quinta-feira, 14 de setembro de 2023

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Há 15 anos, se existiam dúvidas, naquele dia anormal, assistíamos ao nascimento de um campeão. À chuva, Sebastian Vettel continuava algo que tinha começado no dia anterior, quando alcançou a pole-position. E melhor ainda, numa temporada onde Felipe Massa e Lewis Hamilton monopolizavam as atenções, os feitos da pequena equipa de Faenza baralhavam as coisas num local onde a Ferrari esperava triunfar sem apelo, nem agravo.

E melhor: o triunfo da Toro Rosso acontecia antes da equipa principal, a Red Bull. 

Mas para chegarmos ali, existe toda uma história. Que começa com a compra da Minardi pela Red Bull, no final de 2005, e mudar de nome a partir do ano seguinte, para Toro Rosso - Red Bull em italiano. A ideia era de ser uma "equipa B" para os energéticos, colocando jovens talentos na Formula 1 antes de irem para a equipa principal. Depois de ter dado lugar a gente como Scott Speed ou Vitantonio "Toino" Liuzzi, o alemão chegou no GP da Hungria de 2007, depois do piloto americano ter acabado mal a corrida anterior, com alegações de que tinha andado à porrada com Franz Tost...

Vettel tinha mostrado potencial, mesmo quando esteve "emprestado" à BMW Sauber na primeira metade de 2007. Apenas no GP da China, corrido debaixo de chuva, ele conseguiu um quinto posto, depois de na corrida anterior, em Fuji, também à chuva, ir em lugares de pódio quando perdeu o controlo do carro e bateu na traseira do Red Bull de Mark Webber em pleno período de Safety Car... 

Em 2008, a temporada começou modesto, até à entrada do STR3, no GP do Mónaco, altura em que os resultados melhoraram imenso. O alemão conseguiu ali mesmo um quinto posto, repetindo o resultado em Spa, depois de um sexto lugar em Nurburgring e dois oitavos no Canadá e na Alemanha. Quanto ao piloto, este estava feliz com a sua "Julie". Afinal de contas, tinha o seu melhor carro até então. 

E depois, chegou Monza. 

A qualificação foi corrido debaixo de chuva, algo que muito raramente se vira naquele circuito, porque a corrida acontecia sempre no final do verão, logo, essas chances seriam muito baixas. Mas ali, a chuva fez a sua aparição, e enquanto gente como Hamilton cometia erros, já o alemão fazia tudo bem, e conseguiria ali a sua primeira pole da sua carreira. A idade? 21 anos e dois meses, o mais novo de sempre. E a primeira fila poderia ter a companhia do seu companheiro de equipa, o francês Sebastien Bourdais, mas calculou mal e ficou apenas com o quarto melhor tempo. 

O dia da corrida foi algo inédito. Nunca a Formula 1 correra Monza em condições de chuva, e a partida aconteceu atrás do Safety Car. E se a Vettel, tudo corria bem, a Bourdais, tudo corria mal. O carro "afogou-se" na volta de aquecimento e teve de largar do último lugar, uma volta de atraso em relação à concorrência. 

A partir dali, fez-se história. No final, Vettel comemorou no pódio, com Gerhard Berger, o diretor desportivo, a seu lado, feliz da vida, e nas boxes, os mecânicos, muitos dos tempos da Minardi, comemoravam como se tivessem ganho o campeonato do mundo. Pudera... naquele dia, era o triunfo dos "underdogs". Era das vitórias mais aplaudidas e mais populares da história do automobilismo. E claro, era o inicio de uma era de um piloto que iria escrever imensas páginas douradas na Formula 1. 

Ah! Já me esquecia. Com os seus 21 anos, Vettel era o piloto mais novo de sempre a ganhar uma corrida, batendo o recorde de Fernando Alonso. E a partir dali, apenas um piloto ganhará a sua primeira corrida mais novo que ele: o neerlandês Max Verstappen, que o conseguia aos 18 anos.      

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