![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjw525G9H14Ke3FvlOtAJzfkf9kOUNGG0Mn1w3kD6Xb71VsgVJ8U21gsgSc4rzKVsq7_fF66UkFkdCE-Hhrsth7nGhE9pGuxXXE7yKdZefJs6ifr5Zx_c7UvftbvqTWqtLzXQJ15Fu8dmy1/s400/Marimon.jpg)
Filho de Domingo Marimon, um corredor argentino da categoria Turismo de Carretera nos anos 30 e 40, Onofre Agustín Marimón nasceu em Zárate, cidade próxima a Buenos Aires, no dia 19 de Dezembro de 1923. Sua família mudou-se durante a sua infância para a cidade de Cosquín, na região de Córdoba, onde ele começou a participar de provas de estrada, juntamente com seu pai, no início dos anos 1940.
A sua primeira vitória aconteceu numa prova de 860 quilometros disputada em Mar del Plata, em 1949, ao volante de um Chevrolet. No ano seguinte ele começou a correr na categoria Mecânica Nacional, com um Volpi-Chevrolet que havia pertencido a Juan Manuel Fangio, conquistando três vitórias. No final do ano, foi o quarto colocado no GP de Paraná e o sexto colocado no GP Presidente Alessandri, no Chile, pilotando uma Maserati 4 CL. Nessas duas corridas começa a enfrentar pilotos já consagrados, como Juan Manuel Fangio, José Froilán González, Roberto Miéres e o francês Louis Rosier.
Entusiasmado com o desempenho de Marimón, Fangio resolveu levá-lo para a Europa em 1951. A sua estreia na Formula 1 será no GP da França, com uma Maserati da Scuderia Milano. A sua corrida não teve muitoa história: abandona após um motor partido. Participou ainda nas 24 Horas de Le Mans, fazendo dupla com José Froilán González, ao volante de um Talbot Lago T-26 GS, sem conseguir terminar a prova devido a problemas no radiador.
Em 1952 Marimón volta a Argentina, para participar em provas de Mecânica Nacional, conseguindo algumas vitórias. Participou ainda do GP de Montevidéu, extra-campeonato, onde chegou na sexta posição, pilotando uma Ferrari 125.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilG7d2iHmKASGhLrb5uk2QDb3HOHsvbQHz4JExz-zLZ0JtKzCSIw8V8Tz25U06Y1JMBmJwmlVWFKLWGGU2Tp-d3e6fCyjY-dknz9dr4PMW_uPhXP7dni_Tjauf0cIAWcWqzS8EjP_HbxaL/s400/Marimon+2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhouga9ZjJ_KLA4IDiFFifsuxP3vltuVCP9dM5gaoj-wCmh4TRGMmMDcPs2yppDVbjRppxKIH3Trvh2Un8uDBKpokHAlUtx2BzfqIb7-NiPotijoTaft_RGNfrrRU65ydMOq1R2teITW989/s400/Marimon+4.jpg)
Nos Grandes Prémios "oficiais", da Bélgica e da França, Marimon abandona devido a problemas mecânicos, mas logo a seguir, consegue um resultado excepcional no GP da Inglaterra: largando na última fila da grelha de partida, ultrapassou 25 concorrentes durante a prova e chega ao fim na terceira posição, atrás apenas dos Ferrari de José Froilán González e Mike Hawthorn, e à frente da Mercedes Benz de Juan Manuel Fangio. Para além disso, foi um dos seis corredores que fez a volta mais rápida da corrida, e como isso na altura dava pontos, recebeu a sua quota parte: 0,14. Os outros cinco que fizeram o mesmo tempo foram Fróilan González, Mike Hawthorn, Juan Manuel Fangio, Stirling Moss, Alberto Ascari e Jean Behra.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgGyyDX-a4_oH1NPVnaSlis_hyphenhyphenrguzA_gPN5EtLq-S7EIdFN5DvAutl79b1KUlw0o98ShyphenhyphenBYdpj32vXZyjD-sd-2O8-vW_KDUCpiz-yR3jbwmRyvf7rx6BdZpTuiJm7ZsdJPr6jHlj1IdZI/s400/Marimon+3.jpg)
A sua carreira na Formula 1: 12 Grandes Prémios, em três temporadas (1951, 1953-54), dois pódios, uma volta mais rápida, 8,14 pontos.
Fontes:
http://www.f1total.com.br/faster/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=3384
http://www.funof1.com.ar/tx/pi195104050_esp_maxi_.htm
http://gpinsider.wordpress.com/2007/12/19/19-de-dezembro-2/
http://fr.wikipedia.org/wiki/Onofre_Marimón
Sem comentários:
Enviar um comentário