No comunicado da FIA, pode-se ler as razões destas desclassificações:
“Durante a audiência, a(s) equipa(s) reconhecera(m) que a medição realizada pela Equipa Técnica da FIA estava correta e afirmou que o alto desgaste nas placas foi provavelmente resultado da combinação única da pista acidentada e do cronograma de corrida sprint que minimizou o tempo para configurar e verificar o carro antes da corrida." começou por afirmar.
“Os comissários observam que a responsabilidade recai sobre o competidor para garantir que o carro esteja em conformidade com os regulamentos em todos os momentos durante um evento. Neste caso específico, a derrapagem traseira na área definida no relatório do Delegado Técnico estava fora dos limites… e isso inclui a sua margem de tolerância do desgaste.
“Portanto, é imposta a penalidade padrão por descumprimento do Regulamento Técnico.” (desclassificação)
O artigo em causa é o 3.5.9, alínea e) do regulamento técnico da Fórmula 1 de 2023, que afirma:
“A espessura do conjunto da prancha medida normal à superfície inferior deve ser de 10 mm [mais ou menos] 0,2 mm e deve ser uniforme à vista. Será aceite uma espessura mínima de 9 mm devido ao seu desgaste, e a conformidade com esta disposição será verificada nas periferias dos furos designados.”
Sem comentários:
Enviar um comentário