sábado, 31 de janeiro de 2009

Speeder Questiona... Gabriel Lima (Speed N'Thrash)

Eis uma entrevista a alguém que faz uma combinação invulgar (ou nem tanto): automobilismo e “Rock N' Roll”. Gabriel Lima, algures na casa dos 20 anos, combina no seu blog Speed N’ Thrash, ambas as coisas (embora a parte da musica seja mais “heavy metal”…) de forma despretensiosa, mas do qual vale a pena a visita. Afinal de contas, as coisas no sítio em que vive (reclama a sua habitabilidade nas ilhas de Heard e McDonald…) dão para isso. Na última entrevista deste mês de Janeiro, é a vez dele.


1 – Olá, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?

Eu já lia alguns blogs e me interessei nisso. Enfim, sempre gostei de Formula 1 desde criança, e já há uns 4 ou 5 anos atrás surgiu minha paixão por música, resolvi juntar as duas e ver no que dava.


2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?

Pensei em um nome que juntasse minhas duas paixões, Heavy Metal e Formula 1, depois de pensar um pouquinho, saiu “Speed N’ Thrash”, gostei e está ai!


3 – Antes de começares este blog, já tinhas tido alguma participação em outros blogues ou sites?

Não, porém de vez enquando discutia alguns tópicos na comunidade F1 Brasil do Orkut, era divertido mas o pessoal não dava muita atenção, pois lógicamente muita gente utiliza aquele espaço. Está ai outro motivo pelo qual o blog nasceu.


4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?

Comecei no final de Julho de 2008. Coloquei um contador de visitas no meio de Novembro, ele estava pra lá de 2600 visitas, quando deu pau... (sobrecarregou e parou) já estou providênciando outro.


5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?

Bom... eu gosto das resenhas que faço, acho que consigo traduzir tudo que vem a minha cabeça ouvindo os CDs.


6 – Em que é que tu, escrevendo sobre Formula 1, consegus ser diferente dos outros blogs?

Não sei, opinião minha, tenho um olhar desencanado (aberto) sobre a coisa toda, porém sem deixar de ser embasado em bons argumentos. Quem julga isso são vocês não eu... (risos)


7 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?

O teu (sem puxar saco!), do Capelli, Fábio Seixas, Flavio Gomes, F1 Nostalgia (tomara que o Rianov volte logo!) GP Series, e o do Téo José.


8 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?

Bem... lembro-me do “looping” do Christian Fittipaldi em Monza 1993, lembro-me também de estar assistindo ao GP de San Marino de 1994, porém a primeira inteira de que me lembro com certeza de estar vendo foi o GP da Espanha de 1995.


9 – E qual foi aquela que mais te marcou?

Bem não tenho aquela... tenho aquelas (risos). Tomei a liberdade de fazer uma lista (fora de ordem) com 10, espero que não brigue comigo haha. Lá vai:

- GP da Alemanha 2000
- GP do Canadá 1997
- GP do Brasil 2003/2007/2008
- GP da Europa 1999
- GP da Bélgica 1998/2004
- GP de Mônaco 1996
- GP do Japão 2000



10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?

Senna, acho que quem era criança, como eu era, na época que o Senna morreu sempre o idealizou mais que os outros dois, pela tragédia e claro que também pelas façanhas na pista. Porém, também admiro Fittipaldi e Piquet.


11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?


Tenho um palpite que sim. Massa provou que todos nós estavamos errados a seu respeito nessa última temporada, depois do começo de ano ruim. Se continuar assim em 2009, tem tudo para se sagrar campeão, já que favorito já é, e um dos destacados.


12 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?

Bem, apenas parecido, colocaria mais com o Piquet pela boa regularidade e poder de recuperação em momentos chave.


13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?

Com certeza! Lewis Hamilton já fez e fará mais história na F1, e de certo modo acho que ele merecia esse título mais que Massa pelo arrojo que mostrou tanto em 2007 quanto em 2008. Seu arrojo tem sido para mim sempre um dos pontos altos das corridas desses últimos anos.


14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?

Michael Schumacher, claro. Não poderia ser outro, pela sua história e pelas suas conquistas. O Homem que detêm todos os recordes relevantes da F1, e eu até outro dia acordava de manhã para vê-lo correr, não há outro que tenha me marcado tanto quanto ele.


15 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?

Assisto Indy também, Fórmula Truck quando dá e Stock Car idem. Infelizmente não tenho TV a cabo aqui em casa e não consigo ver MotoGP e GP2, duas categorias que gostaria de ver.


16 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?

Acho que sim, tudo que possa enriquecer o espaço é bem-vindo. Porém como disse algumas dessas categorias não consigo ver sempre.


17 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?

Tinha algumas, porém a maioria quebraram (argh!). Sobraram duas que ainda estão inteirinhas, A Ferrari F2003-GA do Schumacher que ele ganhou o GP dos EUA de 2003 e o R25 do Alonso 2005. Ambas da Hot Wheels.


18 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?

Vi isso com grande desgosto. Quer dizer, a Honda não fazia a menor questão de ficar na F1, estava lá só pela grana e a vitrine, não fez força alguma para sobreviver a crise. Nota 0 esportivamente para o time japonês, que ainda antes de falir testou sem propósito algum Lucas Di Grassi e Bruno Senna.


19 – Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador nos próximos tempos, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?

Button certamente tem lugar garantido. Barrichello tenho lá minha dúvidas pois a garotada está ai e o pessoal lá parece não fazer muita questão que ele fique, uma pena pois fez um bom 2008 pelas limitações da Honda, e foi infinitamente melhor que Button.


20 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?

