![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyHwCxCv2WNjAauYxlDI6Wgk6IdunfHlwsGRH9pTXLZA5vg2sHxpLYRovzaA-iu72CJJKxh8CR5GOPA7FMbMsYYuSlioZzq24XJuSs64kFRUmhQ_7KZ1zR_qgAFVD_n0BDOZzW7oQ1qik/s400/Monaco+68.bmp)
A França vivia em pleno um agitado mês onde os estudantes se revoltavam e os operários entravam em greve. Contudo, no final desse mês, a situação tinha começado a voltar à normalidade, com o governo de De Gaulle a ceder nas reinvindicações, e os operários voltaram ao trabalho.
Contudo, na aristocrática Mónaco, os ecos de Paris pouco se ouviam. Estava-se mais preocupado com outra coisa: a segurança. A Ferrari decidira não aparecer nas ruas do Principado, pois ainda estava de luto pela morte de Lorenzo Bandini, um ano antes. E também não gostara muito das medidas que a organização fizera para melhorar a segurança, como o apertar da Chicane do Porto, o local do acidente fatal de Bandini, e também o ter encurtado a duração da corrida, para 80 voltas.
A Lotus e a BRM procuravam sucessores para as perdads de Clark e Spence. Na equipa de Colin Chapman, foram buscar o novato Jackie Oliver para o lugar, enquanto que na BRM, a escolha inicial era o britânico Chris Irwin. Contudo, uma semana antes, sofrera um terrível acidente nos 1000 km de Nurburgring, quando o seu Ford P68 voara, ferindo-se gravemente na cabeça. Demoraria mais de uma ano a recuperar, mas nunca mais voltaria a correr. Para o seu lugar veio Richard Attwood.
Para além destes dois pilotos, outras novas entradas iriam animar o pelotão. Na Cooper, Brian Redman estava a competir nos 1000 km de Spa-Francochamps, e foi substituido pelo belga Lucien Bianchi. Na Matra, com Stewart ainda magoado no pulso, foi substituido por um jovem piloto francês, de seu nome Johnny Servoz-Gavin.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-snKKvwo1_0G0xgEqN4S5BRoKfzDYS0g7AErRhzCoxeV6PATNNG3QMiwt_1bWOdCs6OJsswpW1fQwLB3HNucrV3adI4W6HglUWsaF1A1c4sg14ip_hyphenhyphenBkuX7V-mC3XM0eayDHRDnxwc8/s400/Monaco+68+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrMSXMd2HY4McUMAkzy9sprM-MoTz_fHAD8BAcbQQ9RJSl4zKgGUbr6JoAwfCd57wwSdZcnQoR3wRUkF6QEaz5CO8SkQkq0d9aTXB5mj8vYSFBUYb3t2RaTY9iNl5CWHJnvZ2G-82rvVI/s400/Monaco+68+4.jpg)
As primeiras voltas iriam ser pródigas em acidentes. Na volta 9, Rindt tenta ultrapassar Surtees para o terceiro lugar, mas bate nos rails e abandona. Três voltas mais tarde, foi a vez de Jean Pierre Beltoise (que estreava o novo motor Matra), a abandonar devido a colisão, e nessa altura, Jo Siffert tinha encostado devido a problemas de transmissão.
No final da 16ª volta, apenas cinco carros estavam a circular nas ruas do Principado, logo a tarefa dos pilotos agora era apenas... chegar ao fim. Hill era o líder incontestado, com Attwood logo atrás, e Hulme na terceira posição.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7DjCgrPnHqzQdpME2-l_DVIuQHD_l64TubmoZtfWUX0vQTj84QNJ7SWwNd_MSSPQmE-Kp3RcQ_ka4JS2UNNe7rRcG9Gx7PC5uQ_9dtiWGWYqyUuHtG-aeIXOoJw7Zv8UJk75l-USg3m8/s400/Monaco+68+2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeRT70iA3cp1RzyhsTPRaIR41ZjiUeP0FSLRDf0ae0t5o8ISC7g_53xSqAhs-q3BibNKSTGktIfxz-uaa05OUFhyphenhyphen0lNAHuXAw6AYnu-j12uol3Ctn50xRSwPGEgPL3ORtttX4FWtL0EEc/s400/Monaco+68.jpg)
Fontes:
1 comentário:
Alguma F1 Racing que tenho por aqui registrou a estréia dee Servoz-Gavin como uma das dez mais impressionantes da história!
Enviar um comentário