![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkEUy18XqlY0vOcRqiwq27FV68phaI-Hky8fBPn1kEuzo2hrFn9B6vRzy1E_sx_Nj2QWARj4B6Gya3ysy6sa0ORLoDbgF_4cvDRm4vO5Dk7Pwb6Oe2A4rHPNnT86fO4qBAznx3BGFi45SR/s400/Canad%C3%A1+79.bmp)
Em 1977, depois de fornecer motores à Brabham, a Autodelta, preparadora da Alfa Romeo, começou a desenhar um chassis no sentido de, após 36 anos de ausência, regressar à Formula 1 como construtora. Para isso convidou
Niki Lauda, Vittorio Brambilla e mais tarde, o jovem
Bruno Giacomelli, para testar o chassis N177.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiE0kPVuDY3E9ctylSbvL72pSJbnHuO6IdT2eEadHUDo_olnoUTKHfUoo8Eb3TNOMOPsA9nY3RAYdZC2xFHk9sdtA6npVj24HjNqrKSLyqI2qyj1QAUGFJusUypBKnVSaFh_873_nDbNvZZ/s400/Teste+Brambilla.jpg)
O carro esteve pronto para os primeiros testes em Maio de 1978, na pista italiana de Balocco. O primeiro convidado foi Vittorio Brambilla, na altura a correr pela Surtees. O carro foi testado em segredo, mas umas fotos-espia revelaram esse segredo. Detalhe: o carro nesse dia era... azul.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGpcAXqnOIgludIkcK7nQ-ith1xAtpVuO-oHyUNZNRLLOWTEk0ZJ3zmDpGwn25wbkw00qvdbJnKEngfeCt2zB1KjIJuam_UdX1IBLVaiRUfXLSr8dK4S8HMycbC8A6lXg9gBfIlKYDqWPL/s400/Teste+Brambilla+2.jpg)
Algumas semanas depois, Brambilla voltava a testar o carro, mas desta vez, o carro já tinha a habitual cor vermelha. Até aqui, tudo bem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNJN0-EEirVetXb_UnkPCCqRdn0QDFEcsd2Qp5dXAXLw69ejFXdjPotngj48OA7miX2sJ1smUVaW2oMyIxp4YrL2LE4-iYb1TPLtNCC4ruUc4qgo0d27lfGW7YHJwJxR499EH3Ljaxhrh_/s400/Teste+Lauda+2.jpg)
No final de Agosto de 1978, a Alfa Romeo faz testes no circuito de Paul Ricard, no Sul de França, com Brambilla e um convidado-surpresa: Niki Lauda. O austriaco deu muitas voltas no carro, calçado com pneus Goodyear (por motivos contratuais), enquanto que Brambilla corria com os Pirelli. No final, Lauda reclamava muito do carro, e foi batido por Brambilla por oito centésimos. Mas no fundo, o austriaco reprovava esta concentração de recursos da Alfa, pois queria que a marca evoluisse o motor e não se concentrasse na construção do seu próprio carro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjua62BxJUKobehVTPEZwysK2CXmDNVNSGKtzLO9x1_u2IgYJ79IcHoqknaMTU1t9_rWATSyt8Kj9qOLIAxvJxyBghTqCP1fCcI6jCZAgMuAIgIHhYwcppKG_XBsDMgsVJeRXIHuLOr_ux3/s400/Teste+Giacomelli.jpg)
Em Outubro, nos testes em Paul Ricard, de novo com Lauda ao volante, e reclamando bastante do carro, que para ele era muito pesado e sentia alguma falta de rendimento. O carro é rebaptizado de Alfa 177, e no inicio de 1979, contratam Bruno Giacomelli como piloto principal. O carro foi modificado, para poder responder melhor ao efeito-solo. Algum tempo depois, Lauda encontrou-se com Giacomelli, e sabendo que ele se encontrava a testar esse carro, aitou com esta frase: "
Porque é que o teu motor não vaza como o meu?"A Alfa Romeo estreou-se oficialmente no GP da Belgica de 1979, com Giacomelli a conseguir o 14º tempo nos treinos. Um lugar à sua frente, estava... Niki Lauda. Na corrida, ambos os carros abandonaram. Esta historieta, e muitas outras, encontram-na no blog do
Rianov Albinov,
F1 Nostalgia.
1 comentário:
Desconhecia esta história do Lauda.
Saudações
José
Enviar um comentário