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A Formula 1 prosseguia, na temporada de 1983, na sua passagem pela América do Norte, ao visitar o
Circuito Gilles Villeneuve, no Canadá. Com oito provas disputadas, os adeptos estavam a assisitir a um verdadeiro equilibrio entre os vencedores. Só até agora, tinham visto seis vencedores diferentes em sete corridas. o unico que tinha bisado era
Alain Prost, no seu Renault, com vitórias em Paul Ricard e em Spa-Francochamps, circuitos rápidos por excelência.
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Em Montreal, a RAM estava de volta, com um carro para...
Jacques Villeneuve. Nâo o filho, mas o "oncle" Jacques, irmão de Gilles. Nâo era a sua primeira experiência de Formula 1, pois tinha tido duas anteriormente, a bordo da Arrows, em 1981. Mas tal como acontecera nessa altura, Jacques Villeneuve não tinha obtido a qualificação. A acompanhá-lo ficou o italiano
Piercarlo Ghinzani, no seu Osella.
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Enquanto isso, na frente, o Ferrari de
René Arnoux fazia a "pole-position", tendo a seu lado o Renault de Alain Prost. Na segunda fila estava o Brabham-BMW de
Nelson Piquet e o outro Ferrari de
Patrick Tambay, e na terceira fila ficavam o outro Brabham-BMW de
Riccardo Patrese e o Renault de
Eddie Cheever. O melhor dos motores aspirados era o Williams-Cosworth de
Keke Rosberg, no nono lugar da grelha.
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Na partida, Arnoux levou a melhor sobre Patrese, Prost, Piquet e Tambay. à medida que as voltas passavam, o francês do Ferrari numero 28 abria cada vez mais a sua distância em relação à concorrência, que tinha os seus problemas: o motor de Piquet explode, Alain Prost atrasa-se com um furo, e não consegue mais do que um quinto posto, e Patrese desiste um um motor partido, quando caminhava para um sólido segundo posto, ocupado no final por Eddie Cheever.
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No final, a Ferrari comemorava a sua segunda vitória do ano, e Arnoux a sua primeira, com uma vantagem de 45 segundos sobre Cheever. Patrick Tambay era o terceiro, e nos restantes lugares pontuaveis ficaram o Willims-Cosworth de Keke Rosberg (o melhor aspirado), o Renault de Prost e o McLaren-Cosworth de
John Watson.
E quanto ao campeonato... Prost liderava, agora com 30 pontos, seguido por Piquet e Tambat com 27, e Rosberg com 25. E agora, o pelotão gozava um mês de paragem, antes do GP de Inglaterra, em Silverstone, marcado para o dia 16 de Julho. E mais algumas coisas marcantes surgiriam aí...
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