Num dia complicado para as motos no Estoril, devido à chuva intensa que cai na pista, e que levou ao cancelamentos das qualificações da MotoGP, por exemplo, e deu a Jorge Lorenzo a sua sétima "pole-position" do ano, nos bastidores confirmava-se uma noticia que alegrava os adeptos nacionais de motociclismo: o jovem Miguel Oliveira, piloto de 15 anos e que na semana passada se tornou vice-campeão da Europa de 125cc, tinha sido confirmado como piloto regular no Mundial da mesma categoria em 2011.
Segundo Domingos Piedade, o administrador do Autódromo do Estoril, a Dorna, entidade que organiza o Moto GP, estaria disposta a apoiar a entrada de um piloto português na Moto GP, e as prestações de Miguel Oliveira não tinham sido passadas em claro, dado ter sido um dos melhores no ultra-competitivo campeonato europeu, dominado há anos por pilotos espanhois. Para além disso, corre no campeonato espanhol, onde é um dos candidatos ao título.
Paulo Oliveira, pai do piloto português, confirmou à AutoSport portuguesa que as duas hipóteses são a Andalucía Cajasol, atual equipa de Miguel Oliveira no Campeonato Europeu de Velocidade (CEV) e que alinha no Mundial de 125cc com o espanhol Alberto Moncayo e o inglês Danny Webb; e o Team Aspar, tradicionalmente uma das equipas mais fortes da categoria.
Uma coisa é certa: numa categoria onde não há tradição em termos de pilotos portugueses, vê-lo por aqui é o concretizar do sonho de um adolescente que tem potencial para ser campeão. Agora resta torcer para que cresca e amadureça nestas categorias tão competitivas como esta, que em 2012 se transformará em Moto3.
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