenas um blog dos meus preferidos para saber sobre a escuderia italiana. O resto estava quase tudo igual. É claro que estou exagerando. Sei que é dificil de deixar de escrever sobre o assunto, até porque a Fórmula 1 é que move a maioria dos blogs que estão na minha lista.
7 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?
Visito muitos blogs e sites de automobilismo. Acabo sempre dando uma atenção especial para aqueles que temos um vínculo maior. É o caso do Blog-F1, JC Speedway, Blog do Ribeiro, BlogdoGroo, Guardrail, o próprio Continental Circus, Racing Passion, Chaparallblog e outros mais.
8 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?
Não. Realmente não lembro. Acho que foi lá por 1975. Eu brincava com um Autorama que tinha um carrinho de Fórmula 1 da Copersucar do Fittipaldi.
9 – E qual foi aquela que mais te marcou?
A corrida que mais me marcou foi quando Ayrton Senna conseguiu vencer no autódromo de Interlagos com duas marchas funcionando [GP Brasil 1991]. Fiquei emocionado de vê-lo gritando dentro do capacete.
10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?
Senna. Sua capacidade de querer superar suas marcas foi o que mais marcou para mim.
11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
Acredito que sim. Felipe teve azar esse ano. Demonstrou no período de 2008 uma maturidade impressinante. Teve sangue frio, fez o que pode para vencer. Se não fosse as atrapalhadas da Ferrari, com certeza ele seria campeão. Eu espero que ele chegue lá, mas sinceramente não gostaria que fosse num cockpit de uma Ferrari.
12 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Dificil comparação. Eu acho todos eles diferentes.
13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Acho. Hamilton fez por merecer.
14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?
Schumacher. Não preciso dizer porque né? O cara ainda é o melhor de todos.
15 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?
Gosto muito do WRC, do Dakar e Le Mans.
16 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?
Acho sim. Quisera eu ter o domínio e tempo para falar sobre eles.
17 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?
Tenho. Todo apaixonado por automobilismo que se preza tem que ter alguma miniatura né?
18 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?
Veja bem: Meu trabalho é voltado para carros. Estou literalmente ligados a eles pois vendo a parte líquida dos carros com exceção de combustível. Tive um impacto tão forte em Novembro de 2008 que me fez pedir demissão da empresa a qual eu trabalhava durante 8 anos. Agora você imagina o que deve ter acontecido com a Honda e com todas as montadoras do mundo. Até hoje tem empresa pedindo para ser comprada.
Essa crise veio forte. Mas acredito que logo teremos novidades para o mundo em que vivemos. E elas serão boas.
19 – Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador nos próximos tempos, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?
Recentemente, terminou o contrato com a Elf, depois de sete anos de dedicação. Mas como ele diz, no final da sua apresentação pessoal: "O mundo não é dos espertos, mas sim dos dedicados". Concordo plenamente.
E já agora, respondendo a uma pergunta tua: sim, tenho o teu mail guardado. Está lá bem no fundo, mas está lá!
1 – Olá, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?
Bom Speeder, em primeiro lugar quero elogiar o teu trabalho que vem tomando espaço cada dia que passa. És um exemplo de perseverança, para nós que adoramos colocar nossas idéias na rede. Meus parabéns.
A idéia de ter uma página na internet, já vem de longas datas. Eu trabalhava em uma empresa distribuidora de lubrificantes e me admirava de ver que em pleno século 21 essa empresa não tinha página na internet. E eu pensava que tinha que fazer uma pra mim. Entao criei um domínio: http://www.saviomachado.com/. Criado o domínio, deparei-me com os preços de ter uma página. Era muito caro, quase o meu salário do mês.
Mas estava sempre de olho, visitando páginas e blogs. Mas nunca tinha visto nada que me agradace. Lá pelas tantas visitas me deparei com um tal “Continental Circus”. Logo me encantei. Tinha toda a característica do que eu queria fazer. Até mandei um email para o editor. Será que você não tem ele guardado por aí?
2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
Como eu disse, precisava criar algo com urgência. Então pensei logo no meu nome. Afinal a idéia era fazer com que meus clientes também acessassem o blog.
3 – Antes de começares este blog, já tinhas tido alguma participação em outros blogues ou sites?
Na verdade não. Nunca havia feito nem mesmo um comentário em outros blogs. No início a configuração do SM não havia nem espaço para comentários, pois eu não sabia mexer. Eu aprendi com o tempo. Olhando outros blogs.
4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?
Comecei dia 16 de junho de 2007. O número de visitas é aproximadamente 13.000.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
Para mim que não sou jornalista, tenho orgulho de olhar o blog a cada post que eu faço. Tento deixar tudo bem legal, desde o título que crio as vezes muito diferente do normal, até as fontes de minha pesquisa que deixo claro de onde vem. Mas se fosse falar de um post, especificamente, talvez sobre a Norma API (American Petroleum Institute) e suas classificações. Talvez esse tenha sido o mais trabalhoso e justamente sobre um assunto que tenho total domínio. Gostei muito de publicá-lo.
6 – Em que é que tu, escrevendo sobre Formula 1, consegues ser diferente dos outros blogs?
Pergunta difícil. Não gosto de ser igual a ninguém. Geralmente quando tenho que postar alguma coisa que sei que todo mundo vai postar igual, com fotos iguais, eu nem publico nada. Posso citar um exemplo: Quando saiu a nova Ferrari F60, eu li apenas um blog dos meus preferidos para saber sobre a escuderia italiana. O resto estava quase tudo igual. É claro que estou exagerando. Sei que é dificil de deixar de escrever sobre o assunto, até porque a Fórmula 1 é que move a maioria dos blogs que estão na minha lista.
