Passaram-se duas semanas desde o final controverso do GP de Espanha, onde os comissários decidiram desclassificar o vencedor da corrida, James Hunt, devido às dúvidas que tinham sobre as dimensões da asa traseira. A McLaren tinha decidido apelar sobre o caso, mas até que se decidisse alguma coisa, a classificação da corrida espanola estava suspensa.
Nesse tempo tinha havido uma mudança na RAM, com o espanhol Emilio de Villiota a ser substituido pelo local Patrick Néve, que se estreava na categoria máxima do automobilismo. Na Hesketh, com o patrocinio dos cigarros Rizla e da revista Penthouse, tinham agora dois carros, um deles para o britânico Guy Edwards. E na Tyrrell, por fim, Jody Scheckter alinhava com o carro de seis rodas, que tinha sido estrado na corrida anterior por Patrick Depailler.
Os treinos foram dominados pela Ferrari, com Niki Lauda a ser melhor do que Clay Reagzzoni. Na segunda fila estavam o McLaren de James Hunt e o Tyrrell de Patrick Depailler, enquanto que na terceira fila estavam o March de Vittorio Brambilla e o Ligier-Matra de Jacques Laffite. O segundo Tyrrell de Jody Scheckter era o sétimo na grelha, seguido pelo Ensign de Chris Amon e a fechar o "top ten" estavam o Brabham-Alfa Romeo de José Carlos Pace e o March de Ronnie Peterson.
Aqui qualificar-se-iam 26 carros, mas havia 29 inscritos, logo haveria três pilotos que veriam a corrida de fora. E dois desses não qualificados causaram ondas de choque: o belga Jacky Ickx, que com o seu Wolf-Williams falhou a qualificação num circuito local, e o carro de Emerson Fittipaldi, que no seu carro ficava pela primeira vez na sua carreira de fora a assistir. Guy Edwards era o terceiro não-qualificado.
A corrida começou com Lauda na frente e Hunt a conseguir passar Regazzoni para ficar com o segundo posto. Mas nesse dia, o andamento dos Ferrari era fenomenal e no final da sexta volta, o suiço ficou com o segundo posto e não foram mais incomodados até ao final da corrida. Hunt ficou assim com o terceiro posto, enquanto que a acção se deslocava para os lugares mais abaixo, com a luta entre Depailler e Laffite pelo quarto posto. Até à volta 22, o lugar foi trocado pelo menos por duas vezes, altura em que o francês da Ligier atacou o terceiro lugar de Hunt e ficou com ele.
Pouco depois, na volta 29, Depailler desiste com um motor partido e Scheckter herda o lugar, que passa a ser o quarto quando Hunt desiste na volta 36 devido a uma transmissão quebrada. Atrás dele, o veterano neozelandês Chris Amon era o quinto, no seu novo chassis da Ensign, e parecia ir de novo para os pontos quando na volta 52, uma das rodas se soltou e ele bateu forte nas barreiras, ficando de cabeça para baixo, mas sem ferimentos de maior.
Tudo isso era indiferente à Ferrari, que via os seus carros a rumarem para mais uma dobradinha, a segunda do ano, depois de Long Beach. Jacques Laffite dava à Ligier o seu primeiro pódio de sempre, enquanto que nos restantes lugares pontuáveis ficavam o Tyrrell de Jody Scheckter, o Surtees de Alan Jones e o segundo McLaren de Jochen Mass.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário