sábado, 10 de janeiro de 2015

A imagem do dia

Para quem viu a corrida desta tarde, em Buenos Aires, fez-me lembrar algumas corridas do passado, especialmente aquelas que aconteceram em Montreal. As corridas no Circuit Gilles Villeneuve são miticas devido à sua imprevisibilidade, sejam elas ao sol ou à chuva. Lembro especialmente a de 1991, quando Nelson Piquet (o Nelsão, pai do Nelsinho) teve uma vitória caída do céu aos trambolhões, quando viu o seu rival e alvo de piadas, Nigel Mansell, deixado caír o motor abaixo. Piquetzão confessou depois ter sentido um orgasmo e andado a rir-se do que aconteceu ao "brutânico". Seria a última vitória da sua carreira.

A vitória de António Félix da Costa foi feliz. Feliz porque beneficiou dos azares dos outros: a quebra de Lucas di Grassi, a batida de Sebastien Buemi e a penalização de Nick Heidfeld. Não fez muitas ultrapassagens em pista, apenas deixou que os outros fizessem os seus estragos e levar o carro até ao fim. A velha máxima de "para acabares em primeiro, primeiro tens de acabar". E a única volta que conta é a última.

Mas ele não é o "rei da sorte". A sorte é preciso ser trabalhada. Não vale a pena ganhar o Euromilhões se primeiro não o registares, e o oitavo lugar na grelha é meio caminho andado para uma boa exibição. Aliás, nestas quatro corridas, nenhum dos "poleman" têm ganho até agora e nenhum dos vencedores têm conseguido repeti-la até agora. Quarto vencedor diferente, na quarta equipa diferente. E em termos de países, é o quarto a inscrever-se na lista de vencedores, depois do Brasil, da Grã-Bretanha e da Suiça. Nisto, estamos primeiro do que a França, Alemanha, Itália ou Estados Unidos!

Para o nosso piloto, espero que isto seja o principio de uma grande temporada para ele. 2014 não foi grande coisa na DTM, não sei se por causa da adaptação ou por causa do mau carro que foi o BMW. Espera-se que em 2015, o carro que terá disponivel seja melhor e que faça uma adaptação mais feliz à competição e dê os bons resultados que merece na sua carreira. E faça repensar um pouco a razão porque a Red Bull o coloca como piloto de reserva que provavelmente não vai ser usado, como é Sebastien Buemi, por exemplo...

Mesmo assim... parabéns Formiga, tu mereceste!

1 comentário:

André Candreva disse...

Paulo,

gostei da lembrança do GP do Canadá de 1991...

me recordo perfeitamente deste dia - sorte para Nelson e azar para o Mansell...

abs...