7 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?
Visito muitos blogs e sites de automobilismo. Acabo sempre dando uma atenção especial para aqueles que temos um vínculo maior. É o caso do Blog-F1, JC Speedway, Blog do Ribeiro, BlogdoGroo, Guardrail, o próprio Continental Circus, Racing Passion, Chaparallblog e outros mais.
8 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?
Não. Realmente não lembro. Acho que foi lá por 1975. Eu brincava com um Autorama que tinha um carrinho de Fórmula 1 da Copersucar do Fittipaldi.
9 – E qual foi aquela que mais te marcou?
A corrida que mais me marcou foi quando Ayrton Senna conseguiu vencer no autódromo de Interlagos com duas marchas funcionando [GP Brasil 1991]. Fiquei emocionado de vê-lo gritando dentro do capacete.
10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?
Senna. Sua capacidade de querer superar suas marcas foi o que mais marcou para mim.
11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
Acredito que sim. Felipe teve azar esse ano. Demonstrou no período de 2008 uma maturidade impressinante. Teve sangue frio, fez o que pode para vencer. Se não fosse as atrapalhadas da Ferrari, com certeza ele seria campeão. Eu espero que ele chegue lá, mas sinceramente não gostaria que fosse num cockpit de uma Ferrari.
12 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Dificil comparação. Eu acho todos eles diferentes.
13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Acho. Hamilton fez por merecer.
14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?
Schumacher. Não preciso dizer porque né? O cara ainda é o melhor de todos.
15 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?
Gosto muito do WRC, do Dakar e Le Mans.
16 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?
Acho sim. Quisera eu ter o domínio e tempo para falar sobre eles.
17 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?
Tenho. Todo apaixonado por automobilismo que se preza tem que ter alguma miniatura né?
18 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?
Veja bem: Meu trabalho é voltado para carros. Estou literalmente ligados a eles pois vendo a parte líquida dos carros com exceção de combustível. Tive um impacto tão forte em Novembro de 2008 que me fez pedir demissão da empresa a qual eu trabalhava durante 8 anos. Agora você imagina o que deve ter acontecido com a Honda e com todas as montadoras do mundo. Até hoje tem empresa pedindo para ser comprada.
Essa crise veio forte. Mas acredito que logo teremos novidades para o mundo em que vivemos. E elas serão boas.
19 – Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador nos próximos tempos, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?
Button talvez. Mas Barrichello é bem provável que ficará fora esse ano. Pode ser que me engane.
20 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?
Creio que assim a Fórmula 1 pode ser uma competiçào ao alcance de outras equipes que queiram participar e que estão em categorias inferiores. É louvável.
21 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?
Depende do ponto de vista. Acredito que esta é uma visão do piloto e não do espectador. Mas há quem se enquadre nisso ao assistir uma corrida.
22 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Sim. Já andei em kart. Mas nada oficial. O que move um piloto a correr é a sua paixão pela velocidade. Ser o mais rápido é um desafio que deve ser superado.
23 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
Talvez a vitória de Ayrton em Interlagos.
24 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
Bons tempos. Apenas bons tempos. Ficaram na história.
25 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?
Esse cara não deve ter visto Michael Schumacher.
26 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?
O tempo é muito curto durante o dia. Infelizmente não jogo em simuladores a uns 5 anos.
27 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?
Olha Speeder. A bem da verdade se alguém me indicou eu não vi. Mas acho que não. Não tenho nenhum prêmio. Eu também nunca me inscrevi em nada para ganhar alguma coisa. Até porque faço isso porque gosto. Se tivesse que ganhar algum prêmio nem sei se o deixaria exposto no SM. É bem provável que não.
28 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?
Boa pergunta. Talvez uma grelha de montadoras. Gostaria muito de ver a Volkswagen ou a Porsche na Fórmula 1.
29 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?
Hamilton foi uma surpresa em 2007 não é mesmo? Essa gurizada nova é boa. Se tiverem carros competitivos com certeza estarão no alto do podium logo logo. Eu espero que Senna consiga entrar logo. Acho que ele poderá ser campeão primeiro.
30 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?
Sinceramente não tenho. As vezes fico dias sem postar. Não há como viajar, atender os clientes em visitas, dar atenção a família e estar sempre ligado na internet lendo e publicando. Quem sabe quando eu me aposentar. Até lá acho que tudo terá mudado.
Obrigado pela entrevista. Um grande abraço a você e a todos os leitores do Continental Circus.
Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:
19 de Novembro 2008 - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
22 de Novembro 2008 - Marcos Antônio Filho (GP Series)
26 de Novembro 2008 - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)
29 de Novembro 2008 - Hugo Becker (Motor Home)
3 de Dezembro 2008 - Fabio Andrade (De Olho na Formula 1)
6 de Dezembro 2008 - Rianov Albinov (F1 Nostalgia)
10 de Dezembro 2008 - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
10 de Dezembro 2008 - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
14 de Janeiro de 2009 - Daniel Médici (Cadernos do Automobilismo)
17 de Janeiro de 2009 - Thiago Raposo (Café com Formula 1)
21 de Janeiro de 2009 - Orroe (N U R B U R G R I N G)
Grande Speeder. Ficou bem legal a entrevista.
ResponderEliminarUm abração e obrigado pela espaço!
SAVIOMACHADO
Grande Sávio!
ResponderEliminarUm dos caras mais gente boa da blogosfera!
João Carlos Viana
Puxa, dizer que espera que o Senna seja campeão na f-1 é no mínimo, muuuuuita areia pro caminhão do cara...faltou bom senso e marcou muito o espírito torcedor (do jacaré contra o tarzan)...
ResponderEliminar