![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6BLqqzYFIEgAvSi5BjNMOyNeCPB_sVJ6bZwliDKpTXTBgHaEIqSZmJoe_8esT_ZH4tnk8md-nEPSsKV2D_fAvbE1St_nRHFtoJZyZi1s6odYoz_yaGd_KcVEOKdXnZ0RUNaK8VgK1Wps/s400/Belgica+93.bmp)
Quinze dias depois da Hungria, e da primeira vitória de um filho de campeão mundial,
Damon Hill, máquinas e pilotos iam para o circuito de Spa-Francochamps, uma das mais clássicas da Formula 1, para correrem a 12ª ronda do Mundial de Formula 1 desse ano.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhy7W33gJZXzf9hwsdcFU6hLJMoidEBHUxX0rSPT14PkBdU9FgNhXwqSdCZxWUXlaQ5rk27qqP3phNrttbO-9iWXHBJj-U-KRi-Ksg77axfOks3Z_OS8fuFnon1JQjWAqVim27mT911EK4/s400/Zanardi+93.jpg)
Contudo, o fim de semana belga ficou logo afectado nos treinos livres de Sexta-feira, quando o Lotus de
Alessandro Zanardi sofreu uma forte pancada na zona do Eau Rouge, deixando-o inconsciente. O piloto italiano tinha entrado demasiado largo na curva, e quando tentou corrigir, entrou em despiste, batendo por duas vezes nos muros de protecção. Levado para o Hospital de Liége, o piloto italiano não sofreu danos físicos, mas como o cérebro teve uma violenta desaceleração, e a coordenação tinha ficado afectada, a sua temporada tinha acabado logo ali.
Algum tempo depois, o Prof. Sid Watkins, então o médico oficial da Formula 1, diria: "Parecia uma guerra. Eram pedaços de suspensão, carroçaria, pneus que vinham contra nós. Um horror. Só posso comparar com o acidente de Donelly (Martin Donelly, piloto da Lotus que terminou a sua carreira num grave acidente em 1990, no circuito de Jerez)"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiDjGftJdyZbLiWKrLdFjQ8Wi3gGn7fbKv1f0v_fwzztNx8OEzPN4kkJU1KLjA1HIj8hY2sYS6shfRl2gvvwcvjqIFviOXDrRzf1nfzFHvtKdPS4j7RJdRUY2BIebcej16LDbbkctRk9k/s400/Belgica+93+2.bmp)
Passado o susto, os treinos prosseguiram normalmente, com
Alain Prost a ser o melhor, seguido pelo seu companheiro de equipa, Damon Hill. Na segunda fila,
Michael Schumacher fica em terceiro, tendo a seu lado o Ferrari de
Jean Alesi. Na terceira fila ficava o McLaren de
Ayrton Senna e o supreendente Footwork- Mugen Honda de
Aguri Suzuki.
Na partida, Prost foi o melhor, seguido por Ayrton Senna, que conseguira passar Schumacher e Hill no gancho de La Source. Aliás, o piloto alemão teve problemas com a caixa de velocidades na partida e caiu muitas posições, efectuando uma corrida de recuperação. Atrás de Hill, seguia agora o Ferrari de Alesi e os Footworks de Suzuki e de
Derek Warwick.
Na quarta volta, o Ferrari de Alesi para, devido a problemas com a suspensão activa, e o piloto vê assim concluida a sua presença na corrida belga. Quem também tinha parado, mas na volta inicial, tinha sido o belga Thierry Boutsen, no seu Jordan-Hart. Para o piloto da casa, que tinha iniciado a sua carreira exactamente no mesmo sítio, dez anos antes, esta seria a sua última corrida.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjif0qtDi6Kz7xKv44760caJTu0dU7ChHuDzSZ_lzmWPanHY9y9fgJf8__CFD8EadjJTS8MxbV48JhGk-Yv2gj4Zdv1wG2Nzn5FEX51H6txRZtZ_Owy00lbWahTi_qUYxmVN1YEdccLwqY/s400/Belgica+93+2.jpg)
Entretanto, Schumacher recupera do atraso na volta inicial, ganhando posições atrás de posições. Quando os Williams pararam, Hill saiu melhor do que Prost e tomou conta da liderança. Schumacher, que tinha chegado à quarta posição, aproveita a troca de pneus para passar Senna para o terceiro lugar, e partir ao encalço dos Williams. Na 32ª volta, acontece algo inédito: Schumacher passa Prost e alcança o segundo lugar!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlY5h5iamCfIg5Uk2sVdCaLMo_-HNBIYiAJF3opQjW6h9FGIWB5vHOtsL1FbCPi9ReZ7jrInFNCEULYxAKigp2wT5L05YAP714jvKP3fISjJQxOD4_7Z3idPXr9H4tqX-_SV78UCWOD9M/s400/Belgica+93+3.bmp)
Contudo, esta sensacional corrida do piloto alemão foi insuficiente para apanhar Hill, pois este estava impecável na liderança, a caminho da sua segunda vitória na carreira, e esta de uma forma mais convincente do que na primeira vez, na Hungria. Depois de Schumacher e Prost o acompanharem no pódio, os restantes lugares pontuaveis foram ocupados pelo McLaren de Senna, o Lotus de
Johnny Herbert (seria a última vez que um carro da mítica marca de Colin Chapman pontuaria...) e o Benetton de
Riccardo Patrese.
Fontes:
Santos, Francisco - Formula 1 1993/1994, Ed. Talento, Lisboa/São Paulo, 1993
http://www.grandprix.com/gpe/rr544.htmlhttp://en.wikipedia.org/wiki/1993_Belgian_Grand_Prix
2 comentários:
Speeder,
Os pilotos brasileiros precisariam ter um Blog interativo como o do Álvaro Parente que é bem eficiente.
1abraço
Não foi mostrado ao vivo ou num replay como Michael Schumacher ganhou a 3ª posição de Ayrton Senna.
Num arquivo de revisão da temporada de 1993 de Fórmula 1 é mostrado na câmera onboard da Benetton de Schumacher como o piloto alemão superou o brasileiro.
Notas:
- 2ª vitória seguida e na carreira de Damnon Hill;
- 50ª vitória do motor Renault;
- 70ª vitória e 170º pódio da equipe Williams e
- restando quatro provas o final, a Williams é campeã de construtores (6º título).
Enviar um comentário