![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6RtTX1iNxG3pea08nK92TD96pwyDU9uHV2uNgPC7R3B9l50evlHb5VOXize_FuHhfMANzAGMgB-cSQPTMJjQT7THE6c26h1Sh0-0cYL7YLagD89KefiblMR5Qs0DaY6nZ4NbCeL2WAzo/s400/Alesi+95.bmp)
Nasceu a 11 de Junho de 1964 em Avignon, no sul de França. É filho de pais de origem italiana, mais concretamente da Sicília, que emigraram para a França nos anos 50. Começou a sua carreira nos ralis, a sua primeira paixão. Tornou-se campeão nacional na Taça Renault 5, em 1985, e no ano seguinte inscreve-se na Formula 3 francesa, onde alcança o título nacional no ano seguinte. Em 1988 começa a disputar a Formula 3000, e torna-se campeão no ano seguinte, batendo o seu compatriota Erik Comas.
Mas ainda em 1989, as suas performances não passam despercebidas aos directores das equipas de Formula 1. Ken Tyrrell foi um deles. Precisando de um substituto para Michele Alboreto, que tinha abandonado a equipa devido a problemas com os patrocinadores, Tyrrell vê em Alesi o seu substituto, já que ele era um piloto apoiado pelo seu novo patrocinador, a marca de cigarros Camel. Sendo assim, a sua corrida de estreia é em Paul Ricard, palco do GP de França. Aí, surpreende tudo e todos, ao terminar em quarto lugar, depois de rolar durante algum tempo em segundo. O resto da temporada era feito em “part-time”, pois na altura lutava pelo título da Formula 3000. Pontuou mais duas vezes, em Monza e Jerez, terminando este primeira temporada com nove pontos, dando-lhe o nono lugar da tabela.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyX05K8cVz415KIumhdDyf9t0Xkx9hm-4JuK2eWQ8Y4dDH3HF8dqYFoK8Y0RW4CVNJ8fIH_8wwSgWnbhehXbtUbpMi0N9Ru4QjEpWmrF6LKMaj3AI4EiaiWeZDSLnfo9yxOvzhz_MhRYs/s400/Alesi+91.bmp)
No final desse ano, Williams e Ferrari querem os seus serviços. Alesi assina pela equipa de Grove, mas a Ferrari acena-lhe com uma oferta melhor: apela ao seu coração. Ao francês agrada-lhe também correr ao lado do seu ídolo, Alain Prost, e aceita a oferta de Maranello. É por causa deste acordo que a Williams tem exposto um Ferrari 640 no seu museu…
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjV_2u25SCnUXzyV2r6idqtzTklf2PhjSHXaAnfgSE550fY_S_fcjqajzsjNf_XpcaXyAjnB_ILjPw4QtENS7D1abuNdVrd489v5xW-UyVR0L5c7mtRQ1W_ZTUmtgLnpo_GlM9ttWJnPZY/s400/Alesi+91.jpg)
Em 1992, com a saída de Alain Prost, Alesi torna-se o primeiro piloto da equipa, mas o F92A é um desastre, que faz com que a equipa tenha a sua pior performance em 12 anos. Alesi salva a face com dois terceiros lugares em Espanha e no Canadá, e no final da temporada, o francês leva 18 pontos para a Ferrari, e o sétimo lugar da geral.
(continua)
1 comentário:
Sou fã do Alesi. Sempre tive uma "panca" com os pilotos Franceses, e quando chegou a fez de "substituir" o meu idolo (Prost), a opção natural foi para o Alesi!
Enviar um comentário