![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZ6R6-SZLm_h2ze6EWCcYIUCsi336k7pOqosPG_COHfB2CdioQXccRl_9xsWr7ExiHml9FE3_rq01RQ-j0C1FggrPFfwa81-f47A09HcTTnShn3_0tbZf6kprnQ7Pzs7qXKHjFzBx_cWQ/s400/Nurburgring+99+4.jpg)
Duas semanas depois de Monza, as coisas estavam ainda mais baralhadas nos lugares cimeiros do campeonato. E se até à corrida italiana, McLaren e Ferrari lutavam entre si para saber quem levaria a melhor, depois disso outro actor ameaçava entrar em acção: a Jordan. com a vitória de
Heinz-Harald Frentzen no rápido circuito italiano, a corrida seguinte prometia baralhar ainda mais as coisas, caso o piloto alemão fizesse um brilharete em casa, agora que
Michael Schumacher estava em convalescença do seu acidente em Silverstone, dois meses e meio antes.
Para Mika Hakkinen e Eddie Irvine, os principais candidatos ao título, era mais uma dor de cabeça para aturarem quando chegaram, jutamente com o resto do pelotão, ao circuito de Nurburgring para o Grande Prémio da Europa. A três provas do fim, ambos estavam empatados na liderança, e os dez pontos de diferença para Frentzen poderiam ser esbatidos, caso ele fosse melhor sucedido do que eles. Esse era o grande temor.
Nas qualificações, Ferrari e McLaren engoliram em seco quando viram Heinz-Harald Frentzen a fazer o tempo de 1.19,910 segundos e ficar com a pole-position, a primeira do ano para a marca de Eddie Jordan. A seu lado estava David Coulthard, no McLaren, não muito longe do piloto alemão. Mika Hakkinen era terceiro, com Ralf Schumacher, no seu Williams, na quarta posição, demonstrando o crescendo de forma da equipa do tio Frank. Olivier Panis era uma meia-surpresa, levando o seu Prost-Peugeot na quinta posição da grelha, tendo a seu lado o Benetton-Playlife de Giancarlo Fisichella. Damon Hill era sétimo e Jacques Villeneuve levava o Seu BAR-Supertec ao oitavo posto. A fechar o "top ten" estava Eddie Irvine, apenas o nono a partir, tendo a seu lado o segundo prost-Peugeot de Jarno Trulli.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBFU8LOgluRdeTFQhXFg4ky9sXJ3G1m0e-D4zbhQFkfsfGCRw10VDhBCqpz02x2ANPoW0a5TSP8Wzx2vGeXi2aZHRWip4cy8vh7Ao-aVvSlDnKh9m-K5GmWsaHfG7f4AaiZwt_02rCW4o/s400/Nurburgring+99+2.jpg)
No dia da corrida, todos estavam prontos para a largada do penultimo Grande Prémio da temporada, e o último em solo europeu. Contudo, ninguém sabia que este seria uma das mais agitadas da década que estava a acabar. E ia começar logo no momento da partida. Quando a luz verde acendeu, nada de especial aconteceu na primeira curva, mas não foi assim na segunda.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxXPETrIB9-B2Y4AfxBplw8nrHGb4lMDLgOA03oYsyb1B7R41mj5cKDv0XII8sDt_xzDWY9e3AcXYtPkNC4sa_vWfbJYDfkA5AaK6_cX9QjwSFahdFv-_wo-beUK98RXq5MRVXfsxZaag/s400/Nurburgring+99+3.jpg)
Quando Damon Hill subitamente abrandou de velocidade, o Benetton de
Alexander Wurz muda de faixa para evitar bater no Jordan do veterano piloto britânico, mas toca no Sauber o brasileiro
Pedro Diniz, que capota e cai de cabeça para baixo, destruindo o arco de segurança acima da sua cabeça. Diniz safa-se incólume, mas o susto fora grande. O Safety Car entra na pista por algumas voltas, mas no inicio da sétima passagem pela meta, o carro foi para as boxes e tudo voltou ao normal.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqs0XCMWQ9kp8Ir195T1iK257X9lBpDq_6uhvP1-dyYflwo3LLcGgx0bsyQHbbgigGM32fGSPRhiQ53cuu3pvlVCDXYpoRtx1P4KF-cs607pEiFxeh6PTWH56neLkoCfaP4XD2cO0EUbo/s400/Nurburgring+99+6.jpg)