É sim, nem todas vão usar, é verdade, mas cada um é dono de seu nariz. Essa crise veio em momento ruim, a F1 estava muito bem, é realmente uma pena.


21 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?

Bem poética essa frase (risos). Concordo com o sentido dela, já que constato vendo entrevistas de pilotos e ex-pilotos que todos eles querem vencer acima de tudo. Desistir é algo que a “religião” deles não permite.


22 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?

Bem… andei algumas vezes em indoor quando era pequeno e tinha o sonho de ser piloto de F1 (risos), mas nada sério não. Porém, sei bem o que é querer vencer acima de tudo, jogo video-game com meus amigos (gargalhada)


23 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?

Gostaria de ter visto tudo, pois realmente gosto muito da Formula 1!! Mas daria destaque aos anos 70 e 80.


24 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?

Se vi? É um documento obrigatório para qualquer um que goste de Formula 1. Significa a vontade de ser melhor que o outro, aquele papo que eu falei de “religião” do piloto de nunca se dar por vencido e isso é o que faz a Formula 1 ser bonita de se ver, o arrojo e a vontade de vencer, realmente uma disputa G.Ê.N.I.A.L., colírio para olhos.


25 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?

Não diria melhor, pois os números não dizem isso. Mas Gilles é um daqueles campeões morais da Formula 1, seu arrojo e sua vontade de vencer (vide Dijon 1979, mesmo sendo pelo 2° lugar) são miticos. É um piloto para se admirar, um dos grandes, merece ser lembrado, mesmo sem ter conquistado um título mundial. Mas falar por exemplo que ele é melhor que Prost, acho demais...


26 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?

Já joguei bastante Gran Turismo F1 e Nascar, porém meu PS2 quebrou e desde esse dia não tenho jogado muito video-game, só em casa de amigos meus. Tenho o GP4, porém ele está emprestado pra um amigo que não mora aqui em São Paulo, dai faz um tempinho que não jogo, mas também já joguei bastante.


27 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?

Nada ainda, só essa entrevista (risos) e alguns amigos no meio, como Marcos Antônio, Leandrus, você e outros com quem discuti F1.


28 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?

Nem somente um nem somente outro. Garagistas tem paixão pelo esporte, porém isso não é tudo em um mundo capitalista, para que o esporte evolua é preciso de montadoras investidoras. Porém, só montadora é ruim, pois acabam enxergando a F1 apenas como um negócio. É só vermos o caso da Honda, jamais houve paixão da matriz, já que ao sinal da crise rápidamente pularam fora do barco. Mas claro, sou muito mais garagistas... como meu ídolo Eddie Jordan, que além de chefe de equipa sempre gostou de Rock!


29 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?

Nelsinho não, teve um carro médio/bom em 2008 e não fez nada de mais, além de cometer vários erros. Sinceramente ainda não sei bem o potêncial de Bruno e Di Grassi. A única coisa que os testes da Honda mostraram foi que Bruno se saiu bem sob pressão e Di Grassi nem tanto pois ficou bem atrás de Bruno. Mas não que isso diga alguma coisa são só minhas primeiras impressões sobre eles.

30 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?

Novas Seções! Estou tentando bolar outras e tenho já duas idéias na espera, é só esperar que vem coisa nova lá no blog. Quanto a Pod e videocast, ainda não. Sabe, ainda não me dou muito bem com máquinas...


Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:

19 de Novembro 2008 - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
22 de Novembro 2008 - Marcos Antônio Filho (GP Series)
26 de Novembro 2008 - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)
29 de Novembro 2008 - Hugo Becker (Motor Home)
3 de Dezembro 2008 - Fabio Andrade (De Olho na Formula 1)
6 de Dezembro 2008 - Rianov Albinov (F1 Nostalgia)
10 de Dezembro 2008 - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
13 de Dezembro 2008 - Ron Groo (Blog do Groo)
17 de Dezembro 2008 - João Carlos Viana (jcspeedway)
20 de Dezembro 2008 - Felipão (Blogspot Brasil)
3 de Janeiro de 2009 - José António (4 Rodinhas)
7 de Janeiro de 2009 - Germano Caldeira (Blog 4x4)
10 de Janeiro de 2009 - Felipe Maciel (Blog F-1)
14 de Janeiro de 2009 - Daniel Médici (Cadernos do Automobilismo)
17 de Janeiro de 2009 - Thiago Raposo (Café com Formula 1)
21 de Janeiro de 2009 - Orroe (N U R B U R G R I N G)
24 de Janeiro de 2009 - Sávio Machado (SAVIOMACHADO)
28 de Janeiro de 2009 - Javi G. (Zone F1)

5 comentários:

  1. Muito boa essa entrevista.


    P.S:Já te mandei as perguntas com as respostas e com a biografia e a foto.

    ResponderEliminar
  2. Nossa, valeu Speeder!!! muito obrigado!

    Um erro q muitas pessoas cometem é nome do meu blog... é Speed N' THrash com H(vindo de Thrash Metal, um genero do Metal) hehehehe se puder consertar agradeço!... se não for pedir muito gostaria que vc me botasse na sua barra de links ao lado... hehehehe

    Mas valeu.. sem palavras!

    ResponderEliminar
  3. ah sim... o link para o meu blog no topo da entrevista está errado, se puder consertar ficaria grato também!

    ResponderEliminar
  4. boa entrevista,o gabriel manda mto bem no blog dele, com boas análises, tanto de F1 quanto de Rock N Roll

    ResponderEliminar
  5. Gabriel:

    Só agora é que vi as tuas dicas, pois estive o dia todo fora. Já fiz as devidas correcções, e vi também que já fizeste um post da entrevista. Fixe!


    Um abraço!

    ResponderEliminar

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...