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Titulo estranho, hein? Mas não. Como sabem, tenho um enorme fascinio sobre a história da Team Lotus. Já escrevi sobre vários chassis, dos pilotos que lá passaram, e o próprio
Colin Chapman, claro. Mas hoje falo sobre um chassis que nunca viu a luz do dia: o modelo 112, que deveria ter visto a luz do dia em 1995, mas que foi vitima das convulsões que marcaram os últimos tempos da mitica equipa britânica.
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Quando no final de 1990, a tabaqueira Camel retirou o seu apoio, depois de uma péssima temporada, esta ficou sem nada: motores, e patrocinio. No final desse ano, a própria equipa era dada como acabada (
só para terem um exeplo, o piloto português Pedro Chaves era uma hipótese para correr lá, mas a indefinição que se vivia nessa altura fez com que se virasse para a malfadada Coloni), mas no inicio de 1991,
Peter Collins e
Peter Wright decidiram comprar a equipa, salvando-a de uma extinção quase certa. foram buscar um jovem rapaz da Formula 3 britânica chamado
Mika Hakkinen e o inglês
Julian Bailey, e aproveitaram o chassis 107, do ano anterior, para continuar a correr em 1991.
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Nas duas temporadas seguintes, as coisas até correram relativamente bem, para uma equipa sem muito dinheiro: conseguiram 25 pontos nas duas temporadas seguintes, e no final de 1993, tinham conseguido um acordo com a Mugen-Honda para o fornecimento de motores a partir da temporada de 1994. Mas o dinheiro era pouco, as dividas acumulavam-se, e para piorar as coisas, o motor era pesado demais para aquele chassis. Os pilotos sucediam-se no alinhamento, que por causa de acidentes (
Pedro Lamy) ou por causa vil metal (
Philippe Adams). No dia a seguir ao GP de Itália, Collins e Wright pediram uma moratória para proteger a empresa dos credores, mas era como se estivessem falidos.
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Por essa altura, estava a ser desenhado o chassis 112. Desenhado por
Chris Murphy, é interessante ver que o carro não seguia o padrão que já começava a ser habitual, que era o dos narizes levantados. Pelo contrário, até o nariz era baixo e mais afilado do que o habitual. Contudo, o esquema da sua suspensão dianteira iria ser fora do padrão habitual... A ideia era de usar os motores Mugen-Honda, e os pilotos que o iriam guiar seriam os que tinham terminado a temporada anterior:
Mika Salo e
Alex Zanardi.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsr2iqfZC4rHazwKbMt5q1-hebuZeimV-VCQszzAiEEEUCBJqRvj-F3egooJAwEmwSz06WVzhqXcBh08Xcp8SUq-WTu-2AfLNi-yomodcFNPYuXRfQ2u-vHo_SqYy2XuGGFC6hfMNWn49g/s400/Lotus+112+2.jpg)
Mas a 17 de Janeiro de 1995,
David Hunt, um homem de negócios e irmão mais novo de
James Hunt (que cruiosamente, nunca guiou na Lotus) decidiu que não conseguia pagar as dívidas e fechou a equipa. O Lotus 112 nunca viu a luz do dia, excepto em modelo, e 35 anos de história chegavam ao fim. Agora, aparentemente aparece a reencarnação malaia...
1 comentário:
Cheguei a ver informações sobre o 112 ter se transformado no Pacific PR02...isso é verdade?
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