![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-1-Y3rmMFC1okxgqNg7EtpeUeijBZkisdWTB2m2NDT7ucAffsNx33dnPjfSNB8NL7ckSy7_qbPWYbn8f_yL9_si8CcfV0rQvPJR_G8kcF2sQ70txt8WUlEPgqhLqMrzgqwyhVnqwt8pM/s400/Villeneuve.bmp)
Jacques Joseph Charles Villeneuve nasceu a 9 de Abril de 1971 em St. Jean Richelieu, no Quebec, a provincia francófona do Canadá. Filho do mítico Gilles Villeneuve (1950-1982) e de Joann Villeveuve, cresceu no meio automobilistico, já que a familia vivia numa "motorhome" que o levava para os circuitos europeus. Após a morte do pai, foi para um colégio interno na Suiça e aos 17 anos, em 1988, começou a correr na Formula 3 italiana. Em 1992, foi correr para o Japão, onde foi vice-campeão de Formula 3, ganhando três corridas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPhYWBrni7eNKWAN4VRNLfa8EojFZzFPn6MMZ82qeG0SpQDu0a7IQOe9M0z_4nv-y0HoOKl2sIXPPWKhU5eVt-zRD7THMmSh8jIVNcxqm3dZMF8aCk_ztK8c_nao-T0kavmA9KE__TVcM/s400/JV_winner_Indy_500.jpg)
Foram esses resultados, aliados com a reputação do seu pai que fizeram com que Frank Williams desse uma oportunidade para testar este jovem talento de 24 anos. Depois de ter ficado impressionado, assinou um contrato de três épocas para tripular os seus carros. Um dos apelidos mais míticos da Formula 1 estava de volta!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgV6ACeQBte0Lh4ehxvmQQDtUqzx5rSVO0oYo3IVDpj6K1d2JTplQCtRBi9m8qDKPlfsMDqaR0T7RH3QP8jiP1yf9lpt2NbnZK6ue1Q2vlPGL2iBTuUieZA9qgYzGM_7jD8gbTgJzEs1lI/s400/Australia+96.bmp)
Quatro provas mais tarde, em Nurburgring, Jacques Villeneuve ganhou o GP da Europa, a sua primeira prova na Formula 1, aguentando a pressão de um Michael Schumacher no inicio da sua longa carreira na Ferrari. Iria ganhar mais três Grandes Prémios (Grã-Bretanha, Hungria e Portugal, onde fez uma espectacular ultrapassagem a Michael Schumacher na Parabólica Ayrton Senna), subiu ao pódio por 11 vezes, fez três "pole-positions" e seis voltas mais rápidas, terminando como vice-campeão do Mundo, com 78 pontos.
Para 1997, com Damon Hill Campeão do Mundo, a transferir-se para a Arrows, Jacques Villeneuve torna-se no primeiro piloto da equipa, e trabalha no sentido de ser Campeão do Mundo. Ganha sete provas, faz dez "pole-positions" e é o homem mais rápido em pista por três vezes. Contudo, o seu mais forte competidor, o alemão Michael Schumacher, levou a decisão do título até à última prova do Campeonato, no circuito andaluz de Jerez de la Frontera.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpQbporZ0r0qNAZKZrx52BybxXWHFNaFcOp64XQJK2ZRHsAZoYvDxqq98ipgh-eOSarv9alQyUCjgJ5dDtrfg0fj2mhkpE9QoqDVr9HPi5m9eF25jM92cV5rLciaYAR8Jvv9uDbFCtnSg/s400/Jerez+97.bmp)
Em 1998, defender o título foi dificil. A Renault tinha-se retirado da competição, mas vendeu os seus motores como sendo a Mechachrome. Jacques não conseguiu mais do que dois terceiros lugares na Grã-Bretanha e na Alemanha, terminando em quinto lugar do campeonato, com 21 pontos. No final desse ano, e respondendo ao convite do seu "manager" Craig Pollock, decide ingressar na nova equipa da British American Racing (BAR).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyCODxBZTXz4qj9prnQP1vPt9z7RA3LK7BkcsR1_FrjGmwkyfNZPLJeJN1HZJkUw7FUrHgnf9ceQrpSFP9kDo7HpAPZJQokPVKMebvERQXbe_Pd2ergoXtCNrgRGkAd750Cxs6_6Z0Mn4/s400/Monza+99.bmp)
Para 2000, as coisas melhoraram um pouco. O carro ficou mais fiável, as performances foram melhores. Marcou como melhor resultado quatro quartos lugares, obtendo 17 pontos e um sétimo lugar no Mundial de Condutores. No ano seguinte, consegur chegar ao pódio em Barcelona e em Hockenheim, ambos no terceiro lugar. No final da época, consegue manter o sétimo lugar, com 12 pontos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmfYN-e1rWBCuKo-T_4QNaEJdKAwgcBzo5RwaLPXR042AGAuxSRw_cGyTCI2gMEzHNaE-Ck7EowXjdsV3PaHiR0kNiItAgouiDAkVNxA1347KH1LtgDzG55qDcyAsULL0e2nbpXwZju98/s400/Villeneuve+03.jpg)
Contudo, no final de 2004, Flávio Briatore contrata Villeneuve para correr pela Renault nas três provas finais desse ano, substituindo o italiano Jarno Trulli. A oportunidade não foi aproveitada e Villeneuve não pontuou.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3YuftcfGUEtadHmEltowoclx73q3e2zezFXf7kGLljcAJAUKTXwdhpVFPTJp7jyQMEyU2luvAC62CZ9YZUp70k_7EATmF24LfmPBFjzDuO2LqB6h_4AC1C0Dc2V1O1OyyuKBtQ2tT6wM/s400/Villeneuve+06.jpg)
Agora, Jacques Villeneuve está numa nova fase: correndo na equipa oficial da Peugeot para as 24 Horas de Le Mans, a bordo do 908 Diesel, vai tental algo alcançado somente por Graham Hill: juntar a vitória nas 24 Horas de Le Mans às que alcançou nas 500 Milhas de Indianápolis e no Campeonato do Mundo de Formula 1. Para além dele, outros ex-pilotos de Formula 1 o vão ajudar, como Marc Gené, Stephane Sarrazin e Pedro Lamy, para além do actual bi-campeão da CART, o francês Sebastien Bourdais.
Sem comentários:
Enviar um comentário