Na volta 19, o tempo começa a fazer das suas e começa a chover. Alguns pilotos mudam-se para pneus de chuva, mas esta não cai muito forte. Na volta 21, Irvine, que já era quinto, trocou para pneus de chuva e... perde quase meio minuto. O facto de muita gente ter trocado de pneus para chuva, e ver que esta não caia com tanta força, e o facto de na volta anterior, Mika Hakkinen ter trocado os pneus para chuva e de se ter dado mal (estava na 10ª posição por causa disso) fez com que Irvine pedisse pneus para seco... e só haver os de chuva. Só havia três disponiveis, e demorou tempo até encontrarem o quarto. Uma confusão total e uma oportunidade destruida, com o irlandês a cair para último.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh68H_TKEF4_Lava1uvqo-v-TadoJGsf6kRf7JC19RA9bqhF_jzJ6nEPJzxFI5fNZaN1SO-rp6oaETBWqezGTs-GH2ZwTUPkSU2H96oDuzZEReEhfebkUmE2IDd_eg4VwnoiRp5BApPRAs/s400/Nurburgring+99+7.jpg)
Com isto tudo, Frentzen mantinha a liderança, com Ralf Schumacher logo atrás. Mas na 32ª volta, depois de fazer o seu primeiro reabastecimento, o alemão da Jordan sofre problemas eléctricos e desiste. Um balde de água fria e as hipóteses de título tinham-se esfumado. Assim, o lider era agora David Coulthard, mas... despista-se poucas voltas depois, entregando a liderança para Ralf Schumacher, no seu Williams. Mas pouco depois, na volta 50, o pneu traseiro direito rebenta e o alemão perde quase meia volta para levar o seu carro para as boxes. Consegue-o e irá levar o carro até ao fim.
Por esta altura, a pista tinha ficado molhada de novo e mais alguns pilotos voltam a trocar para pneus de chuva. Os Stewarts de Johnny Herbert e Rubens Barrichello, bem como o Prost de Jarno Trulli, aproveitaram para trocar e conseguir distanciar-se da concorrência, que comteia erros atrás de erros. Assim, os Stewart, cuja equipa nesta altura já tinha sido vendida à Ford para baptizá-la de Jaguar, estavam a caminho da vitória. E atrás deles estavam o Minardi de Luca Badoer, no quarto lugar!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi52viH-9nOgSr9lNH8f3lUKdicjPLVdf7LeVQ3TW8OULL76iBu_vdJJT-UwqmfA8EgvqzpVB5lg_m3gnibPmTcCYNAcO0ZCdKQGE42s8rEDUi9bEZzf5b9Q1LQbUfpDuyNNcQoXUNONuI/s400/Nurbrugring+99+7.jpg)
O piloto italiano estava provavelmente a caminho do seu melhor resultado da carreira, mas na volta 54, a sua caixa de velocidades cede e é obrigado a encostar. Incrédulo com o que tinha acontecido, encosta-se ao seu carro e chora copiosamente. Ralf Schumacher chega ao quarto posto, com Jacques Villeneuve logo atrás, e provavelmente a caminho dos seus primeiros pontos. Mas na volta 61, o seu carro parou e via a sua melhor oportunidade de pontuar em 1999 ir por água abaixo.
Assim, o segundo Minardi de Marc Gené era quinto, sendo ultrapassado por Hakkinen. ainda foi ameaçado por Irvine, mas aguentou-se e ficou com o último lugar pontuável, o primeiro ponto da Minardi em quatro anos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgco08dihvM2Yr0OvaCRsqDGP0m8U2e5aW2aAAY5EsK8Hze8BpnGWf_g9sAvhweOjf1RNKQT32uHHeJZBoqFc4TJtfC8Mp2IvGY5HEhJB6HxSaYWxU-Qh-6_zGAspGmCI8MwRf3MYAsRyc/s400/Europa+99+3.bmp)
No final da corrida, todos estavam incrédulos com a vitória de Johnny Herbert no seu Stewart-Ford, e quer ele como Rubens Barrichello, tinham acabado de desenhar a melhor página da história da equipa de
Jackie Stewart, que alcançara algo raro: vencer primeiro como piloto e agora como construtor.
Fontes:
Santos, Francisco - Formula 1 99/00, Ed Talento, Lisboa, 1999
http://en.wikipedia.org/wiki/1999_European_Grand_Prixhttp://www.grandprix.com/gpe/rr644.html
Sem comentários:
Enviar um comentário