![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUyiE1qdrQYPrDwSdoza4hm3W6hqPppJK2mTzBVSQuf0ntAJJkHrn3rucuKgJ2qGwiQ83g8tC1NGNnOPJ7hbtIAkIDBe9C6_QcjiWDkX1CYYoPG2DW-OngYt6u9_LxUnN6qbs6DPKTWOZP/s400/Long+Beach+76+2.jpg)
Em 1974, a Matra decidiu retirar-se da competição automóvel, nomeadamente os Sport-Protótipos. Boa parte do seu acervo foi comprado por um ex-piloto francês, que antes disso, tinha enriquecido com uma firma de obras públicas que tinha fundado, nos inicios dos anos 60. O seu nome era Guy Ligier. Em 1975, Ligier tinha conseguido levar um dos seus carros ao segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans, com o apoio da firma de cigarros francesa Gitanes, que pertencia à S.E.I.T.A, a Sociedade Nacional de Tabacos. No final desse ano, a Gitanes perguntou a Ligier se não queria tentar a sua sorte na Formula 1. Depois de pensar um pouco, e vendo as hipóteses que tinha, decidiu aceitar o desafio, pois Ligier achava que esta era a melhor chance de voltar a colocar as cores francesas na Formula 1, desde a retirada da Matra, em 1972.
Para isso, Ligier decidiu ir buscar à Matra um jovem projectista, de seu nome Gerard Ducarouge, e aproveitando os motores Matra V12 de 3 litros, decidiu projectar um carro convencional, e de aspecto aparentemente simples. O chassis era de aluminio, disposto em colmeia, e os travões eram de aço. Para o guiar, Guy Ligier contratou o seu compatriota Jacques Laffite para o guiar. Sem saberem, começava-se aqui uma parceria que durou nove temporadas interrompidas apenas em 1983 e 84, onde Laffitte correu na Williams.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhH6BNKFU5KFMRdAerAeeXp3H7izVshCNWXDUj1pFeNoCgpIXNpM8HTCvsC0CaqOBmGLEsEMIySblgoe7cjd1WuZRMJIOUrHC2NV0vOxsoDImXLGRCkZ4NSDQbSk0Ie7GOSEbXF-OB8BADu/s400/Brasil+76.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjh_-Gnh-IF6LKfxON11_t23UTwEtwJ6rUGWEF_0pybU5LUtxz1liiK33vxhELg-paee0xQy4fuNUHHt8BkpgPxWCLS86TSK-7zUrZveg2XhvAjcFe4rCMNMPGFmzGfwKLdZqnvmbcqrWjp/s400/Austria+76+3.bmp)
No final do ano, a estreia de Ligier na Formula 1 tinha corrido bem, e isso dava incentivo para continuar a aventura, com o mesmo motor e com o mesmo piloto. E isso daria resultados em 1977, pois nessa altura, a equipa conquistará a sua primeira vitória na competição, no circuito sueco de Anderstorp...
Chassis: Ligier JS5
Projectista: Gerard Ducarouge
Motor: Matra V12 de 3 Litros
Piloto: Jacques Laffite
Corridas: 16
Vitórias: 0
Pole-Positions: 1 (Laffite 1)
Voltas Mais Rápidas: 0
Pontos: 20(Laffite 20)
Fontes:
1 comentário:
Belíssima lemrança, Speeder...
O Ligier com o formato de chaleira...
Essa construtora faz muita falta a F1... Aliás, a decorracada dos franceses começou com a dessa equipe...
Enviar um comentário