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Com Luca de Montezemolo como porta-voz da associação, as medidas que a FOTA tomou são de elevado alcance, e algumas delas eles querem ver implementadas de forma imediata, a saber:
- a divulgação do combustível com que os pilotos partem nos seus monolugares, para cada corrida;
- a alteração imediata do sistema de pontos, de forma a valorizar a vitória.
O sistema proposto garante mais pontos para os que vão ao pódio (12 ao primeiro, nove ao segundo e sete ao terceiro), ficando inalterados os restantes lugares pontuáveis, até ao oitavo lugar. Sem dúvida, é uma forma de combater o sistema de medalhas proposto pelo Bernie Ecclestone, mas um dos objectos do "F1 supremo" está lá: valorizar as vitórias.
Para que se perceba o alcance desta medida, o Campeão de 2008 não teria sido Lewis Hamilton, mas sim Felipe Massa. Ambos teriam terminado a época com 113 pontos, mas Massa seria campeão devido, precisamente, à vitória no Brasil, a sexta da época, desempatando com Hamilton, que venceu por cinco vezes. Martin Whitmarsh, o novo chefe da McLaren, diz que esta medida vem de encontro, às exigências do público: "O público quer um reconhecimento maior para os vencedores, e a nossa proposta é oferecer isso a quem chegar em primeiro", disse, em declarações captadas pelo site brasileiro Grande Prêmio.
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- a utilização dos túneis de vento seja restringida este ano, para modelos com uma dimensão máxima de 60% da real, a uma velocidade máxima de 50m/s.;
- em 2010, a aerodinâmica vai ser diminuída para metade do nível actual;
Vai haver também restrições em termos de evolução das várias peças, a saber:
- uma evolução para suspensões;
- duas para capot motor, protecções laterais, difusores, fundo plano e entradas de ar;
- cinco para aerofólios;
- os travões não terão evoluções durante a época;
- as caixas de velocidades não serão alteradas durante três temporadas. Cada piloto terá direito a quatro por época, e estas não podem custar mais do que 1.5 milhões de euros;
- um KERS "standard" a partir de 2010, bem como sistemas de telemetria e de rádio.
Na conferência de imprensa desta manhã, Luca di Montezemolo afirmou estas medidas são "um esforço fantástico que permitirá a chegada de novas equipas à Formula 1". Estas medidas serão submetidas à FIA, que no próximo dia 17 de Março se reunirá em Paris para duscutir estas e outras medidas que tenha em mente.
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2 comentários:
A mi me parece bien las normas que ha decidido la FOTA, lo que mas es que van a indicar en el televisor el comcustible y los neumatiocs que lleva cada piloto, eso será una información muy valiosa para el espectador.
Un saludo.
Legal a ideia da mudança no sistema de pontuação, o vencedor tem que ser mais valorizado.
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